sábado, 19 de setembro de 2015

Combinando nootrópicos: os 6 stacks mais eficientes

Não faça uso de qualquer substância - seja suplementos ou fármacos - sem a prescrição de um profissional de saúde especializado. Do contrário, você poderá prejudicar a sua saúde. As informações abaixo são apenas para fins de conhecimento  - e não constituem aconselhamento médico


Muitos tomam suplementos para turbinar o desempenho físico: BCAAs, Whey Protein, creatina, cafeína - e por aí vai. Ter um corpo "atlético" não é inútil - pode ser importante para autoestima.

Mas ponto mais decisivo para o sucesso é o desempenho cognitivo. O que você ganha, os objetivos que você atinge e o legado que você deixa: tudo isso é baseado na sua capacidade de raciocinar. Como, então, malhar e esculpir os músculos dos cérebros?

Os chamados nootrópicos (para conhecê-los, clique aqui) despontam como o arsenal de suplementos (e até medicamentos) para atingir a neurocosmética. Mas muito calma: um cérebro afiado - com memória, foco e criatividade tinindo - dependem, primeiramente, de hábitos saudáveis.

Os principais seriam a estimulação cognitiva (com a execução de tarefas mentais - inclusive novas e desafiadoras), alimentação adequada, exercício físico e sono. Todos esses fatores que podem melhorar a performance intelectual - e, claro, os nootrópicos - são muito bem contemplados no meu livro: Turbine Seu Cérebro.

Só depois de executar com excelência os hábitos saudáveis, deveria-se considerar (e discutir com um médico!) os  nootrópicos. Para muitos usuários - e conforme alguns estudos científicos - "pílulas da inteligência" funcionam melhor em combinação.

Os stacks de nootrópicos
Chama-se de stack a combinação de nootrópicos de forma propositada e nada aleatória. A ideia é buscar casar queijo e goiabada - utilizar mais de uma substância que complemente ou melhore o efeito da outra, por meio de suas interações.

O nome disso é  sinergia: num combo, determinados nootrópicos trabalhariam melhor em equipe, sendo mais eficazes que quando usados isoladamente.

É isso que você verá nesse artigo: como os ingredientes dessas "receitas" interagem para proporcionar dado efeito - como aumento de memória ou da concentração.

Porém, reforço a importância da prescrição médica - especialmente em combinações. As dosagens dispostas abaixo são apenas para fins informativos (representam aquelas geralmente usadas em estudos científicos ou, em relatos anedóticos).

Vamos lá:

Os objetivos dos stacks
Como disse, as combinações são pretensiosas: os "casamentos" são calculadas de forma a atingir um objetivo específico. Por exemplo, a combinação de piracetam com colina é pouco reconhecida como forma de melhorar o "alerta" - mas teria potencial para aprimorar a memorização.

Combinações aleatórias podem ter efeitos imprevisíveis: ineficazes e, na pior das hipóteses perigosos - devido a interações prejudiciais, em potencial.

Os "inimigos" que as combinações mais descritas combateriam são:

Inimigo 1: falta de foco; distração ao estudar

L-teanina (200 mg) + cafeína (100 mg) 


Além de hábitos saudáveis, há importantes técnicas para enfrentar a falta de concentração ao estudar.  Ter um ambiente tranquilo, organizado; afastar distrações como TV, celulares e notificações; fazer pequenas pausas a cada 30 minutos... Essas e outras estratégias ajudam a manter o foco.

Já no mundo dos nootrópicos, há vários estudos validando o combo de cafeína com l-teanina como arma contra a falta de foco. Em fóruns, é um dos stacks mais famosos - porque, subjetivamente, proporciona efeito imediato (segundo relatos) e seus componentes são considerados como geralmente seguros.

Nenhuma novidade: a cafeína (e sua principal fonte - o café) é aliada na manutenção do estado de alerta e a concentração.

Por outro lado, dependendo de vários fatores (sensibilidade individual, humor inicial, dose...), ela pode ser inimiga: aumenta a ansiedade e o estresse. O tiro sai pela culatra - estar "ligadão" e agitado é tão útil para estudos quanto estar letárgico e sonolento.

Daí que propõem o "par perfeito" para a cafeína um aminoácido encontrado naturalmente no chá-verde, a l-teanina. Assim como a cafeína, a l-teanina também promove maior concentração - então, os efeitos se somariam.

