sexta-feira, 24 de julho de 2015

Minha experiência completa com o Piracetam - um relato

Me ajude a produzir mais conteúdo!

_________________________
O piracetam é capaz de afiar a memória e melhorar o raciocínio - prometiam cobaias humanas em fóruns. Decidi testá-lo.


Autoria anônimaO texto não constitui endosso ao uso do medicamento descrito. A automedicação apresenta riscos à saúde. Não se automedique


Veja bem: eu não podia reclamar muito da minha memória. Modéstia à parte, consigo reter bem informações na cachola. Também não tenho distúrbios de atenção. Mesmo durante aulas que muitos considerariam maçantes, sou capaz de me manter focado com algum esforço.

Uma mente saudável, você poderia dizer.

Em busca de um elixir mental
Mas não me dei por satisfeito. Passei a me questionar se havia algum jeito - farmacológico - de ampliar as minhas capacidades de raciocínio, concentração e memória - para além do "normal".

Sem a loucura de usar um medicamento controlado, como uma Ritalina da vida. Eu buscava um medicamento de fácil acesso e que apresentasse um bom perfil de segurança.

Parecia ficção científica. Afinal, se existisse mesmo um comprimido que fosse ao mesmo tempo relativamente seguro e eficiente em "aumentar a inteligência" ou coisa assim, ele deveria ser sucesso de vendas. E famoso.

Conhecendo os nootrópicos
Mesmo cético, eu decidi pesquisar pela Internet. Bingo! Descobri, em fóruns estrangeiros, uma legião de entusiastas por nootrópicos. 

O nome soa estranho? É um termo para descrever substâncias das mais diversas que, supostamente, são capazes de aumentar a memória, clarear o raciocínio e beneficiar o cérebro.

O queridinho desses fóruns tinha nome: piracetam. É uma substância desenvolvida em laboratórios nos anos 60 - e que deu origem ao próprio termo "nootrópico" por suas propriedades. Hoje, é vendido em vários países, com indicação para distúrbios intelectuais.

Mas os usuários do piracetam pregavam que a droga deixava o cérebro saudável mais afiado. Websites informais sobre o tema engrossavam o coro: promessas de ajudar a manter a atenção, retenção e recordação de informações.

Os efeitos colaterais, quando a dosagem usual era respeitada, seriam raros e brandos, diziam.

Diante daquelas promessas de leigos, e por não ser um medicamento controlado, eu decidi experimentar o piracetam (e não indico que ninguém faça o mesmo sem aval médico).
Colocando à prova
Da primeira vez que eu usei piracetam, fui para uma chamada "dose de ataque" - ciente do risco de efeitos colaterais. Era uma dose maior, defendida pelos usuários daqueles fóruns, mas com pouco ou nenhum respaldo científico.


Eu ingeri 4,8 gramas - 6 comprimidos de sabor muito amargo de Nootropil, cada um com 800 mg. Estava em um aula e lembro que, em poucos minutos, após a ingestão, eu senti um estado de clareza mental que jamais havia experimentado antes.

O gif acima, do filme Limitless, dá uma ideia boa da minha reação, apesar de o modesto piracetam estar bem longe de ser um NZT-48, a droga mágica do filme.

Por "clareza mental" eu quero dizer: um raciocínio menos bagunçado e mais ágil. Também um interessante aumento da consciência e da percepção do próprio ambiente onde eu estava.

Não, não era efeito placebo, isso eu tinha certeza. E eu digo isso porque notei algo incrível peculiar: as cores tinham se tornado mais vivas, vibrantes e puras. Não era um efeito psicodélico - pelo contrário, como eu disse, eu estava bem lúcido.

