domingo, 23 de agosto de 2015

O crescente mercado ilegal de Ritalina

O mercado negro ignorado pela Anvisa
Basta digitar "comprar Rit..." no campo de pesquisa do Google que o próprio buscador já sabe do que se trata. Algum algoritmo do Google Search já sugere: "comprar Ritalina sem receita". 

Depois de apertar o enter, parece que você está num Brasil que não é terra de ninguém. Anvisa? Esqueça. A sensação é de que a vigilância sanitária caiu nos braços de Morfeu e não voltou mais.


O que mais surpreende é a ousadia dos criminosos. No site acima, por exemplo, os vendedores fazem pacotes "promocionais" (com preços de Ritalina quatro vezes maiores que os da farmácia) e publicam até mesmo depoimentos de compradores satisfeitos. 

Também é comum a divulgação da Ritalina mesmo em sites como o Mercado Livre. Como relata o titular da Delegacia de Crimes Eletrônicos, o delegado Peterson Gimenis, numa entrevista: "Anunciam um produto qualquer, no valor do medicamento. Daí, o comprador emite um boleto, faz o pagamento desse produto e recebe o remédio em casa".

Na minha pesquisa, os vendedores utilizaram nomes para anúncio que não os incriminassem. No exemplo abaixo, "capinha de Ritalina - Samsung". Mas as imagens não são de capinha alguma, mas imagens de caixas de medicamento fechadas - e que são exclusivas do autor do anúncio.


Nos comentários, fica claro que a negociação dos remédios não fica no Mercado Livre. Quem deseja comprar as caixas de remédio comercializa, por exemplo, via email. Mas o MercadoPago, sistema de pagamento bastante conhecido, é utilizado.

Mas e a Anvisa? E a Polícia Federal? Onde estão as instituições brasileiras? Ou a Internet é mesmo essa terra de ninguém?

Bom, recentemente, o Jornal da Globo fez uma reportagem de título chamativo: "Polícia Federal está de olhos nas compras irregulares de Ritalina". Mas Gustavo Trevisan, delegado da Polícia Federal, disse para a equipe de reportagem que "nós (a Polícia) não temos estrutura suficiente para dar conta disso".

Brasil dispara no consumo de Ritalina
Foto: Jornal da Globo



Essa é uma pequena amostra da pujança do mercado paralelo da Ritalina. Sites, blogs e comunidades vendem abertamente esse medicamento de receita amarela. 

Não é à toa: só vendem, porque há uma demanda. No ranking dos países que mais usam o metilfenidato, o segundo lugar é verde e amarelo. Entre 2003 e 2013, houve um aumento impressionante de 775% no consumo de Ritalina e outros remédios a base de metilfenidato.

Você seria um tolo em acreditar que o crescimento galopante no uso de Ritalina se deve apenas a criancinhas com déficit de atenção. Claro, o TDAH é cada vez mais diagnosticado. Mas não é preciso pensar muito para concluir que muitas dessas caixas de Ritalina acabam nas mãos de quem não tem doença psiquiátrica alguma.


Não é novidade (e o interesse demonstrado pelo Google está aí para confirmar): muitos estudantes, concurseiros e pré-vestibulandos lidam com a sobrecarga intelectual com o uso da Ritalina. Eles usam o remédio para ficarem concentrados por mais tempo, para vencer o sono ou porque acreditam que o estimulante é capaz de torná-los mais inteligentes. 

4 comentários:

  1. Que Será é verdade tem existe sintiu pegar deixa o cerebro mais inteligente? melhor essa tome Ritalina ser verdade ?

    ResponderExcluir
  2. Eu quero saber, como você conseguiu o Ritalina. Meu e-mail : caiorodriguesfaria99@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Matheus. Eu gostaria de tirar umas dúvidas com você, poderia me passar o seu e-mail? Eu estou querendo usar Bacopa monneri mas não sei se compro o Cognitus ou se uso os que encontrei em algumas farmácias de manipulação.

    ResponderExcluir
  4. No Brasil é muito mimimi , o remédio é excelente e o ideal seria comprar com receita , mas neste país é tudo que é bom eles barram e enchem o saco .
    Eu ja comprei direto do Paraguai e o produto era 100% original . Mas quem sabe um dia o Brasil entra no Primeiro Mundo e para com este mimimi

    ResponderExcluir