Mas o X da questão é que, além disso, a l-teanina promove tranquilidade e relaxamento, sem ter efeito sedativo. Com isso, neutralizaria as desvantagens da cafeína e reforçaria seus benefícios. O resultado final seria "foco relaxado", potencialmente melhorando a produtividade.

Alguns usuários relatam que combinar a l-teanina com cafeína causa um estado de "fluxo" ou hiperfoco - em que o difícil é "deixar" de estudar ou estar envolvido com algum material ou tarefa mental.

Um estudo demonstrou que a l-teanina não apenas reduz a ansiedade e o aumento da pressão arterial que a cafeína causa (1). Outro estudo também demonstrou os benefícios cognitivos da combinação de l-teanina com cafeína (2). Vários outros pesquisadores replicaram esses resultados, em consultas à literatura científica.

A l-teanina é encontrada naturalmente no chá verde, mas em doses muito pequenas. O chá verde do tipo Matchá contém maior quantidade da l-teanina. Muitos preferem manipular esse aminoácido - assim você sabe exatamente quanto está ingerindo.

Os estudos científicos geralmente usam uma dose padronizada em 2 : 1 de l-teanina : cafeína (por exemplo, 100 mg de l-teanina para 50 mg de cafeína, ou 200 mg de l-teanina para 100 mg de cafeína).

Inimigo 2: pouca retenção de conteúdo, dificuldade para aprender (I)
Piracetam (1600 mg por dia) + colina (500 mg)


O conteúdo em universidades, editais de concursos e vestibulares sempre parece maior que a capacidade de retenção. Em termos de técnica, uma delas é a revisão constante. A consistência ajuda a  transferir conteúdos da memória de curto-prazo para a de longo-prazo.


Entre os nootrópicos, a combinação mais popular para reforçar a capacidade de memorização e aprendizado é a de piracetam (um medicamento) com colina (uma vitamina). Seus usuários fazem muito alarde, dizendo que o stack causa: aumento da memória, claridade mental, "lucidez", criatividade, fluidez verbal e aprendizado.

A ciência, porém, não acompanha a fama do combo nos fóruns - há poucos estudos, especialmente recentes, validando tais alegações.

O piracetam, uma droga sintética, é usado para reverter a perda de memória associada com o envelhecimento - grande parte das pesquisas sobre a droga são em pessoas com algum déficit cognitivo.

Uma das formas pela qual o piracetam atua é permitindo uma comunicação mais efetiva entre os neurônios - algo fundamental para a formação de sinapses e neuroplasticidade (que são bases da memória).

Há um estudo científico (3) antigo demonstrando que o piracetam melhora a memória verbal em universitários saudáveis: o que só foi notado após duas semanas de uso. - mas não após uma semana. Ou seja: os resultados na memória podem demorar para aparecer (e também não são espetaculares, até aonde se estudou).

Além dos efeitos na comunicação cerebral, o piracetam parece potencializar a utilização da acetilcolina - mensageiro químico importante para muitas vias de memorização. Não se sabe, porém, qual é a magnitude desse efeito em indivíduos saudáveis.

Para ampliar o efeito do piracetam nesse mensageiro, muitos usuários usam a colina - que, como o nome sugere, é o tijolo de construção da acetilcolina. Suplementar com a colina ajuda também a reverter a carência dessa vitamina, algo que é bastante comum na população adulta. Em teoria, algo que o piracetam "agravaria" - ao aumentar o consumo de acetilcolina.

Muitas pessoas reportam, empiricamente, mais benefícios ao combinar o piracetam com a colina do que ao usar um deles isoladamente. Porém, deve-se ter cautela para evitar o excesso de acetilcolina - que causa sintomas desagradáveis como enrijecimento muscular e dores de cabeça. 

Algumas pessoas são muito sensíveis aos suplementos de colina - isso depende da fisiologia de cada um. É necessário experimentação para determinar a dosagem ideal ou se há necessidade de suplementação.

O piracetam é vendido em farmácias como Nootropil e outros nomes comerciais, sob prescrição médica.

Há várias fontes de colina. Na alimentação, há opções como ovos e fígado. É possível suplementar com suplementos como a lecitina de soja ou o bitartarato de colina. O Alpha-GPC e a citicolina, porém, são fontes mais biodisponíveis (aproveitadas pelo corpo) - mas mais dificilmente encontradas e mais caras.