Sabe quando você está editando alguma imagem e vai brincando com os efeitos como intensidade, brilho e contraste? Parecia que a minha visão havia sido ajustada e tudo se tornou mais "claro" e mais interessante. Eu estava muito calmo, sem ansiedade ou agitação alguma. Só que, em vez de focar na aula, minha concentração estava nos curiosos efeitos visuais que o medicamento trouxe.
Suplemento de lecitina de soja, indicado ao se fazer
uso do piracetam

Mas, não muito tempo depois, isso passou e o Nootropil me deu foi uma forte dor de cabeça e um cansaço tremendo. Descobri que a dose de ataque era desnecessária e que havia uma possível explicação para os efeitos colaterais - de acordo com os "experts" dos fóruns.

Eles especulavam que a raiz do problema é que o piracetam diminui os níveis de uma vitamina pouco conhecida chamada colina.

Para entender: a colina é matéria-prima para seu cérebro fabricar um mensageiro químico envolvido com a memória e da aprendizagem - a acetilcolina. Por si só, a colina pode ter efeitos positivos na cognição, se a pessoa tem alguma deficiência.

Enfim, estudos em animais sugerem que o piracetam aumenta o uso e a produção cerebral da acetilcolina - o que explicaria alguns dos seus benefícios cognitivos.

O problema: os estoques de colina, a matéria-prima para formar acetilcolina, iriam se esgotar. E as teorias dos especuladores do fórum é que essa deficiência causaria as dores de cabeça.

Piracetam e colina (lecitina de soja)
Por causa disso, comprei um suplemento fonte de colina, a lecitina de soja. Apesar de não ser uma fonte tão rica de colina, foi o melhor que pude encontrar na época. 

Passei a ingerir doses menores de piracetam (1 a 2 comprimidos de uma vez, no máximo 3 vezes ao dia), junto de 1 cápsula de 1200mg de lecitina de soja. Tive melhores resultados: além de um aumento (ainda que mais brando) da percepção visual, o piracetam com colina induzia um estado de bem-estar e interesse pelos assuntos das aulas.
O Piracetam aumentou minha fluidez verbal
Efeitos do piracetam em médio-prazo
Outro efeito que me surpreendeu foi um aumento substancial na fluidez verbal. Eu me tornei mais preciso na hora de me comunicar, por vezes eloquente, fazendo comentários inteligentes e ágeis durante conversas e debates. Eu acho que sagacidade é a melhor definição: as palavras pareciam surgir sem esforço e sem demora.

Isso também foi notório na hora de escrever redações. Eu percebi que eu era capaz de aumentar a coesão do meu texto, amarrar melhor as minhas frases e torná-lo mais interessante. Eu estava mais confiante na hora de comunicar as minhas ideias.

Os hemisférios do cérebro de Einstein
eram incrivelmente conectados
Talvez isso seja porque alguns estudos (antigos e em animais, porém) sugerem que o piracetam aumenta a comunicação entre os dois hemisférios do cérebro - o que traria mais criatividade.

Diga-se de passagem, um estudo inclusive demonstrou que os dois hemisférios do cérebro do Einstein eram incrivelmente conectados um ao outro, o que pode ter contribuído para o brilhantismo dele.

Infelizmente, não desenvolvi teorias mirabolantes em física, nem me tornei um gênio. Mas, certamente, o piracetam mudou a maneira que meu cérebro operava, de alguma forma.

Com o passar dos dias, eu notei um sutil aumento na memória. Pode ser placebo. Mas, mais uma vez, há estudos em humanos demonstrando esse efeito.

Embora bastante antigo, este estudo científico comprovou que o piracetam tem efeitos cumulativos na memória: após cerca de 14 dias, houve aumento significativo da memória verbal daqueles que tomavam 1600 mg de piracetam, três vezes por dia - a um total de 4800 mg.

Minhas conclusões
Não acho que vale a pena fazer uso contínuo do piracetam. Eu costumo calcular o tempo antes de uma prova para iniciar um regime com Nootropil, iniciando-o cerca de 20 dias antes.

Fica mais fácil estudar. E, principalmente, placebo ou não, sinto que as informações que revisei ficam mais consolidadas. Os leves ganhos na memória me ajudam.

