sexta-feira, 24 de julho de 2015

Usei meu cérebro como cobaia para 7 nootrópicos

Nootrópicos: o que eles são e o que eles não são

"O ser humano não vai esperar calmamente por milhões de anos até que a evolução o ofereça um cérebro melhor". Essa citação foi feita pelo químico romeno Corneliu Giurgea, que criou em 1964 o piracetam - o primeiro medicamento nootrópico sintético. 

Até há pouco mais de um ano, eu também não sabia o que eram nootrópicos. Hoje, já não vivo sem eles. Essa palavra é desmembrada em outras duas: "noos" é mente, em grego e "trópico" vem de "trépein", que também em grego significa algo como atração por.

Os nootrópicos são, então, drogas (e aqui considero desde medicamentos sintéticos a extratos vegetais) que tem afinidade pelo cérebro. Só que mais que isso: para uma droga ser nootrópica, ela deve seguir alguns critérios.

Segundo o doutor Giurgea, o nootrópico deve melhorar a memória e o aprendizado, mas sem ter efeitos colaterais significativos ou causar dependência. Isso significa que as smart drugs como Ritalina, Venvanse e Stavigile ficam de fora da lista dos nootrópicos.

Os nootrópicos podem me deixar mais inteligente?

Parece bom demais para ser verdade? Não é irônico demais pensar que, usando a inteligência que a própria evolução nos deu, podemos ficar ainda mais inteligentes (e, com isso, driblar nossas limitações biológicas)? Será mesmo que os nootrópicos nos oferecem um "cérebro melhor", como dizia o químico que inventou o piracetam?

Frente a ambientes acadêmicos cada vez mais competitivos - com vestibulares e concursos - além de jornadas de trabalho extenuantes, o uso de nootrópicos vem se popularizando. Ainda assim, há pouca informação a respeito deles na Internet, em português.

Eu tenho uma vasta experiência com muitas substâncias nootrópicas (as mais acessíveis no Brasil, pelo menos). Por isso, decidi dividir o que senti com cada uma delas. Eu conto essas experiências em muitos detalhes no meu livro "Turbine Seu Cérebro" (clique aqui para conferir mais).

Nesse livro, além das experiências, eu também discuto o que a ciência fala sobre 16 drogas nootrópicas - como elas funcionam e quais parâmetros intelectuais (memória, concentração, raciocínio...) elas melhoram.

Não posso deixar de lembrar que minhas experiências não devem ser parâmetro algum quanto a eficácia e tolerância dos nootrópicos. Cada pessoa poderá experimentar resultados diferentes - e o uso dos nootrópicos deve ser orientado por um médico.

São medicamentos com suas devidas contraindicações e efeitos colaterais. O artigo tem fins de informação e entretenimento. Sua saúde é muito importante: apenas utilize medicamentos com a prescrição e acompanhamento médico.

1. Piracetam (Nootropil) + colina (lecitina de soja)
O piracetam é capaz de aumentar
a memória, segundo alguns estudos
Esse é uma das combinações mais famosas no mundo dos nootrópicos. O piracetam é o princípio ativo do remédio Nootropil, um tarja vermelha por vezes indicado para o mal de Alzheimer e para "melhorar as capacidades de cognitivas de idosos em declínio intelectual". 

Mas como será que o piracetam age num cérebro que está funcionando normalmente? Além de recuperar os cérebro doentes, será que o piracetam pode melhorar os saudáveis? A minha experiência me faz acreditar que sim.

Foi através de tentativa e erro que eu cheguei na dosagem ideal para mim: uma dose de 1,6g de piracetam, duas ou três vezes ao dia, cada dose acompanhando 1200mg de lecitina de soja. Foi assim que passei a experimentar apenas efeitos positivos, mas alguns benefícios só vieram com o tempo.

Além da capacidade visual mais aguçada (as cores pareciam mais vivas), eu percebi que tinha mais facilidade para me expressar. Conversar com outras pessoas se tornou mais agradável - o que pode ser bastante útil para quem tem dificuldade em socializar. Nas redações, foi algo bem perceptível: as palavras pareciam fluir da minha mente direto para a folha de papel e eu conseguia articular melhor as minhas frases.

Alguns benefícios do piracetam parecem ser cumulativos. Foi só com algum tempo que notei que a minha memória parecia melhor. Não percebi grande diferença, talvez porque eu nunca tenha tido problemas com memorização. Ainda assim, não posso dizer que minha capacidade de memorização não melhorou ainda mais, mesmo que sutilmente.

Nunca fiz uso contínuo do piracetam - creio que seja mais vantajoso "ciclá-lo" (utilizar o medicamento de tempos em tempos, em vez de continuamente).

Aqui está a minha experiência completa com o Piracetam.

2. Cafeína + l-teanina
A l-teanina é capaz de aumentar a frequência das ondas alfa no cérebro, o que induz um estado de relaxamento e de atenção

Outra combinação bastante feijão-com-arroz no mundo dos nootrópicos é a de cafeína com l-teanina. Com a ajuda de uma dose de cafeína em torno dos 150 mg, eu consigo eliminar minha fadiga mental e ler páginas e páginas de livros didáticos sem perder o interesse. 

O problema da cafeína, porém, é que ela pode me tornar estimulado demais, com efeitos como mãos trêmulas, ansiedade, aumento dos batimentos cardíacos. Em vez de me ajudar a estudar, isso tira o meu foco. 

E é aí que entra a l-teanina, um aminoácido encontrado naturalmente no chá verde. Ao usar a l-teanina em doses maiores, como 200mg, ocorre um efeito muito interessante: ela é capaz de "relaxar a mente", me deixar mais calmo, mas sem induzir a sonolência. Pelo contrário: a l-teanina me ajuda a concentrar. Isso pode ser porque a l-teanina estimula um aumento da frequência das ondas alfa no cérebro.

Ocorre que a cafeína e a l-teanina tem grande sinergia - isto é, elas fazem um verdadeiro "trabalho em equipe", produzindo um efeito melhor do que se fossem tomadas isoladamente. 

Certa vez, manipulei 200mg de l-teanina com 100mg de cafeína por cápsula. Tive um resultado imediato na hora em que fui estudar. Eu estava atento e interessado, mas era um foco calmo. Cheguei até a comparar esse efeito ao que eu sentia com o Stavigile (só que numa intensidade menor e num tempo de efeito menor ainda).

Apesar da combinação de l-teanina e cafeína ser incrível, eu senti necessidade de aumentar cada vez mais as doses para obter os mesmos efeitos de antes. Provavelmente, fui criando tolerância à cafeína. Passei, então, a usar essa combinação esporadicamente, em vez de usá-la todos os dias. Com isso, não precisei mais aumentar as doses.

3. Sulbutiamina (Arcalion)
A sulbutiamina diminui a fadiga e é capaz de melhorar
a memória
Esse foi um dos melhores nootrópicos que eu já usei. A sulbutiamina é usada para tratar fadiga, mas estudos científicos já mostram que ela também pode aumentar a memória. 

A sulbutiamina é uma vitamina B1 vestindo terno e gravata. Explico: enquanto a tiamina ou vitamina B1 (que é fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso) é hidrossolúvel, a sulbutiamina é lipossolúvel. Essa característica faz com que a sulbutiamina consiga chegar ao cérebro com maior facilidade.

Tomar sulbutiamina me trouxe um resultado imediato nos níveis de energia  e na capacidade de manter a concentração. Quando eu usava o medicamento, a minha motivação ia a mil, o que era muito bom para os momentos de desânimo. A sulbutiamina aniquilava os sintomas da privação de sono e ainda melhorava o meu humor consideravelmente.

Percebi que usar o Arcalion todos os dias causava tolerância aos efeitos estimulantes e, por isso, eu fazia o uso do remédo apenas quando necessário. Eu ingeria Arcalion em doses de 600 a 800 mg nas vezes em que eu me sentia muito fadigado e sonolento. Eu não notava muitos efeitos com as doses de 200 mg. 