Inimigo 3: pouca retenção de conteúdo, dificuldade para aprender (II)

Piracetam (1,6 g) + 5 00 mg de colina) +  acetil l-carnitina (500 mg)


Uma possível adição ao combo de piracetam + colina é o suplemento acetil l-carnitina (resumidamente, ALCAR). Outro suplemento, a l-carnitina (um aminoácido), é famosa entre ratos de academia que almejam perder gordura ou melhorar a disposição nos treinos.

O ALCAR (versão acetilada da l-carnitina) diferencia-se por ser capaz de chegar ao cérebro com mais facilidade. Alguns usuários relatam que, ao usar o ALCAR, sentem um aumento da energia, motivação e alerta. A l-carnitina está envolvida no metabolismo energético.

A ideia da adição ao último stack parte de pesquisas que mostram que o ALCAR direciona mais colina para a síntese da acetilcolina (4) (o mensageiro da memória) - evitando que a colina seja desviada para outros fins. O ALCAR faz isso dando um turbo na atividade de uma enzima chamada de colina acetiltransferase, que fabrica o neurotransmissor.

Com isso, em termos teóricos, haveria acetilcolina de sobra para garantir os efeitos do piracetam. O resultado esperado - e relatado anedoticamente - seria maior facilidade e rapidez para adquirir aprendizados e consolidar memórias.

O ALCAR, tal como o piracetam, também tem efeitos neuroprotetores - que são bem mais estudados. Várias pesquisas demonstram que o suplemento é um aliado da saúde cerebral, potencialmente combatendo a neurodegeneração.

A acetil l-carnitina pode ser encontrada em farmácias de manipulação.

Inimigo 4: indisposição e falta de motivação, pouca retenção de conteúdo (III)

Cafeína (100 mg) +  sulbutiamina (200 mg)


Você provavelmente já se queixou de cansaço hoje - ou, ao menos, essa semana. Um dos pivôs é o estilo de vida: sono sofrível em quantidade e qualidade, uma alimentação que não dá combustível ao cérebro. Esses fatores merecem atenção - e podem ser modificados com algum esforço. Mas o excesso de trabalho nem sempre está sob o nosso controle.

Contra o cansaço motivado pelo desgaste intelectual, existe a sulbutiamina. É um medicamento (vendido sob prescrição médica), derivado da vitamina B1, com efeito estimulante. É oficialmente indicado justamente contra o cansaço exagerado - inclusive por trabalho excessivo e estresse, conforme a bula. Assim, atenuaria problemas como raciocínio lento e falta de motivação.

Por exemplo, em universitários que queixavam-se de exaustão durante a época de provas, a sulbutiamina "melhorou a função cognitiva e resistência física, com redução dos níveis de ansiedade, sem registro de reações adversas como agitação ou dependência".

A sulbutiamina tem efeito principalmente nos neurotransmissores dopamina e acetilcolina - que participam de vias neurais que mantém o cérebro alerta e acordado. A cafeína "combate" a adenosina - um neurotransmissor que, ao acumular-se ao longo do dia, produz sonolência. Com isso, em teoria, poderia ter sinergia com a sulbutiamina.

Finalmente, a cafeína também estimula a liberação de vários neurotransmissores - incluindo dopamina e acetilcolina - tendo efeito aditivo ao da sulbutiamina.

Usuários relatam que, com a combinação, "conseguem trabalhar ou estudar por horas seguidas" e que as tarefas tornam-se menos estressantes. "Há um grande aumento de energia, com melhora na resistência" - e também uma redução da "crash" da cafeína - sensação de fraqueza ou depressão que tomam lugar, em algumas pessoas, quando cessam os efeitos desse velho estimulante .


Tanto a cafeína quanto a sulbutiamina - isoladamente - demonstraram, em pesquisas, a capacidade de melhorar a memória e os níveis de energia de pessoas saudáveis.

Um problema é que a combinação foi estudada cientificamente somente uma única vez. (5). Em atletas, um suplemento esportivo "melhorou significativamente sentimentos de foco e energia" e também o tempo de reação. Mas havia ainda outros componentes na fórmula - assim, é impossível atribuir esse efeito exclusivamente à sulbutiamina e cafeína.

Outra possibilidade é uma interação negativa - com tremores, agitação excessiva e ansiedade.

É importante lembrar que cansaço, indisposição e problemas de raciocínio podem ser causados por doenças e merecem atenção médica!

