sexta-feira, 24 de julho de 2015

O doping intelectual: conheça os estudantes que usam remédio para "turbinar o cérebro"

Concurseiros e vestibulandos usam o medicamento modafinil (Stavigile) para aumentar o rendimento nos estudos e ficar acordado. Confira os relatos 


"Esquece o metilfenidato (Ritalina)! O Stavigile coloca qualquer Ritalina no chinelo" - assim João Pedro* respondeu a uma publicação num grupo de Facebook que reúne pessoas que almejam passar no vestibular para Medicina.

Você já deve saber que a Ritalina é um medicamento estimulante que oficialmente é prescrito no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção. Mas, no mercado negro, a Ritalina é tradicionalmente abusada por vestibulandos e concurseiros. A preferência, como aponta João, tem mudado em direção a um remédio mais moderno: o Stavigile, cujo princípio ativo é a modafinila ou modafinil.


O Stavigile é também um medicamento controlado, mas indicado no tratamento de um raro distúrbio de sonolência excessiva. Ajuda a manter alertas os pacientes que tem ataques de sono diurno.

Só que o modafinil pode fazer mais que estender a quantidade de horas de trabalho – apontou uma dupla de cientistas. Eles viram que, mesmo entre quem dormiu suas oito horas, droga melhorou o desempenho na execução de testes mentais extenuantes ou que exigem muita atenção.

Já dá para entender o apelo em cenários salas de aula e nos cursos preparatórios, ou ainda entre profissionais que precisam enfrentar longas jornadas de trabalho.

Droga está nas prateleiras das farmácias brasileiras...

Foto: Reprodução (Twitter) - caixa de Stavigile (modafinil)
No Brasil, o Stavigile só é obtido por prescrição, com uma receita tida por poucos especialistas.

"Esse remédio só é vendido com uma receita especial, é uma receita amarela e você tem que apresentar o seu RG na compra do medicamento", conta Fabio*, que utilizou o medicamento com prescrição de sua psiquiatra. Ele tem Transtorno de Déficit de Atenção.

Mas há sempre o jeitinho brasileiro. "Eu conseguia o Stavigile porque meu ex-namorado era psiquiatra. Eu costumava tomar quando tinha que enfrentar mais de 48 horas consecutivas de plantão", diz Lívia*, uma enfermeira. Mesmo depois de tanto tempo sem dormir, ela relata: "Parecia que eu tinha descansado por nove horas".

Ela utilizava o modafinila por necessidade, como diz, "para aguentar". "Eu trabalho em hospital. Não dá para ficar sonolenta. Pode-se prejudicar a saúde de alguém ao cometer algum erro".

... E até no webmarketing
Na Internet, anúncio chama Stavigile de "poderoso aliado"
Marcos*, um estudante conta: "Fui perguntando aos meus amigos se eles conheciam quem vendesse uma receita. Depois de algum tempo, consegui duas caixas de graça. Um amigo conseguiu em um hospital". Nas farmácias, a menor caixa de Stavigile, a de 10 comprimidos com 100mg, é vendida por não menos que R$ 30.

"Já conheci muitos médicos que usavam a Ritalina e o Sta", conta Lívia. "Sta" é o apelido carinhoso que o remédio ganhou entre os profissionais. Ela diz que, na área da saúde, o remédio é facilmente conseguido, principalmente através de psiquiatras.

Opera-se até mesmo um mercado negro virtual para o Stavigile. Uma pesquisa por "Stavigile Libbs", no Google, revela uma coleção de sites que o vendem, anunciando também outras drogas de prescrição e controle especial. Um deles chega mesmo a apostar no marketing (veja acima). Com quase 70.000 visualizações à época da publicação, apesar da venda de medicamentos controlados ser proibida pela Internet.

Aliado na maratona de estudos

Marcos tinha uma rotina puxada: ele fazia um cursinho intensivo para Medicina e uma faculdade de Direito à noite. Ele estudava, quase que sem parar, das 6h às 23h. "Eu chegava em casa muito cansado e era assim de segunda a sábado. Mas eu queria cursar medicina e tinha obrigação de estudar muito todos os dias", ele conta.

Foi aí que ele encontrou o Stavigile e conseguiu as caixas do medicamento, como ele disse, com um amigo no hospital. A história de Marcos começou a mudar. "Passei a tomar um comprimido logo ao acordar e pronto. Conseguia prestar mais atenção nas aulas do cursinho e não sentia vontade de dormir. Ainda ficava acordado até umas 3 da manhã, sem nenhum cansaço, estudando", ele relata.

"Maior concentração e mais energia"
"Minhas notas subiram em média 10%. Notei uma melhora nos reflexos motores", conta estudante
Diego*, estudante de Medicina, usa a modafinila por razões médicas. "Meu psiquiatra me passou para desordem do ciclo sono-vigília de causa não-orgânica". Ele começou com 100 mg, mas foi desenvolvendo tolerância e atualmente utiliza o dobro. Só deve largar o remédio daqui a 4 anos. "Meu médico só planeja retirar o remédio depois que eu me formar e começar a estabilizar mais os horários e duração do sono noturno".

Os efeitos que ele descreve são incríveis. Assim como no caso da enfermeira Lívia e do vestibulando Marcos, que tinham rotinas estressantes, Diego foi beneficiado.

"Tenho maior concentração, mais energia, menos sono durante o dia e notei uma melhora nos reflexos motores. Eu parei de dormir nas aulas (o que era um grande problema). Minhas notas subiram em média 10%. Conseguia absorver mais da matéria e me tornei mais participativo. Também melhorou minha imagem frente aos professores", ele conta.