Infelizmente, em março deste ano, a companhia farmacêutica Servier suspendeu a produção e a comercialização do Arcalion. O desabastecimento é "temporário", mas, ao ligar para o SAC da Servier, eles dizem que ainda não há previsão para o retorno. 

Ainda assim, é possível manipular a sulbutiamina - o que exige uma receita médica e um valor cerca de duas vezes maior do que aquele desembolsado na compra do Arcalion.

Foto: Tanara Hormain
4. Rhodiola Rosea (Fisioton)
O Fisioton é um extrato vegetal capaz de balancear os níveis de neurotransmissores no cerebral. Esta é uma boa opção para combater a fadiga: ao usar o Fisioton, eu sempre sinto uma disposição maior. 

Mas não se trata de uma opção barata e ela ainda pode te desapontar. Digo isso porque os efeitos não são dramáticos ou tão notáveis quanto os oferecidos pelos nootrópicos acima. Ao menos comigo, o aumento da disposição sempre foi muito sutil.

Só que eu não costuma usar a Rhodiola Rosea a fim de ficar mais alerta. Eu faço uso porque percebi que ela tem excelentes efeitos na memória - e que eles são cumulativos. Ao usar Rhodiola Rosea por cerca de um mês (um comprimido por dia ao acordar), eu percebi que tinha melhorado a minha capacidade de reter a matéria estudada.




5. Mesilato de codergocrina (Hydergine)
O Hydergine é indicado para atenuar
o declínio intelectual que acomete
idosos
Trata-se de um medicamento comumente indicado para tratar sintomas de deterioração mental associados ao envelhecimento, assim como o piracetam. Inclusive, alguns estudos sugerem que combinar piracetam com Hydergine seja bastante sinérgico (isto é, um medicamento potencializaria o efeito do outro). Há até mesmo um remédio chamado Isketam que combina, em seus princípios ativos, o mesilato de codergocrina e o piracetam.

Eu já ouvi maravilhas a respeito do Hydergine, mas, sinceramente, eu nunca tive efeitos consistentes com ele. Certa vez, usei em combinação com cafeína - e isso me estimulou demais. Meu ritmo cardíaco aumentou muito, ao ponto de me deixar preocupado. Já em outras vezes, o Hydergine fez o oposto: me deixou muito sonolento e letárgico.

O único efeito consistente que eu noto é que as minhas veias parecem saltar com o Hydergine - ocorre uma vasodilatação anormal. Com base nos estudos científicos, eu acredito que a terapia com o  Hydergine seja capaz de melhorar, sim, a memória e as capacidades cognitivas a longo prazo. No entanto, eu não usaria novamente o Hydergine por causa do seu preço e dos seus efeitos imediatos imprevisíveis.

6. Vimpocetina (Vicog) x Ginkgo Biloba
O Ginkgo Biloba é um vasodilator. Estudos mostram que o extrato vegetal possui também benefícios neuroprotetores.

Além de melhorar o fluxo sanguíneo em direção ao cérebro, a vimpocetina é capaz de aumentar a dopamina e a noradrenalina (o que levaria ao aumento da atenção e da motivação). A bula também diz que ela é capaz de aumentar a memória.

Porém, não tive bons resultados quando usei a vimpocetina. Um único comprimido tem 5 mg - o que não me faz sentir efeito algum. Doses muito mais altas, porém, como 20 mg me deixaram com dor de cabeça, ansiedade e irritação. 

Considero o Ginkgo Biloba um vasodilatador muito mais eficiente para quem busca aumentar a cognição (e, a longo prazo, a memória). Com o Ginkgo, eu sinto uma melhora imediata na capacidade de concentração e experimento maior clareza mental. Além disso, nunca tive os mesmos efeitos adversos, como irritação, que eu tive com o Vicog.

7. 5-HTP
O 5-HTP é divulgado como alternativa natural para "um
humor calmo e relaxado".
Um aspecto que não pode ser negligenciado quando se quer aumentar as capacidades cerebrais é o sono. Dormir é fundamental para consolidar a formação de memórias e recuperar o cérebro. E nada é pior para a concentração e o humor do dia seguinte do que uma noite de sono ruim.

Nas vezes em que acordo sem me sentir revigorado, já sei que o meu dia não será tão produtivo. O que me ajudou a já acordar bem disposto foi o suplemento 5-HTP (5 hidroxi-triptofano). Trata-se de um precursor do neurotransmissor serotonina (por vezes chamado de neurotransmissor da felicidade e do bom humor). 

Usei doses de até 500 mg de 5-HTP (muito altas) antes de dormir. Isso me ajudou a pegar no sono com maior facilidade. Também reduziu o número de vezes que eu acordava durante a noite. E o melhor de tudo: o 5-HTP me fez acordar com mais disposição - como se eu realmente tivesse descansado mais durante a noite.

Ocorre que o 5-HTP não funciona bem para todos. Ele é mais indicado para indivíduos com serotonina baixa e dopamina muito alta. Assim, ele corrige essa balança.


Os outros fatores

O uso dos nootrópicos é só uma parte da equação. A prática de exercícios físicos, uma alimentação que supra todas as necessidades do seu corpo e noites de sono adequadas são essenciais para o aumento da memória, da concentração, do humor e dos níveis de energia.

Comprar todos os nootrópicos expostos nessa lista e tomar todos de uma só vez provavelmente não lhe trará o efeito desejado, e irá ser difícil determinar o que exatamente está melhorando suas capacidade cerebral.

Saiba mais!

Imagine você capaz de aprender com mais agilidade, concentrar-se por mais horas e ter energia para atingir os seus objetivos. Com o meu guia de nootrópicos, o "Turbine Seu Cérebro" (clique aqui para conferir) você aprende a melhorar o seu desempenho intelectual.

Atenção: não se automedique. O ebook tem apenas fins informativos.

Leia também!

153 comentários:

  1. Eu já usei nootropil, mas sempre me dava dor de cabeça então parei.

    inclusive a primeira vez que tomei indicado pelo médico junto com o oxalato de escitalopram, parecia que tinha uma festa na minha cabeça!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguem pode me dizer onde eu compro esse RHODIOLA ROSEA ???

      rosedutradutra@hotmail.com

      Excluir
    2. HAHhhhahahahhahahhahahaha,Não tem como não rir do seu comentário!

      Excluir
  2. Vc teve alguma experiência com a Vimpocetina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu relato sobre a vimpocetina no texto. Não foi uma experiência muito agradável. Eu não senti nenhum benefício, só malefício. Mas há uma grande variabilidade individual: o que funciona para mim pode não funcionar para você. Converse com seu médico.

      Você também pode conferir mais a respeito da vimpocetina no meu livro: http://cerebroturbinado.blogspot.com.br/2015/08/compre-ja-o-ebook-turbine-seu-cerebro.html

      Excluir
    2. Eu senti uma melhora na velocidade do pensamento e no aprendizado tb, não esquecia nada! O problema foi o nervosismo que bate a noite. Talvez um 5htp a noite ajudaria.

      Excluir
  3. Já viu esse thread: http://www.longecity.org/forum/topic/36691-ten-months-of-research-condensed-a-total-newbies-guide-to-nootropics/
    Ele é bem esclarecedor e dá umas dicas boas baseadas na experiência do usuario, assim como no seu texto, mas tem sugestões diferentes, talvez pela diferença do que é disponivel no Brasil e nos EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li e reli esse thread muitas vezes. Sempre esbarro com ele ao pesquisar sobre alguns nootrópicos. É um relato muito completo e bem explicado, por sinal.

      A intenção do meu relato era justamente focar nas opções mais acessíveis no Brasil (como você sabe, não são tantas).

      Excluir
    2. E fico feliz que o meu artigo também tenha sido esclarecedor. Até mais

      Excluir
    3. Obrigado por compartilhar. Agora, encontrar um médico q entenda do assunto é a parte complicada.