Inimigo 5: estresse - cansaço, prejuízos no raciocínio
Fisioton (400 mg de extrato seco de Rhodiola rosea) + l-tirosina (até 500 mg, 3 vezes ao dia) 

Estresse é outra palavra em voga no dicionário moderno. Há um ciclo vicioso: sono restrito combinado a longas jornadas de trabalho causam estresse e cansaço - comprometendo o rendimento. Quando o nosso desempenho cai com menos produtividade no trabalho, lapsos de memória e erros por desatenção - causando ainda mais estresse. E ainda pior rendimento - e sono. Até o burnout. 

Você entendeu a ideia. E como os nootrópicos podem ajudar? A l-tirosina (aminoácido) e a planta Rhodiola rosea, disponível  como medicamento no Brasil, auxiliam o corpo a responder ao estresse e a tensão. Vamos ver como os dois agem, isoladamente:

Rhodiola rosea

A Rhodiola rosea é uma planta oriental que tem um efeito classificado como adaptogênico. Os adaptogênicos são substâncias que ajudam o corpo a responder de forma eficaz ao estresse - seja mental, físico ou emocional. A ideia é o equilíbrio: os adaptogênicos ajustariam os níveis hormonais e de neurotransmissores  que estariam prejudicados pelo estresse.
Fonte: Neogen

Nesse sentido, a planta fornece mecanismos para que seu cérebro lide com a privação de sono ou sobrecarga de trabalho. Mesmo que você esteja numa situação de pressão intelectual que lhe cause fadiga, a Rhodiola reduz a irritação, ansiedade e aumenta o desempenho (7).

Mas, além de ajudar a gerir a ansiedade e o estresse, a Rhodiola também possui propriedades estimulantes. A Rhodiola causa um leve aumento nos níveis de dopamina, pois inibe a enzima que quebra esse neurotransmissor e outras monoaminas (8) (9) - embora mais estudos sejam necessários para comprovar esse efeito em humanos.

Como a dopamina está envolvida com as funções executivas do cérebro - como a capacidade de planejar, integrar raciocínios e a concentração - a Rhodiola rosea consegue turbinar o desempenho intelectual.

Nesse sentido, a Rhodiola rosea se combina bem com a l-tirosina, um aminoácido que é o combustível usado pelo cérebro para manter a fabricação de dopamina e noreprinefrina. O estresse aumenta a liberação desses dois neurotransmissores.

L-tirosina

A suplementação com a l-tirosina aumenta a produção de dopamina. Isso previne o declínio do desempenho cognitivo, evita variações de humor e dá suporte ao cérebro em momentos de fadiga ou privação de sono. Comprovações científicas do poder da l-tirosina, um simples aminoácido, em situações de alto estresse não faltam.

Vamos lá: um estudo com a l-tirosina foi feito em militares (10). Eles estavam enfrentando baixas temperaturas e altas altitudes. Ou seja: muito frio e um ar rarefeito. Uma situação, o leitor terá de convir, "minimamente" desconfortável e estressante.

Pois os militares que usaram a l-tirosina, na dosagem de 50 mg/kg, lidaram bem melhor com aquelas condições adversas. O grupo da l-tirosina teve consideravelmente menos sono, dores de cabeça, estresse e fadiga.

Mais que isso: eles melhoraram o humor e estado mental: se sentiam mais felizes, com maior clareza mental. Não era só algo que eles sentiam: tais militares tiveram resultados melhores que o grupo placebo em testes aritméticos, de reconhecimento de padrões e de localização em mapas.

Em um estudo feito com militares que passavam por um estressante curso de treinamento intensivo, a l-tirosina (usada em doses de 2 gramas por dia) foi capaz de aumentar vários aspectos da função cognitiva (11).

Há sinergia entre a Rhodiola rosea e a l-tirosina, mas deve-se ter cuidado para evitar o excesso de dopamina. Um aumento adequado de dopamina deve permitir a redução da ansiedade em situações de muito estresse.

Nesse cenário, esse stack deve permitir o aumento do prazer, bom-humor, confiança, entusiasmo e provocar um sentimento generalizado de bem-estar. No entanto, os sentimentos de ansiedade, insônia e agitação mostram que esse stack não é o ideal para você.

Caso você não esteja numa situação de muito estresse, é mais recomendado fazer uso apenas da Rhodiola rosea isoladamente, já que ela é quem tem a maior comprovação científica. Isso será o suficiente para aumentar o rendimento cognitivo e a disposição mental. 