"Como um milagre"
Paulo Felipe*, estudante de História foi diagnosticado com apneia do sono, após uma série de exames, como a polissonografia, que o obrigou a dormir a noite inteira numa clínica. Na apneia do sono, ocorrem episódios de interrupção da respiração ao dormir.

Isso faz com que a pessoa tenha um sono totalmente fragmentado e nada reparador – com óbvias consequências para o dia seguinte “O neurologista me receitou o Stavigile para me manter acordado durante o dia", conta Paulo.

"Foi como um milagre", diz Paulo, sobre os primeiros dias com o Stavigile, 200mg. "Eu dormia só por 4 horas. Acordava, às 6h da manhã, sem sono e com disposição para fazer tudo. Eu passava o dia inteiro elétrico. Nenhum cansaço mental. Eu desenho, como hobby. Sempre que eu ficava parado em algum lugar, me sentia entediado e começava a desenhar. Em menos de um mês preenchi dois cadernos com desenhos. Era algo que me levaria, em condições normais, mais de um ano", ele conta.

Outro efeito que Paulo notou foi uma melhora nas habilidades sociais. "Sempre foi muito tímido. Com o Stavigile, eu sentia vontade de interagir com as pessoas. Ele aumentou minha confiança".

Já nos estudos, ele também notou diferenças. Ele conta que sua concentração nas aulas aumentou. "O Stavigile me ajuda a manter o foco na aula, o que eu não conseguia fazer no Ensino Médio. Eu tiro umas notas boas mesmo sem estudar muito".

O barato pode sair caro
Caixas e caixas de Stavigile - divulgadas em websites que supostamente vendem o medicamento online

Marcos, que havia usado o remédio para lidar com sua rotina exaustiva, conta que se tornou, nas palavras dele, um zumbi. "Quando dormia, era um sono bem leve. Qualquer barulho me acordava. Eu era um morto-vivo! E foi então que parei de usar todos os dias ou usava só 1/3 do comprimido", ele conta.

Enquanto algumas pessoas contaram que não precisavam repor as horas de sono, isso não foi verdade para Marcos. "Eu dormia muito. Era quase o dia todo dormindo e ainda sentia vontade de dormir mais. Ou seja, o tempo que eu ganhava estudando, eu perdia dormindo", ele revela.

Não é exagero dele. A modafinila tem um tempo de meia-vida muito longo. Isso significa que o remédio, mesmo após muitas horas, continua ativo no organismo, enquanto é lentamente metabolizado.

Hoje, ele se arrepende. Marcos acredita que os efeitos negativos superam em muito a suposta inteligência e a energia que o Stavigile lhe dava. Ele disse: "Não vale a pena. Não vale a pena se sentir morto de cansado e não conseguir dormir. Não vale a pena estudar 12 horas e dormir 18 horas".

O estudante de Medicina, Diego, sentiu efeitos colaterais similares. Aos fins de semana, quando não usa o medicamento, ele se sente fadigado. "Alguns dias, também tenho problemas para dormir", ele conta. Segundo Diego, o remédio também o deixa, às vezes, estressado.

Lívia também conta outros efeitos colaterais: "Me sentia nauseada às vezes, perdia o apetite, chegando a ficar dias sem comer. Muito raramente, taquicardia".

Os efeitos do uso em longo-prazo por pessoas saudáveis e jovens também é desconhecido.

*Os nomes completos dos entrevistados foram omitidos a fim de preservar suas privacidades.

11 comentários:

  1. Olá Matheus. Primeiro quero registrar minha admiração pelo seu incrível trabalho. Você realmente está prestando um grande serviço de utilidade pública na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Quero, no futuro, poder retribuir a enorme contribuição que seu trabalho me trouxe. Inclusive, em breve, já comprarei seu livro. Queria uma orientação sua. É sobre sono excessivo pela manhã. Enorme dificuldade para acordar e levantar. Tive isso a vida inteira e hj tenho 43 anos. O que vc pode me dizer em síntese?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, esqueci de dizer que gostaria de poder falar com vc sobre isso. Obrigado

      Excluir
    2. Olá, Marcos. Desculpe a demora. Irei responder ao seu email.

      Excluir
  2. Se não for inconveniente, vc pode me responder pelo marmesbr@yahoo.com.br
    Meu nome é Marcos. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá qual séria o melhor ? E onde compra ?

    ResponderExcluir
  4. OLÁ,TENHO TDAI,E USO RITALINA,MAS QUASE NÃO FAZ EFEITO..MEU PSIQUATRA RECEITOU O VANVANSE ,MAS É MUITO CARO.... TENHO DIFICULDADES DE RETER INFORMAÇÕES E DE ME CONCENTRAR...O QUE MESUGERE?

    ResponderExcluir
  5. o que você sabe do FOCUS-X? REALMENTE TEM UMA FORMULA DENTRO DO REMEDIO? OU É APENAS UMA PILULA DE FARINDA DE TRIGO OU COISA PARECIDA?

    ResponderExcluir
  6. SE TEM UM FORTIFICANTE NATURAL QUE EUCONHEÇO, CHAMA-SE GUARANÁ EM PÓ EM POUCA QUANTIDADE. EX: UMA COLHER DE CHA DENTRO DE QUALQUER SUCO.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de tomar remédio pra aceleram.meu cérebro funCiona. Estudo.muito e na hora da prova esqueço tudo. Tenho difículdade prestar atenção nos estudos. Será que posso tomar esse remédio? Funciona mesmo.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stavigile sem dúvida misturado com natusgerin.... Stavigile tarja preta so com receita especial.

      Excluir