      Excluir
    4. itamar jose de camargos21 de abril de 2017 às 17:50

      Interessante matéria,ótimas explicações, mais analisando por outro lado,dentro da condição de cada individuo,seria mais saudável ,buscar alternativas mais sadias,exercícios fisícos,terapias ,praticas espirituais,mudanças comportamentais ;a buscar em sermos melhores ,agéis e precisos é valida,mais não é de bom agrado tentar ser uma maquina ,um robõ,prova disso temos no meio artistíco ,cantores ,que tiveram suas vidas interrompidas precocentemente,sucesso e boa sorte á todos.

      Excluir
  4. Bom dia, estou me interessando sobre o assunto e na pesquisa cheguei ao OptiMind e um tal de FOCUS-X .

    Voce ja leu algo sobre eles ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.e-farsas.com/neurofos-o-golpe-da-pilula-que-te-deixa-mais-inteligente.html

      Excluir
    2. Focus-X é o mesmo que Piracetam (Nootropil) + colina (lecitina de soja), ele ajuda sim mais deve tomar com cuidado, pois existe os efeitos colaterais. O mais importante é ter uma vida saudável com uma boa alimentação e exercícios físicos diarios.

      Excluir
    3. Fiz uma pesquisa sobre o Focus-X. Vocês podem conferir em: http://cerebroturbinado.blogspot.com.br/2015/12/cuidado-com-o-focus-x-suplemento-que.html

      Na verdade, a composição dele são vitaminas do complexo B, magnésio e quantidade desconhecida de ômega 3 "nanoencapsulado" (de acordo com o fabricante).

      Excluir
    4. Obrigado pelo retorno e pela ajuda.

      Excluir
  5. Matheus me fale se vc já fez experiência com as composições Focus X? Compartilhe com agente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, você pode conferir aqui: http://cerebroturbinado.blogspot.com.br/2015/12/cuidado-com-o-focus-x-suplemento-que.html

      Excluir
  6. Será que se eu usar o Nootropil sem a lecitina de soja vou ter dores de cabeça sempre ?Porque a grana esta curta e minha memória esta pífia ,não lembro absolutamente nada e olha q tenho 22 ,e a memoria e o raciocínio parece de cem.Será que o nootropil da jeito ?Estou tomando uma vitamina que não esta fazendo efeito algum Vitfort ,muito ruim ,pelo menos pra mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, Veja bem, ao tomar remédio sem acompanhamento medico você pode ter efeitos colaterais sim, o melhor é mudar sua rotina fazer exercícios físicos diários e uma boa alimentação com um profissional dá área e existe vários suplementos que ajuda no cansaço físico e mental e que não são caros. Desconfie de remédios milagrosos e etc... pois para toda ação existe uma reação,sua a atitude é o segredo do seu desempenho e sucesso. Boa sorte e espero ter ajudado!

      Excluir
  7. Boa noite, estou procurando um nootrópico para tomar e intensificar meus estudos para um vestibular, a prova vai ser daqui 4 meses sendo que no ultimo mês planejo aumentar um pouco a dose para melhor rendimento dos estudos, no meu caso tomaria somente até a data da prova e depois pararia de vez, você poderia me indicar algo ? Levando em consideração que não tenho nenhum problema de saudê, pratico esportes só não tenho uma dieta 100% salvável, más em uma escala de 0 a 10 sendo 10 algo excelente minha dieta ficaria em torno de 7.

    ResponderExcluir
  8. Mano, muito dahora essas brisa. Mas oq vc faz da vida? Hehehehe

    ResponderExcluir
  9. Um neurologista seria um médio que pode me indicar um nootropico?
    Obrigado aguardo comentários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Flavio, assim como você estava lendo o artigo e como faço curso de farmácia vou lhe responder, acho que o neurologista e psiquiatra são os médicos apropriados para tal prescrição, bem como eles podem receitar se for o caso medicamentos controlados como Ritalina e Modafenil.

      Excluir
    2. Endosso as informações do Flavio_viero. O neurologista e o psiquiatra são os especialistas mais capacitados para fazer a prescrição. No caso da Ritalina (que não considero um nootrópico), ela é mais comumente receitada pelo psiquiatra. Diferente dos nootrópicos, Ritalina e Stavigile são prescritos numa receita especial, de cor amarela.

      Excluir
  10. Um neurologista seria um médio que pode me indicar um nootropico?
    Obrigado aguardo comentários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De onde vc é? Em SP tem um neurologista muito bom. Ele tem um protocolo de como potencializar o cérebro. Dr Genilton Tel:4564-5005

      Excluir
    2. E no Ceará, qual neuro posso procurar? Obrigada

      Excluir
  11. Olá Matheus Pereira gostaria de esclarecer algumas duvidas sobre nootropicos, se possivel me envia um email.
    Obrigado!
    email: israel.cc10@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber se a administração de Nootropil + Ginkgo Biloba é aconselhável. Tentei procurar informações a respeito e não consegui achar.
    Att, Juliano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano, somente o médico tem a capacidade para prescrever essa combinação. É possível apontar pontos positivos e negativos pensando na interação farmacológica dos dois.

      Tanto o Ginkgo biloba quanto o Nootropil (piracetam) afeta a função colinérgica. Ambos parecem aumentar a liberação de acetilcolina e a densidade de alguns receptores colinérgicos. Ainda, o Ginkgo aumenta a reabsorção pré-sináptica de colina. É possível que um potencialize o efeito pró-cognitivo do outro.

      Porém, é possível que Ginkgo biloba e piracetam interajam negativamente - e de modo preocupante - a nível hemorreológico. Ginkgo biloba e piracetam (em doses elevadas) dificultam a agregação das plaquetas - fragmentos de célula que participam da coagulação. Juntos, é possível que aumentem as chances de hemorragias.

      Excluir
  13. Tem outro chamado GeniusX... Já testou? Nas pesquisas só encontro propaganda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falarei mais a respeito do Genius X em breve. Adianto que ele nada mais é que um suplemento alimentar (e, nesse quesito, menos completo que o Centrum). No entanto, faz alegações terapêuticas e milagrosas. Essas promessas do Genius X são apenas propaganda enganosa.

      Excluir
  14. Olá... Li alguns de sus artigos, e vi que voce tem um vasto conhecimento, e uma boa experiencia com os nootropícos, e gostaria de saber, qual deles vc anda usando atualmente, e recomenda para iniciantes nesse ramo?

    ResponderExcluir
  15. Matheus curti muito seu post sobre nootrópicos, eu já utilizei vários dos descritos e mais alguns como Ginseng e Guaraná que na verdade são estimulantes do SNC, vou manipular L-Tianima 200 mg + Cafeina 150 mg, tenho uma pergunta, qual a duração média de cada ciclo ? Acho interessante compartilhar experiencias.

    ResponderExcluir
  16. Olá, já experimentou ou teve conhecimento do novo GeniusX? O que acha deste novo Nootrópico? Gostaria de

    ouvir sua opinião a respeito,

    Grato.

    Cesar Bontempo.

    ResponderExcluir
  17. E o uso de composto de L-Tianina + Cafeína + Ginko Biloba? É sinérgico isso?

    ResponderExcluir
  18. Oi, gostaria de saber uma marca confiável de ginkgo biloba.

    ResponderExcluir
  19. Olá, eu gostaria de tirar uma dúvida quanto a manipulação da L-TIANINA, a manipulação só pode ser feita com a receita? ou consigo manipular só apresentando as dosagens?

    ResponderExcluir
  20. Matheus, afinal, qual foi o nootropico que você obteve melhores resultados? qual você recomendaria?

    ResponderExcluir
  21. Usei Piracetam em conjunto com Lecitina de Soja (1g) por 2 meses.
    Em doses menores que 2,4g/dia, o efeito era bem tímido. Para mim, o ideal foi 4g pra cima, onde ficava bem evidente.

    No entanto, o Piracetam sempre trazia uma dor de cabeça bem diferente, totalmente distinguível de qualquer outra. A dor de cabeça era chata, mas suportável na maior parte dos dias, ao passo que eu tomava remédio pra dor de cabeça em 2 dos 7 dias da semana. Sem a Lecitina, a dor de cabeça era absurdamente forte.