Também é perigoso usar a Rhodiola rosea com outros medicamentos, como a Ritalina e inibidores da monoamina oxidase. Pacientes com desordem bipolar não devem usar essa combinação ou de qualquer um dos dois isoladamente. O uso, em todos os casos, deve ser orientado por um médico.

A Rhodiola rosea é encontrada nas farmácias com o nome-fantasia de Fisioton.

Já a l-tirosina é encontrada somente em farmácias de manipulação. A N-acetil l-tirosina é uma forma de l-tirosina que consegue atravessar com mais facilidade a membrana hematoencefálica, que divide o sangue do cérebro. Por isso, essa forma variante mais eficiente. No entanto, a n-acetil l-tirosina só pode ser obtida por meio da importação.

Inimigo 6: baixa performance em provas
Ginkgo biloba (~ 60 mg - 120 mg do extrato seco) + Panax ginseng (~ 100 - 200 mg do extrato seco)


O veredito da ciência não é definitivo: mas é possível que os fitoterápicos Ginkgo biloba e Panax ginseng, quando usados em combinação, auxiliem nas funções cognitivas. Algumas pessoas põem a mão no fogo por esses dois, relatando benefícios como aumento da atenção, da energia e da memória. 

Outros, porém, não sentem diferença alguma. Pessoalmente, nunca notei nenhum efeito consistente ou óbvio ao usar o ginseng ou o ginkgo. Mas como são substâncias acessíveis e relativamente seguras, de vez em quando eles aparecem no meu coquetel de nootrópicos.

Uma vantagem disso é que a combinação do ginkgo com o ginseng promove um efeito regulatório no de vários neurotransmissores no hipocampo, centro da memória no cérebro. Essa combinação promove a modulação da acetilcolina, serotonina e dopamina. Os excessos e as deficiências são, assim, evitados, o que melhora o o aprendizado e a memória (12).

E foi justamente isso que outro estudo demonstrou. Os pesquisadores utilizaram uma combinação de ginkgo com ginseng em adultos de meia-idade saudáveis. Tal combinação  permitiu o armazenamento de mais informações temporariamente (memória de curto prazo), além de garantir maior formação de aprendizados (memória de longo prazo) (13)

Por fim, um último estudo notou que doses agudas de ginkgo em combinação com o ginseng possuem sinergia. Em pessoas saudáveis, essa combinação aumentou acertos e a velocidade dos voluntários em testes aritméticos. O efeito mais notável do que quando os dois fitoterápicos foram usados isoladamente (14).

Esses resultados são ainda mais sólidos quando consideramos que o ginkgo e o ginseng, quando usados em conjunto, aumentam a liberação de acetilcolina nas sinapses (15). A acetilcolina é o mensageiro químico responsável pela retenção de novas informações, acesso à memórias e performance de cálculos e análises.

Descubra mais: como melhorar o desempenho do seu cérebro

Confira aqui a segunda edição do meu livro, "Turbine Seu Cérebro". Nele, você descobrirá: 

  • Tudo sobre nootrópicos - substâncias que prometem aumentar a capacidade de concentração, melhorar a memória, humor e raciocínio. Eu coletei relatos de uso e também pesquisei o veredito da ciência sobre a eficácia e segurança de dezenas desses compostos.
  • Estratégias de estilo de vida, como a melhora da qualidade de sono, para melhorar seu desempenho mental.
  • Como os alimentos podem impactar a sua performance cognitiva e seu humor.
  • Tudo isso numa linguagem agradável e acessível e em uma obra impecavelmente ilustrada.

Clique aqui para saber mais!

61 comentários:

  1. Mais uma vez parabéns pelo conteúdo. Certamente será uma ótima referência aos visitantes do blog. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cadu. Fico feliz que tenha gostado do artigo :D
      Abraço

      Excluir
  2. Sensacional, muito bom o artigo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Vou manipular l-teanina com cafeína... tenho aula de manhã e estudo o resto do dia. Qual a dosagem que vc recomendaria? Quero tomar só pra estudar mesmo, pra aula não preciso.

    Ps.: não sou bebedor de café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não posso "recomendar". Apenas um médico poderá prescrever ;)

      Os estudos científicos que investigam os efeitos da combinação de l-teanina com cafeína na capacidade intelectual de indivíduos saudáveis geralmente usa um padrão de aproximadamente 2 : 1 de l-teanina para cafeína.

      Por exemplo: esse estudo (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18681988) utilizou 50 mg de cafeína com 100 mg de l-teanina, notando aumento no desempenho em tarefas que exigiam atenção e raciocínio.

      Outro estudo (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18006208) utilizou 150 mg de cafeína 250 mg de l-teanina. Os autores também descreveram aumentos de desempenho, além de sensação de "alerta" e de "menor fadiga mental" entre os voluntários que usaram a combinação.

      Ou seja: a dosagem de l-teanina é sempre maior que a de cafeína (em muitos estudos, o dobro da dosagem de cafeína).

      Para quem não bebe café, em geral doses acima de 200 mg costumam ser excessivamente estimulantes (e desagradáveis).

      Excluir
  6. há algum benefício em usar a lecitina de soja sozinha? Posso toma-la simultaneamente com a combinação que mencionei acima (cafeína+l-teanina)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lecitina de soja é apenas um suplemento nutricional. Ela é geralmente usada na comunidade dos nootrópicos por ser uma fonte razoavelmente boa de colina. Muitas pessoas (90% dos adultos dos EUA) tem carência dessa vitamina. E a deficiência de colina pode causar problemas de memória.

      Se você tiver deficiência de colina, então poderá notar algum benefício cognitivo com a suplementação com lecitina de soja.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ola Matheus.. Muito bom seu material e vou fazer o pedido do livro.. Enquanto isso, faz sentido o uso do piracetam com fisioton? Vc já experimentou??

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, comprei PIRACETAM/LECITINA DE SOJA/COMPLEXO B e BACOPA MONNERI EXTRACT, dia 19/10 começam minhas provas, como deve tomar, por quantos dias antes e a quantidade por dia? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual foi o resultado de sua experiência Leonardo?

      Excluir
    2. leonardo td bom e sua experiência foi boa?

      Excluir
  10. Matheus, primeiramente, parabéns pelo excelente conteúdo produzido! Poucos lugares possuem uma literatura tão esclarecedora sobre "smart drugs", em lingua portuguesa, quanto o seu blog.

    Tenho uma dúvida e gostaria de saber a sua opinião.
    Você sabe se há alguma melhora de performance em somar diferentes stacks, como o Fisioton e a l-tirosina, mais o ginko e o ginsen??

    ResponderExcluir
  11. Alguém tem experiência com Pramiracetam? Quais os sites recomendados para a compra do Pramiracetam ou Piracetam?

    ResponderExcluir
  12. Adorei o artigo, admiro muito seu blog, obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  13. Estou pesquisando sobre nootropicos e comprei alguns. A dificuldade é: o que posso e o que não posso combinar.
    Tenho gingko biloba, fisioton, ginseng, leticina de soja e vimpocetina. Na bula da vimpocetina está escrito que não deve ser combinada com ginseng e nem gingko biloba... sinto uma carência de literatura dessas interações. Só vejo comentários sobre stacks mais conhecidos, a maioria deles envolvendo algum racetam... Alguma sugestão de stack com os meus ingredientes?

    ResponderExcluir
  14. http://biovea.net/br/product_detail.aspx?PID=3556&OS=204&KW=nootropico&cp=4&NAME=L-TEANINA-150mg-60-Capsulas-Vegetarianas

    ResponderExcluir
  15. Estou usando um stack muito bom. Consiste em piracetam + lecitina de soja + ALCAR.

    Se entenderem ingles, recomendo aqui um video muito bom falando sobre este terceiro componente.

    https://www.youtube.com/watch?v=tKHuP4wrAgA

    ResponderExcluir
  16. O lado ruim desse ALCAR é o fato de ter que importar... Mas, pela experiencia que estou tendo, vale a pena!

    ResponderExcluir
  17. Queria saber onde consigo esse
    Piracetam, lecitina de soja, acetil l-carnitina.
    alguem fica algum site para poder comprar


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://br-search.evitamins.com/

      Neste site você encontra acetil L-carnitina

      Excluir
    2. Sou representante farmacêutico, vendo stavigille 100 e 200mg, tenho optimemory e medicamentos em geral sem receita.
      Frete grátis chega de 2 a 5 dias uteis ou SEDEX em até 48h.
      Whats 34988089942

      Excluir
  18. Pelos seus estudos qual a eficácia do uso da CITICOLINA em paciente com sequela cerebral devida a falta de oxigenação cerebral durante parada cardiorespiratória? É uma criança de 4 anos...