    Não funcionava muito bem parar de tomar durante o fim de semana, pois me trazia uma enorme irritabilidade e uma dor de cabeça ainda diferente, uma espécie de ressaca. Então passei a tomar uma dose reduzida no fim de semana, o que além de remover a "ressaca", também reduziu drasticamente a dor de cabeça com o uso constante.

    Ainda assim, com todos esses defeitos, a melhora na redução da fadiga e aumento de memória eram incrivelmente notáveis. Estudava sem cansar e lembrava sem pestanejar. Não somente novos conteúdos que estava estudando eram mais fáceis de lembrar, mas parecia que até memórias antigas também estavam de fácil acesso. Era mais fácil tanto armazenar novo conteúdo quanto buscar conteúdo antigo. Até na fala, em conversas, acabei removendo aquele típico "Errrr..." de quando estamos tentando lembrar alguma palavra. Até nisso ele acelerou.

    Somente parei de usar por culpa de um outro efeito indesejado. Meu olho direito começou a ter tremores involuntários e doer de um modo bem estranho, além de ficar vermelho sempre, dia após dia. Não fosse este último efeito, ainda estaria nele. Agora vou partir pra outro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ia esquecendo do mais importante. Há muito conteúdo afora na internet sobre "nootropics", mas é extremamente raro encontrar conteúdo sobre "nootrópicos", análises levando em conta o mercado interno brasileiro e as diferenças e dificuldades para se adquirir.

      Agradeço muito o post, me orientou bastante na procura no mercado brasileiro.

      Excluir
    2. Que estranho. Tem certeza que esse efeito vinha do piracetam ?

      Excluir
    3. Wagner do que vc ta falando... Vc já usou?

      Excluir
    4. Eu duvido que esses tremores sejam resultado dos remédios. Eu estudo muito e eventualmente tenho. Parece que é uma fadiga muscular na área dos olhos mesmo - ou coisa do gênero.
      Enfim... eu não tomo nada para melhorar a performance do meu cérebro, mas vou tomar. Vamos ver se tem alguma diferença.

      Excluir
  22. Olá Matheus! Parabéns pela iniciativa, pq além de esta ajudando, vc demonstra tbm ser um empreendedor de sucesso!
    Meu caso o medico neurologista indicou uso do Nootropil 800 - 1 comp. 2X ao dia mais Envid - 1 comp. 2X ao dia tbm.

    A PERGUNTA É: Esse Envid o medico passou foi para fazer a mesma função da lectina de soja q vc menciona na sua pagina? OBS: A COMPOSIÇÃO DO ENVID É: Acido fólico - 800mcg (vit. B9)e (vit.E - 20mg) e nele tbm tem a lectina de soja nos ingredientes.

    ResponderExcluir
  23. Olá! Gostei muito das dicas... Vou aumentar a dose do Nootropil. Se tiver algum conhecimente fale também sobre o Envid. Obrigada

    ResponderExcluir
  24. Entre em contato 11973392255 Matheus , sobre a venda no mercadolivre pode chamar no whatsapp

    ResponderExcluir
  25. Olá Matheus, excelente post, também pesquiso muito sobre nootrópicos. Mas nessa lista, pensei que fosse comentar sobre a Bacopa Monnieri! Rs que é um extrato natural pouco conhecido no Brasil (vem da Ásia), a qual descobri certa vez, ao ler uma lista de remédios fitoterápicos e ver seus efeitos sobre raciocínio, memória, foco e motivação. Foi o único que tomei e senti enorme diferença nas funções cognitivas. E o melhor de tudo, por ser natural não tem contra-indicações. Além disso, já pesquisei sobre efeitos positivos e negativos, inclusive textos acadêmicos americanos (uma pena que é pouco pesquisado no Brasil), e a Bacopa Monnieri é colocada a frente do piracetam e sulbutiamina, com a vantagem não só de ser natural, mas não provocar efeitos colaterais em relação aos dois citados (que são medicamentos sintetizados). Uma pena que poucas farmácias de manipulação fitoterápicas comercializam aqui no Brasil, e não sei porque é complicado importá-la (pois vem da Índia). Mas venho tomando há dois anos, e tem efeitos excelentes, melhorou meu desempenho no trabalho e estudos, além da motivação e relacionamento interpessoal ter melhorado, talvez pelo fato de melhorar capacidade de expressão, atenção e raciocínio.

    Daí gostaria de perguntar-lhe, em cima desse ótimo texto, se conhece a Bacopa Monnieri, quais relatos tem. Se não conheces, recomendo a pesquisa pois como disse, é natural e podes regular a dosagem conforme o dia que vai enfrentar (estudo / trabalho / entretenimento / relacionamentos).

    Um abraço, e aguardo uma resposta. Mais uma vez, parabéns, e encontrei um colega que pesquisa sobre o assunto "nootrópicos". Se souber mais sobre a Bacopa, podemos compartilhar conhecimento.

    Junior Petrucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior, você manda manipular ou está tomando o Cognitus?

      Excluir
    2. Olá Jr qts anos vc tem? Mais de 50anos.... É como está sendo o uso do cognitus? Qts % no rendimento vc teve de aumento na capacidade?

      Excluir
    3. Olá, Junior. Que bom encontrar um comentário sobre a bacopa. Como estudo para concursos, minha psiquiatra receitou o Cognitus, que é a bacopa, e eu estava procurando algum comentário, alguém que tenha tido experiência com ele e foi muito esclarecedor. Estava preocupada quanto a idade, porque é para pessoas acima de 50 anos, mas, segundo ela, esses nootrópicos, quase todos são para pessoas com idade superior a nossa, já que melhora a capacidade cognitiva. E ela falou também em ser melhor que o Piracetam. Muito obrigada pelo esclarecimento.
      Aproveito a parabenizar o Matheus pelas pesquisas e excelentes artigos que estão ajudando muitas pessoas. Muito obrigada!

      Excluir
    4. Liara, como anda sendo a sua experiência com o Cognitus?

      Excluir
  26. Você em meios as suas diversas experiencias encontrou algum nootrópico capaz de melhorar o estado do cérebro de forma permanente mesmo ao suspender o uso da substância.

    ResponderExcluir
  27. Eu fiquei sabendo sobre o opti memory e queria saber de experiências com esse suplemento

    ResponderExcluir
  28. Puxa, até que enfim um trabalho sério e consistente feito por um brasileiro a respeito desse assunto! Muito bom o seu trabalho, Matheus. Isso nos impede de cair nas mãos de oportunistas, que prometem fazer com que o trouxa que compra vire um Brad Cooper, de Sem Limites. Eu, fui um que, por minha conta e risco, encomendei no site Absorb Health, um pote de Noopept 10mg e outro de GPC 25mg(Colina). Experimentei por 3 dias e sinceramente estou convencido de que comprei farinha de trigo em forma de comprimidos pois não senti absolutamente nenhum efeito, positivo ou negativo (deveria no mínimo dar dor de cabeça, usando sem Colina).
    Vou tentar o Nootropil fabricado aqui no Brasil mesmo pois estou perdendo a memória.
    Minha neuro me receitou Cognitus, da Sanofi. Estou usando há 2 meses. Segundo ela, iria melhorar alguma coisa a partir de 90 dias. Até agora nenhuma melhora significativa. No entanto, preciso de resultados agora pois estou sendo muito exigido no trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor mistura é fisioton com natusgerin com Stavigile.
      Lembrando que fisioton não precisa de receita e nem o natusgerin mas o Stavigile é tarja preta e precisa de receita B2 especial. O Stavigile não tem muitos efeitos colaterais. Essa receita da pra pegar no psiquiatra. Essa mistura é excelente pra mim. Foco total. Lembrando que essa mistura não deve ser tomado nada parte da tarde.

      Excluir
    2. Exatamente o que venho tomando no mínimo 50% de melhora

      Excluir
  29. Oi preciso de um desses não sei como usar eos médicose disseram que não tem remédio para ajudar o cérebro só com exercícios e agora?