    ResponderExcluir
  19. Olá, parabéns pelo site. Muito esclarecedor.
    Gostaria de saber como se toma o stack Piracetam (1,6 g) + 3 g lecitina de soja (~ 600 mg de colina) + acetil l-carnitina (500 mg) + sulbutiamina (200 mg) ? É uma vez ao dia , de uma vez?
    Por exemplo: 2 comprimidos de nootropil + 3 comprimidos de Lecitina de soja + 1 comprimido de acelcar + 1 comprimido de sulbutiamina , em jejum, antes do café da manhã?

    Outra dúvida: com esse stack posso complementar com dois comprimidos de 5HTP (200 mg, cada, totalizando 400 Mg) para tomar antes de dormir?


    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou com essa dúvida. É recomendável tomar todos os comprimidos de uma só vez? Eu estava distribuindo ao longo do dia, com a ideia que manteria seus efeitos por mais tempos. Você poderia dar sua opinião, Mateus?

      Excluir
    2. Boa tarde , me perdoa mas achei bacana seu grupo pois estou a procura de usar um nootrópico, e gostaria de esclarecer algo com vc, eu quero usar o piracetam, mas não tenho certeza ainda, pois sou muito desligado e hiperativo e tenho dificuldade de aprendizado, o q vc acha?

      Excluir
    3. Boa tarde , me perdoa mas achei bacana seu grupo pois estou a procura de usar um nootrópico, e gostaria de esclarecer algo com vc, eu quero usar o piracetam, mas não tenho certeza ainda, pois sou muito desligado e hiperativo e tenho dificuldade de aprendizado, o q vc acha?

      Excluir
    4. Boa tarde, João.
      Como vocês está dividindo suas doses ou longo do dia?
      Agraços.

      Excluir
  20. Parabéns pelo artigo! E sobre o medicamento organoneuro cerebral, ajuda em alguma coisa?

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigado pelo artigo. Só me restou uma dúvida:
    Qual melhor horário do dia, para tomar os suplementos? Por exemplo, o caso do piracetam com colina: Você informa 1600mg por dia. Minha dúvida é: Tomar uma unica dose, ou dividí-la. E se for dividí-la, quais os melhores horários?
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja tomei 1600 mg de piracetam e sempre me da uma dorzinha chata de cabeça, pra mim não vira...

      Excluir
    2. O piracetem puro também me dava dor de cabeça. Passei a associar a Bitartarato de Colina, as dores nunca mais vieram :)

      Excluir
    3. O pior que são todos suplementos caros infelizmente, até uma rita vc acha mas barato que lamentável...

      Excluir
    4. Colina é super barato, cara! O piracetam tb não é caro não!

      Excluir
    5. Nao é caro nao, é eu que escrevi isso pensando em outro Nootropicos tomados juntos, como tenho tempinho de uso faço agora uma especie de ciclo..
      To interessado pramirac... e noopept, esses sim são caros e ninguem tem e qdo tem nem compensa..
      Mas vem cá, se eu tomar a dosagem de 1600 de novo de pira.. a dosagem minima de colina ajuda a tira aquela dorzinha chata de cabeça? O que vc fez?

      Excluir
    6. Cara, tira sim! No inicio eu tomei piracetam puro e me fez mt mal. Daí, lendo vários fóruns, vi que era a falta de colina (não me pergunte o porquê). Então, junto de 1600 de piracetam, mandei 400 de bitartarato de colina. Nunca mais senti os efeitos colaterais.
      Claro que cada organismo responde de forma diferenciada. Então não sei se pra vc, daria certo como deu pra mim.

      Excluir
    7. comprei um suplementinho de farmácia que tem colina em baixa dose e parou a dorzinha, ate agora ta de boa

      Excluir
    8. ...e outra coisa, consegui o tal do noopept que tudo que é lugar e site dizia ser o bicho e coisa e tal e papapa.. Como todo e velho remédio, e estimulando e ate os taja preta as vezes a gente fica louco pra conseguir e tal, ele é bao sabe, mas chega uma hora q vc se acostuma..
      Com tudo q já usei pra estuda não tem nada melhor que uma boa noite de sono mesmo, tomei os 20mg de noopept que quase a dose máxima e como não dormir direito a noite anterior então não rendeu nada...
      Resumindo - uma boa noite de sono, alimentação descente vale muito a pena com qualquer remédio..