    ResponderExcluir
  30. Matheus, eu tomo remédio psiquiátrico, há algum problema em tomar esses tipos de medicamentos? Digamos que a minha concentração está muito abaixo, por causa do antipsicótico. Sinto isso quando eu jogo xadrez por isso queria que a minha concentração aumentasse. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  31. comecei a tomar nootropil 800 mg (6 capsulas por dia )+ 3 colina , na primeira semana o efeito foi bem visível, na segunda semana sinto-me normal, como não tivesse tomado nada, ja cheguei até a tomar 6 capsulas + 6 colina de uma vez mas o efeito durou uns segundos e passou, alguém sabe explicar o porque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb já tomei o nootropil e não fez efeito nenhum em mim só gastei dinheiro... Na vdd o nootropil é muito fraco comparado com o noopept e o cognitus...se vc quiser algo mais forte ou vc importa o noopept e toma com Stavigile ou vc compra o cognitus que custa na faixa de 60.00 a 80.00 reais e toma com Stavigile ou com bupropiona. Sendo que a bupropiona tem muitos efeitos colaterais... Se for começar a tomar ele o faça na sexta feira pq dai vc passa mal no sábado e no domingo... Dai vc para de tomar por uns 3 dias e começa a tomar novamente que dai não irá sentir mais nenhum efeito colateral da bupropiona sendo que a bupropiona é mais fácil de conseguir do que o Stavigile.

      Excluir
  32. mandei manipular L-Teanina 200mg, o efeito é quase que imediato, mas na minha opinião só dar certo se for com cafeina... pq ela te dar uma sensação de relaxamento e sonolencia se tomada sem a cafeina, pelo menos comigo foi assim... Quando tomava parece que eu sentia quando ela começava a fazer efeito... eu começava a suar e sentir calor que diminuía aos poucos... me sentia mais concentrado e também e um pouco mais irritado, mas não de chegar ao ponto de querer ser violento, mas, de ter uma resposta imediata a qualquer pessoa que tentasse me diminuir (esse foi um dos efeitos que mais gostei kkkk), além disso melhorou meu sono... o problema é q minha sinusite piora e sinto que fico mais alergico do que ja sou... acho que tenho algum tipo de alergia a essa substancia, e também com uma semana de uso, tomando todos os dias, senti q a substancia estava perdendo efeito.
    Espero ter colaborado com vcs...

    ResponderExcluir
  33. Memory + sabe algo a respeito??

    ResponderExcluir
  34. Alguém sabe dizer se o intelimax iq funciona?

    ResponderExcluir
  35. Alguém sabe dizer se o intelimax iq funciona?

    ResponderExcluir
  36. Ola, grata pelo artigo. Tenho TDAH , tomo 20 mg de rubifem de manha em jejum, e 20 mg de tarde...de noite tomo 1200 mg de piracetam sem colina...sera que ha alguma interaco entre as drogas? Quando tomo 20 mg de rubifen em jejum nao tenho efeito colateral negativo.Mas qdo tomo de tarde,sinto dores de estomago.sera que devia tomar uma dose unica de manha?grta!

    ResponderExcluir
  37. Matheus Pereira o que você poderia dizer sobre cada um desses nootrópicos, a seguir: 1) Dr. Venessas Neuro Maxx Ultimate Brain e Memory Fuel; 2) Natural Care Ultra Memory Homeopático; 3) Lifetime Brain Support Formula; 4) Apha Brain; 5) Optimind; e 6) Opty Memor ??? Comparando eles entre si, quais são os pontos fortes e fracos, além de eventuais efeitos colaterais??? Ficaria grato se eu tivesse o seu feedback.

    ResponderExcluir
  38. Eu tenho tdah e uso bupropiona que tem o mesmo efeito do stravigille porém tem dias que preciso de uma maior concentração e dai eu uso duas sertralinas um Stavigile pela manhã e um bupropiona tb pela manhã e depois do almoço eu uso mais um comprimido de bupropiona... Essa mistura tem sido ótima pois me deixa muito positivo e bem o dia todo , o cognitus é melhor que o Noopept.... Já tomei noopept por 1 mês e me ajudou bastante mas o cognitus é o melhor sendo que é prescrito para pessoas com mais de 50 anos...Mas ele tem efeitos ótimos para pessoas de menos idade. Lembrando que com toda essa mistura eu preciso aumentar os níveis de colina, daí eu uso pela manhã um eplocler que contém 100 mg de colina. Essas são as melhores combinações para mim... Lembrando que esses remédios somente são vendidos com receita e prescrição médica. Porém o bacopa Monteiro que é o cognitus não precisa de receita é no meu conceito é o melhor que existe no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande overdose, deve fritar a cabeça kkkkk!

      Excluir
    2. Cara se vc soubesse como isso me deixa bem. Meu día flui muito bem... E ainda chego em casa e tenho energia pra fazer um monte de coisas.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Existe algum stack para usar com o cognitus ou ele sozinho ja é suficiente?

      Excluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Kkkkkkkkk desculpe escrevi errado... O certo é : "bacopa monnieri"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Richard e vc consegue dormir com isso tudo que toma??

      Excluir
    2. Por incrível que pareça durmo muito bem. Pq tenho tdah e esses remédios me deixam muito concentrado e fico bem o dia todo... Porem trabalho em dois empregos e isso me ajuda muito porque utilizo toda a minha energía durante o día. Mas esse ano 2017 só estou usando a bupropiona que é pra tdah e natus gerin que é um polivitaminico e fisioton que contem rhodiola rosea é simplismente ótimo... A melhor combinaçao que já usei. Essa semana vou pegar Stavigile.
      Stavigile é tarja preta só com receita B2, bupropiona receita duas vías, uma delas fica retira na farmácia, fisioton custa em torno de 60.00 não precisa de receita, natus gerin tb não precisa de receita custa em torno de 30. 00 60capsulas na ultrafarma ele é 3x melhor que centrum.

      Excluir
    3. Estou usando uma nova combinación que é Stavigile com duas bupropionas e um comprimido de fisioton.... Tudo isso antes do café da manhã.... Essa é a melhor combinación que já fiz até agora... Hiper disposição mental foco e rendimento total no trabalho, produtividade com aumento de 50%. Essa combinación faz vc olhar de uma forma diferente pro seu trabalho te da outra visão do mundo tira toda a preguiça mental ... Vc passa a amar seu trabalho por mais tedioso que seja... trabalho como bilingue e por incrível que pareça minha mente funciona o dia todo em duas ou três línguas muito acelerado. É uma coisa fora do normal. Lembrando que quem nunca usou bupropiona precisa consultar Um médico pois ela faz muito mal nos primeiros dias de uso. Stavigile é receita especial.

      Excluir
  41. o intelimax iq funciona sim, ja tomei e gostei....

    ResponderExcluir
  42. Já ouviram falar em NZT100? Se sim, o que acham? já usaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara do blog nzt100 é um enrolao... O cara é um mentiroso me mandou um email dizendo que não poderia mais passar a formula pq a avisa estava no pé dele.... Daí pediu pra mim votar nele nas eleicoes.... Pilantra

      Excluir
  43. Richard e vc consegue dormir bem? to com receita do Bup + frontal que me foi prescrito pra emagrecer, adorei saber que funciona como stavigile pq tb sou concurseira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual frontal? eu tomei frontal com receita por 5 anos, nunca percebi melhora cognitiva, pelo contrário...

      Excluir
    2. Bupropiona é pra se concentrar, não é pra melhorar a mente, mas vc concorda que se vc tem mais concentração vc consegue reter bem mais informações.... O Stavigile funciona muito melhor com com a bupropiona Porem nenhum dos dois deve ser tomado na parte da tarde pq senao vc não irá durmir. A melhor mistura pra concurseiros é bupropiona com Stavigile com fisioton isso no meu caso não quero de maneira nenhuma induzir alguém a fazer uso de qualquer medicamento. Pq Stavigile é tarja preta no Brasil é bupropiona é tarja vermelha.
      No meu caso a combinaçao é perfeita pois trabalho em 2 empregos e faço engenharia a noite. Lembrando que isso é meu caso, melhor mistura pra mim que tenho tdah.

      Excluir
    3. Peguei o Stavigile hj... Tomei um pela manhã e duas bupropiona pela manhã e natus gerin. Trabalhei muito focado...obs:Efeito mental, Parece que tudo é possível de se fazer vc fala o que quer pra quem quiser... não tem preguiça o humor melhora em 80% vc. São 2am sem sono. Mas sinto que se eu quiser dormir eu durmo sem problemas.
      Vou tomar novamente a mesma combinacao pela manhã. A noite deixo o relato de como foi o dia.

      Excluir
    4. Nunca tome mais de duas bupropionas no mesmo dia pq isso llevará a serias complicaciones.

      Excluir
    5. Gostaria intercambiar assessoramento sobre que produtos usar para melhorar a memoria e foco. Meu e-mail é fersteve42@gmail.com.

      Excluir
  44. Matheus, uma duvida.. Existe um remédio chamado, Organoneuro Cerebral! Este também é Nootropico ou não?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Organoneuro Cerebral é um medicamento que tem em sua composição nutrientes importantes para o metabolismo cerebral: vitaminas B1, B6 e B12, o neurotransmissor GABA ou ácido gamaminobutírico (atua como um "mensageiro químico de relaxamento", impedindo a hiperatividade neuronal); cálcio e ácido glutâmico (precursor do glutamato, neurotransmissor envolvido na memória de longo-prazo). O ácido glutâmico está presente em alimentos como o ovo e o leite e também é produzido pelo próprio corpo.

      Em minha opinião, não é um nootrópico. O Organoneurocerebral só produzirá benefícios, ao meu ver, naqueles que possuem carências das vitaminas B1, B6 e B12 e no mineral cálcio. Nessas situações, o medicamento irá apenas corrigir os problemas causados pelo déficit desses nutrientes, que são relevantes para o cérebro.

      Minha opinião pessoal é que o GABA tenha pouco efeito - dado artigos que evidenciam que o GABA, no sangue, tem dificuldade em cruzar a barreira hematoencefálica e atingir o cérebro. O ácido glutâmico é produzido pelo próprio corpo. Um copo de leite fornece 1500 mg desse nutriente - 15 vezes mais que um comprimido de Organoneuro Cerebral. O ácido glutâmico é tão abundante nos alimentos - e, além de tudo, um aminoácido produzido pelo próprio corpo - que me recuso a imaginar um estado de "carência de ácido glutâmico". Nada justifica, ao meu ver, ele estar na composição desse medicamento.

      O médico deve prescrever o uso do Organoneuro Cerebral, que é um medicamento que não requer receita.

      Excluir
    2. Então eu experimentei esse organoneuro cerebral , pra mim as primeiras pílulas não deram em nada mais a pra quarta quinta notei um resultado muito bom pois ajudou na minha concentração além de me deixar mais calmo eu amei o resultado .
      Já aquele fisiton eu sentir que me acalmou ao ponto de eu sentir relaxada calma e parecia que minha memória fluía muito melhor ,porém quando chegava à noite eu não conseguia dormir passei a diminuir tomando um quarto do comprimido e deu resultado porém senti umas palpitações no coração aí interrompi o uso .
      Já o Piracetan me deu uma sensação muito legal sabe aquela que vc acaba de ter um orgasmos , era a essa sensação que eu sentia ,tipo muito relaxada alegre , mas o pior foi quando no dia seguinte que acordei me deu uma Depe até parecia que meu nível da minha serotonina foi pro saco. Tipo me sentia dopada interrompi o uso . Penso que o melhor são as vitaminas que bom combinadas dão mais efeitos que nooss , eu particularmente preferi o organoneuro cerebral .

      Excluir
    3. Onde por gentileza vc conseguiu piracetam?

      Excluir
  45. Tive uma experiência muito estranha com Ritalina. Tomei uma caixa antes de um concurso e consegui o primeiro lugar.Mas não caiu do céu, tive de estudar. Esse remédio aumenta realmente o foco, a memória e a facilidade de aprendizagem. A capacidade de interpretação e análise aumenta significativamente. ENTRETANTO, existem alguns efeitos colaterais bem desagradáveis. Algumas vezes sentia uma sensação de extrema ansiedade e momentos que chegavam próximos a alucinações. Quando isso acontecia, era obrigado a colocar uma cadeira e ficar embaixo do chuveiro por uma ou duas horas. E com água fria. Sem contar a dor de cabeça.
    Os efeitos positivos e negativos desaparecem com a interrupção do uso.

    ResponderExcluir
  46. Vou dar uma dica para todos vcs: tomem GABALLON. É o melhor medicamento para memória que conheço. Comecei a sentir os efeitos em menos de 1 semana. Venho tomando-o até hoje e, graças a ele, ando me concentrando mais, compreendendo os textos/livros que leio e retendo, em minha mente, as informações que adquiro.
    Não precisa de receita médica. Custa em torno de RS 40,00. VALE CADA CENTAVO!!!
    MUITO OBRIGADA bioquímicos e farmacêuticos por criarem, desemvolverem e/ou fabricarem um medicamento assim, pois passei mais de 17 anos da minha vida sofrendo com problemas de memória. Cheguei a pensar que era burra e que não tinha capacidade para nada. Minha memória parecia a de uma pessoa de 80-90 anos, de tão ruim que era!!!
    MUITO OBRIGADA empresas farmacêuticas!! Espero que medicamentos assim cheguem nas mãos de todos, pois assim como fui beneficiada, espero que a população em geral tb seja.
    MUITO OBRIGADA!!!
    Nootropil e Ritalina só fazem "cosquinha", ou seja, não me ajudaram em nada!! Se quiser mudar da água para o vinho, vá para o GABALLON!!!
    Desejo uma boa memória a todos!!!
    :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o relato, mas chamo a atenção para a necessidade da prescrição médica. Dito isso, o Gaballon é um medicamento que tem, em sua composição, compostos encontrados naturalmente na alimentação. Estão na fórmula:

      1) Lisina - é um aminoácido, o Gaballon possui 50 mg dele. 100 g de carne assada possuem mais de 3500 mg de lisina.
      2) GABA (ácido gamaminobutírico) - é um neurotransmissor de efeito calmante. Atravessa a barreira hematoencefálica com dificuldade - o que significa que pouco atinge o cérebro. O Gaballon possui 50 mg de GABA, há suplementos internacionais que usam 500 mg. Estudos que usaram o GABA a fim de aumentar a produção do hormônio do crescimento em atletas utilizam 3000 mg a 5000 mg - ou 100 vezes mais que o Gaballon.
      3) Tiamina - é a vitamina B1, que participa da produção energética e na construção da acetilcolina, neurotransmissor da memória. Exerce outros papéis. O Gaballon possui 2 mg, 100 gramas de carne de porco grelhada possui 0,9 mg. É amplamente encontrada em outros alimentos.
      4) Piridoxina - é a vitamina B6, que participa da produção de energia e construção da dopamina. O Gaballon possui 4 mg. A vitamina B6 pode ser obtida na dieta.
      5) Pantotenato de cálcio - fonte de vitamina B5. Também auxilia na construção de acetilcolina e produção de energia. O Gaballon possui 4 mg de pantotenato de cálcio. A dose diária recomendada de vitamina B5 é de 6 mg.

      Minha conclusão pessoal: o GABA é, provavelmente, subterapêutico. A lisina está muito aquém da quantidade encontrada nos alimentos. As vitaminas da fórmula não excedem ou não excedem muito o encontrado na alimentação. Mesmo na sua dosagem máxima, a de oito comprimidos ao dia, que é recomendada pela bula, eu acredito, pessoalmente, que o Gaballon só produza benefícios a quem possui uma alimentação muito deficitária. Ainda assim, é um medicamento bem corriqueiramente prescrito.