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Pq q esse pais é tudo mas difícil de se comprar as coisas, os melhores nootropicos não existe aqui enquanto que os resto do mundo é liberado e a gente fica só com esse piracetam q tbem não é grande coisa se não for uma grande dose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer o que né?!?! Infelizmente você tem razão, então a gente se vira com o que tem! :D

      Excluir
    2. Sou representante farmacêutico, vendo stavigille 100 e 200mg, tenho optimemory e medicamentos em geral sem receita.
      Frete grátis chega de 2 a 5 dias uteis ou SEDEX em até 48h.
      Whats 34988089942

      Excluir
  24. Muito obrigado pelo seu artigo. Estou apenas começando no mundo dos nootropicos, alias ainda nem experimentei. Mas estou lendo bastante. Quero fazer um stak que incluam 500mg aniracetam 10 MG noopept 500mg alpha GPC 200 MG sulbitamina além de ginco e ginseng. O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk eita P....Que exagero veio.. Vai ser um regaço no começo e pra que??? seu corpo vai se acostumar e vai ser como tomar água depois... sulbutiamina toma apenas um mes ele é toxico depois de um tempo... Vai com calma veio vai estoura o cerebro por nada....

      Excluir
  25. Prezado Matheus, muitíssimo interessante sua área de estudo. Certamente isso poderá lhe render no futuro e ainda ajudar a muitas pessoas.
    Uma ortomolecular fez uma formula para me ajudar com TPM, cansaço e stress que continha 5htp. Depois fazer a formula toda ficou muito caro e eu fiz só o 100mg de 5htp, tomando uma cápsula/dia pela manhã. Uau! O efeito foi incrível! Estou pensando em voltar a tomar 100mg de 5htp (1 cap/dia) associado a 100mg de L-tirosina pelos mesmos motivos e também para me ajudar a estudar algumas coisas de trabalho.
    Mas a minha dúvida é se a L-tirosina teria o mesmo efeito que o 5htp, ou essa associação se poderá render-me benefícios extras?
    PS: Estou sem plano de saúde para voltar na orto!!!

    ResponderExcluir
  26. Posso tomar 200mg de cafeina e 200mg de teanina? uso capsulas de cafeína, e só tenho essa dosagem

    ResponderExcluir
  27. Fiquei com uma dúvida...o stack de piracetam + arcalion + Leticina...é para ser tomado uma vez ao dia? Ou às quantidades devem ser divididas?

    ResponderExcluir
  28. Olá, eu tenho muitos problemas de concentracao, memorie, ect.. Não tem um tratamento mais generalizado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou representante farmacêutico, vendo stavigille 100 e 200mg, tenho optimemory e medicamentos em geral sem receita.
      Frete grátis chega de 2 a 5 dias uteis ou SEDEX em até 48h.
      Whats 34988089942

      Excluir
  29. Dica de ouro: Eu sempre importo meus suplementos pelo site evitamins (que é o melhor e mais garantido dos Estados Unidos). Já fiz diversos pedidos e sempre recebi tudo direitinho.
    Eles estão oferecendo um ótimo desconto para novos clientes através do link abaixo. Recomendo!
    https://www.evitamins.com/br/?ref=1554177

    ResponderExcluir
  30. Uma combinação também interessante é a cafeína + cloreto de magnésio, que melhora o foco e a clareza dos pensamentos.

    ResponderExcluir
  31. Fiquei com uma dúvida...o stack de piracetam + arcalion + Leticina...é para ser tomado uma vez ao dia? Ou às quantidades devem ser divididas?

    ResponderExcluir
  32. Obrigada por disponibilizar sua experiencia conosco! Uma dúvida: Esses componentes podem ser usados ao mesmo tempo? algo, como L-teanina (200 mg) + cafeína (100 mg) Piracetam (1,6 g) + 3 g lecitina de soja (~ 600 mg de colina) + acetil l-carnitina (500 mg) + sulbutiamina (200 mg).

    Agradeço se puder responder...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou representante farmacêutico, vendo stavigille 100 e 200mg, tenho optimemory e medicamentos em geral sem receita.
      Frete grátis chega de 2 a 5 dias uteis ou SEDEX em até 48h.
      Whats 34988089942

      Excluir
  33. Sou representante farmacêutico, vendo stavigille 100 e 200mg, tenho optimemory e medicamentos em geral sem receita.
    Frete grátis chega de 2 a 5 dias uteis ou SEDEX em até 48h.
    Whats 34988089942

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Esses estudos da combinação de panax ginseng+ ginkgo biloba foram aplicados em que período do dia , alguém sabe ?

    ResponderExcluir