      Excluir
  47. Olá Matheus, muito legal seu blog, parabéns pela iniciativa! quais são os nootrópicos mais potentes que existem? se puder colocar em ordem de potencia os seguintes nootrópicos: Aniracetam, Oxiracetam, Pramiracetam, noopept ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a potência, literalmente, se refere à dosagem de medicamento para se obter o mesmo efeito. Por exemplo: 10 mg de Noopept podem equivaler a 10 g de piracetam - daí, se diz, que o Noopept é o mais potente. Em ordem de potência, aniracetam e oxiracetam não diferem de modo relevante. Em seguida, vem o pramiracetam, e por fim, o Noopept.

      Se você busca pelo uso coloquial de potência, eu acredito que cada droga tenha, na verdade, uma melhor indicação - e não que uma seja melhor que a outra. Por exemplo, o aniracetam é eficaz em problemas de ansiedade, enquanto o oxiracetam tem efeito psicoestimulante. Num indivíduo ansioso, o aniracetam seria, provavelmente, a opção mais acertada. Eu comparo os perfis do aniracetam, oxiracetam, pramiracetam e piracetam no seguinte artigo: http://www.cerebroturbinado.com/2016/01/racetams-la-carte-piracetam-aniracetam.html

      Excluir
  48. OI, COMO VOCE TOMAVA A SULBUTIAMINA, APOS AS REFEIÇOES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo. Como a sulbutiamina é lipossolúvel, eu costuma utilizá-la após as refeições para aumentar a sua absorção.

      Excluir
  49. Boa Tarde Matheus.
    Por acaso você teve experiências com o Optimemory?
    Ele tem compostos como a Betaína, Colina entre outras vitaminas.
    Comprei para experimentar e ver os resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Omma, o Optimemory é apenas um suplemento alimentar. O que os diferencia dos demais suplementos são dois fatores: 1) o marketing, que é fantasioso (vitaminas e minerais não mudarão sua cognição drasticamente como sugerem as propagandas); 2) o preço, que é abusivo. Irei fazer um post a respeito desse produto em breve. Eu não recomendaria a compra, pois, ao meu ver, é um produto enganador.

      Excluir
  50. Usando o Nootropil, posso substituir a colina pelo Omega 3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas o médico prescritor do piracetam pode indicar a sua associação com outras substâncias.

      Para fins informativos, a colina é uma substância que atua como precursor de acetilcolina. Acredita-se que esse neurotransmissor seja depletado com o uso do piracetam (é uma especulação). Além disso, a colina participa da construção de fosfatidilcolina, um componente das membranas dos neurônios. Essas membranas são importantes para a formação das sinapses e para a comunicação entre neurônios.

      Já o ômega 3 também auxilia na saúde e na fluidez das membranas neuronais (nesse ponto, assemelha-se com a colina, embora tenha mecanismos particulares). Contudo, o ômega 3 não pode ser usado para a construção de acetilcolina. Caso o piracetam, de fato, dependa da acetilcolina para exercer os seus efeitos, a substituição pelo ômega 3 não será muito satisfatória. Além disso, em altas doses, o óleo de peixe, fonte de ômega 3, aumenta o risco de sangramentos - assim como o piracetam.

      Atenciosamente,
      Matheus

      Excluir
  51. Olá, nunca tomei nenhum desses ou qqr outro, ams agora pesquisando encontrei esse: Intelimax IQ, parece recente, já testou? O que pode me dizer sobre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Intelimax IQ é apenas um suplemento vitamínico-mineral (nem um pouco melhor que um Centrum, porém, mas muito mais caro). Os seus dois grandes problemas são, por um lado, uma propaganda fantasiosa de que esse blend de vitaminas pode transformar asnos em Einsteins e, por outro lado, um efeito colateral: bolso mais leve. Intelimax IQ pode também causar choro pelo leito derramado no consumidor que, inocentemente, compra-o esperando ganhos na cognição.

      Excluir
  52. ola boa noite ...já tomei o Ritalina e passei mal,depois de 10 anos fora da escola voltei a estudar e já fui direto para uma faculdade ,eu tenho muita dificuldade de aprendizado ,estou tomando o Ginkgo Biloba mais o Piracetam 80 mg manipulado ,quais os malefícios e benefícios que eu posso ter?..a informação que eu tive que não faria mal nenhum ,e o que vcs me falam sobre o (Triptofano)?eu li vários que vcs disseram ,qual seria o melhor ,e qual o tempo adequado para tomar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, tanto o Ginkgo quanto o piracetam podem melhorar a capacidade cognitiva (de diferentes formas). Para saber mais sobre seus benefícios individuais, recomendo a leitura do meu livro, o Turbine Seu Cérebro, que pode ser adquirido no link: http://hotmart.net.br/show.html?a=M3260752M

      Há riscos possíveis em associá-los, uma vez que ambos interferem na coagulação do sangue e podem prolongar o tempo de sangramento, o que pode ser perigoso. Apesar disso, 80 mg de piracetam parece ser uma dosagem subterapêutica (bem menor que o preconizado pela bula e geralmente utilizado). O médico deve prescrever o uso desses medicamentos - tanto individualmente quanto em associação!

      Já o triptofano é um aminoácido que é precursor indireto da serotonina, um neurotransmissor que participa de vários processos - como o humor e a memória.

      Mais informações sobre os nootrópicos, você encontra no meu e-book e neste blog. Apenas um médico pode orientar a toma dessas substâncias e fazer recomendações individuais. Atenciosamente,
      Matheus

      Excluir
  53. Boa tarde. Comprei o Arcalion hj e goataria de saber como vc ultilizou o mesmo, a dosagem e o periodo de utilização e se vc recomenda algum outro Nootropico para ser tomado em conjunto com este. Sou estudante e trabalho durante o dia, me sinto bem esgotado mentalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tesla, recomendo que faça o uso sob a prescrição e a orientação do médico. Quanto a minha experiência pessoal com a sulbutiamina, eu a relato nesse artigo: http://www.cerebroturbinado.com/2016/12/minha-experiencia-completa-com.html

      Excluir
  54. Posso associar nootropil com omega 3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso fazer orientações pessoais. A associação deve ser orientada pelo médico prescritor do Nootropil (piracetam). A suplementação de fontes de ômega 3, como o óleo de peixe, deve ser avaliada com cuidado. Em doses elevadas (como acima de 4000 mg por dia), é sabido que o óleo de peixe pode aumentar o risco de sangramentos - em especial quando um paciente já faz uso de outra droga que interfere na coagulação. É o caso do piracetam, que interfere na agregação das plaquetas e pode prolongar o tempo de sangramento. É um risco, acredito, pequeno, mas não inexistente. O médico deve analisar a interação, avaliar se o paciente tem maior risco de sangramentos e julgar o custo/benefício dessa associação.

      Excluir
  55. Boa noite,

    O que significa tolerancia aos efeitos estimulantes?

    "Percebi que usar o Arcalion todos os dias causava tolerância aos efeitos estimulantes.."

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que vc precisa de mais e mais doses para sentir o mesmo efeito da primeira dosagem.
      Tambem conhecido como tolerancia medicamentosa

      Excluir
    2. Rebeca, exatamente o que o Anônimo descreveu. Com o tempo, eu não mais percebia os efeitos estimulantes - eles eram menos intensos que no início.

      Excluir
  56. Onde o vento faz a curva: Nootrópicos: o que eles são e o que eles não são. http://ondeoventofazacurvalagoinha.blogspot.com/2016/11/nootropicos-o-que-eles-sao-e-o-que-eles.html?spref=tw

    ResponderExcluir
  57. Olá matheus. Ultimamente qual vc usa? Como vc usa? Além de Tbm entender sua idade e seu peso. Acho que esses são fatores importantes para uma manipulação.

    Obrigado pelo texto. Li tudo, até os comentários. E estou procurando algo que me ajude. Pois tenho muita fadiga. Sonolência. Perda de concentração e memória. Além de estar com mal humor diário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, desculpe pela demora em respondê-lo. Recentemente, utilizava Pycnogenol (vendido no Brasil como Flebon, um extrato fitoterápico do pinheiro marítimo francês) 150 mg por dia, numa única toma, antes da atividade física; e Arcalion (sulbutiamina), 600 mg, pela manhã. Atualmente, não estou utilizando nenhum nootrópico. Tenho 1,75m e 80 kg.

      Agradeço o seu interesse em meu trabalho! A sulbutiamina (Arcalion, no Brasil) é indicada para a astenia (fadiga) - que pode ser o causador da perda de concentração e memória. A planta Rhodiola rosea (Fisioton, no Brasil) também é indicada para a astenia e pelos déficits cognitivos induzidos pelas altas demandas físicas e mentais (burnout). Para mais informações a respeito desses medicamentos, leia o meu e-book, o "Turbine Seu Cérebro": http://hotmart.net.br/show.html?a=M3260752M

      O uso deve ser orientado por um médico.

      Atenciosamente, Matheus

      Excluir
  58. O Noortropil é um medicamento com efeito benéfico ao sistema neurológico, sendo por mim avaliado como melhor do que outros que já usei. Porém, tive problemas sério no fígado e nos rins, pois como já vinha apresentando dores nos rins o medicamento só fez atenuar. Mas, tive excelentes experiências com esse medicamento ou droga. Minha memória melhorou, meu humor, até tive um desempenho sexual ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu relato. Recomendo que siga as orientações do seu médico.

      Excluir
    2. Impactu2013..Vc teve problema de cálculo renal?Porque não sei se é coincidência..Mas faz 1 mês que tomo complexo b...E descobri estar com cálculo renal ..Será que foi consequência?Mas já tomei outras vezes .

      Excluir
  59. Tomo rivotril 2mg há 15 anos,e ja fiz inumeras tentativas em parar,mas sem ele não consigo dormir Direito quando estou na metade, ou seja, 1mg! Meu maior problema seria dormir,até pego no sono,mas se acordar,não durmo mais! Durante o dia, a abstinencia é forte! A l-teanina tem me ajudado bastante! Por gentileza Matheus, tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, recomendo que consulte um médico. A descontinuação de benzodiazepínicos após uso de longa data é um processo médico muito complicado. Há protocolos específicos para isso, com recomendações a respeito da diminuição da dosagem progressivamente. Há alguns medicamentos que podem ser usados para aliviar os sintomas da abstinência. Seu médico poderá orientá-lo a respeito.

      De qualquer forma, a respeito de terapias complementares - que também devem ser discutidas com o seu médico - um estudo evidenciou melhora da qualidade de sono em indivíduos insones devido à abstinência de benzodiazepínicos (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11999905).

      Outra intervenção demonstrou redução de sintomas de abstinência de benzodiazepínicos com o uso de magnésio quelato (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9850822).

      Um relato de caso (com pouca qualidade a nível de evidência) notou que altas doses de GABA, niacina, magnésio e vitamina C aceleraram a recuperação dos sintomas de abstinência num paciente (http://orthomolecular.org/resources/omns/v10n09.shtml).

      Essas terapias, como eu disse, são complementares - e devem ser avaliadas por um médico, que também definirá o melhor caminho para a descontinuação do clonazepam. Além disso, não há muitos estudos dando suporte à essas intervenções.

      Excluir
    2. Matheus Pereira, a combinação de Gaballon + Ginkgo Biloba tem algum efeito colateral?

      Excluir
  60. BOA NOITE PESSOAL.QUEM JA USOU MACA PERUANA?
    MELHOR DE TODOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já utilizei a maca. Ela me forneceu um pouco mais de energia física e mental ;)

      Excluir
    2. Matheus, boa noite tomo Rivotril tem algum problema eu toma nootropil

      Excluir
  61. Matheus parabéns, seu blog é o único no Brasil. Excelente pesquisa e muito bem elaborado.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  62. Olá Matheus, estudo farmácia e o tema do meu grupo é sobre o doping e os nootrópicos. Por favor de um parecer seu e até um depoimento, se for possível me enviar um email também.
    maria.rodrigues158@etec.sp.gov.br
    julia.gregorio@etec.sp.gov.br
    Pedimos por favor que entre em contato com a gente urgente.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  63. Ola Matheus, tenho uma filha de 15 anos que tem tdah. Ela toma Ritalina LA 10 e uma ansiolitico a noite. Como esta começando no ensino medio, está com muito medo da matemática. Sua memória está pior que nunca. Pesquisando sobre o assunto encontrei o seu blog que foi muito esclarecedor. Ela tem consulta com o psiquiatra na terça feira, vou pedir a ele para receitar um desses para ela, mas acho que ele não é muito a favor dos nootropicos, porque até hoje ele nunca receitou nenhum, apesar das reclamações dela. Se o medico não receitar nenhum, qual deles eu poderia comprar sem receita medica?

    ResponderExcluir
  64. Olá, boa noite! Você apresentou um relato interessante sobre o o medicamento Arcalion, que na época estava suspenso sua fabricação. Hoje, o medicamento já está novamente nas farmácias. Queria saber se você recomenda o uso dele para de vez em em quando e também gostaria de saber se você utiliza o Arcalion ainda, e, qual você está utilizando no momento. Agradeço a atenção! Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  65. Sou TDAH, vivo uma vida absurda de autos e baixos, relacionamentos,amizades,trabalho,vida familiar um verdadeiro caos,tenho 41 anos de uma vida cansada de tanta alienação,de começar tudo e não terminar nada!
    Me mediquei a primeira vez à 6 anos atrás com ritalina 10mg receitada por um psiquiatra,não. Surtiu efeito, com 15 dias abandonei o tratamento, em um final de semana mastiguei 5 comprimidos com cerveja e vodka, foi a melhor sanção da minha vida, curti tanto que acabei em um motel com uma loira linda! Joguei o resto do medicamento no lixo.
    Voltei a vida normal, de autos e baixos, passado esse tempo (6 anos) resolvi me medicar por conta própria, comprei sem receita ritalina L30 mgLA, tomei uma capsula de rita, 2 de omega três, e uma pastilha de vitamina C, e fui para academia, nessa semana as coisas fluiram como nunca, perdi peso, trabalho fluiu,relacionamento da agua para o vinho, só que ha meia noite a carruagem virou abóbora, o efeito ja não era o mesmo, dobrei a dose, so que minha pressão de 13x08 foi a 16x10 e ganhei uma lesao abaixo do joelho por ecesso de exercícios.
    Agora voltei para a Ritalina 10 mg, e comecei hoje à testar a Rimpocetina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara gostei do seu relato valeu muito bom... Depois vc conta como esta sendo o uso com a rita e a rimpocentina valeu

      Excluir
    2. bom dia,

      Poderia me add no zap, 85986153615, gostei muito das suas experiencias e gostaria de tirar umas duvidas se possível, desde já agradeço por sua atenção.

      E-mail: jorgezaranza@gmail.com

      Excluir
  66. Ola pessoal. Posso fazer o uso de fisioton + l carnitina + ginkgo biloba + creatina? Tem algum colateral??

    ResponderExcluir
  67. Excelente trabalho, Matheus, parabéns.

    ResponderExcluir
  68. alguem aí ja combinou l tirosina com colina e acido ascorbico(vitamina c)
    ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um pode complicar o outro? existe algum problema usar l tirosina com colina?

      Excluir
  69. Existe algum problema em tomar piracetam com cafeina?

    ResponderExcluir
  70. Excelente trabalho amigo. Estava fazendo uma longa busca dos nootropicos e o melhor trabalho que encontrei foi o seu. Vamos lá então no Nootropil. Vamos ver o que sentirei. Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  71. Matheus Pereira a combinação de Gaballon e Ginkgo Biloba tem algum efeito colateral?

    ResponderExcluir
  72. Alguém sabe informar se a combinação de Gaballon e Ginkgo Biloba tem algum efeito colateral?

    ResponderExcluir
  73. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  74. Boa noite vendo ritalina venvanse concerta stavigile nutropio ZAP 71 9 8450 5500

    ResponderExcluir
  75. Boa noite galera quem quiser comprar Nootropicos com toda segurança através do mercado livre e mercado pago aí estar o link do grupo lá você receberá as tabelas de preços https://api.whatsapp.com/send?phone=5561982019035

    ResponderExcluir