Não, o Nootropil (piracetam) não é nenhuma panaceia como muitos sugerem. Ele não dá ao cérebro superpoderes. Muitos estudos que temos sobre esse medicamento são antigos - e são raros em pessoas saudáveis.

Algumas pessoas não se dão bem com o remédio, é claro. Diz a bula que é  é possível haver efeitos adversos, geralmente raros e de curta duração - ansiedade, insônia e agitação. Isso reforça a importância de que o medicamento seja prescrito e seu uso orientado por um médico - pois só ele pode avaliar fatores individuais contraindicações, interações medicamentosas e outros.

Portanto, apesar de ser um medicamento curioso e aparentemente seguro, não automedique-se.
______________

Saiba mais: adquira o livro Turbine Seu Cérebro!


Há também outros nootrópicos além do piracetam: eu falo sobre 16 dessas substâncias usadas para aprimorar a cognição em meu livro digital, Turbine seu Cérebro.

Coletei experiências com tais substâncias e também pesquisei o que a ciência diz sobre o poder de cada um deles. O poder de algumas estratégias em nutrição e de estilo de vida para melhorar a capacidade inteelectual também são abordados.


O livro tem apenas fins de informar e discutir sobre essas substâncias, sem incentivar ou recomendar o seu uso.

204 comentários:

  1. Gostei do relato, era o que eu estava procurando. Estou interessado em começar a tomar essa combinação de piracetam com colina.
    Mas me tira uma dúvida: além da aula, ele melhorou a sua concentração na hora de estudar sozinho?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já utilizei a combinação piracetam + colina muitas vezes. Nunca tive problemas com o foco e com a atenção - talvez por isso, nunca notei nenhum aumento na concentração. Acredito que uma pessoa mais distraída pode ter aumentos leves. Um estudo em crianças com TDAH notou que muitas tiveram melhoras na atenção após terapia com o piracetam (para ler mais, visite: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15071842).

      Apesar de não ter notado aumento no foco, eu tive a impressão (totalmente subjetiva) de que o stack de piracetam com colina era eficiente em melhorar a absorção da leitura. Conseguia interpretar com menos esforço. Redigir respostas discursivas também parecia muito mais fácil.

      No meu livro, "Turbine Seu Cérebro", eu entro em muitos detalhes sobre o piracetam. Clique aqui para conferir: http://cerebroturbinado.blogspot.com.br/2015/08/compre-ja-o-ebook-turbine-seu-cerebro.html

      Lembre-se que o uso deve ser acompanhado e prescrito por um médico. Converse com um profissional qualificado.

      Excluir
    2. Um adendo: o que mais me ajudou em concentração foi a l-teanina. Ela também é bastante discutida no "Turbine Seu Cérebro".

      Excluir
    3. Então, acabei comprando Nootropil e Lecitina de soja, estou tomando há dois dias, duas vezes por dia (dois comprimigos de Nootropil e 1 de lecitina de 1g por vez).
      Para concentração eu já tomei Ritalina, faz um tempinho já. Mas é embaçado ter que ficar indo no psiquiatra todo mês, aí acabei parando de tomar. Por isso estou querendo algo mais acessível, nada de tarja preta.
      Vc acha que posso introduzir a l-teanina nesse meu esquema? Qual seria a dosagem e posologia?
      Abraço.

      Excluir
    4. Não vejo potencial negativo (no sentido de causar efeitos colaterais), mas também não vejo grande sinergia.

      O piracetam é um modulador fraco dos receptores AMPA. Esse é um dos possíveis mecanismos de ação do piracetam. Como os receptores AMPA estão envolvidos com a formação de aprendizados, a sensibilização que o piracetam causa poderia levar à facilitação do processo de consolidação de memórias (http://goo.gl/9unjtP).

      O problema é que o excesso de ativação desse receptor causa um fenômeno chamado neurotoxicidade. O piracetam é um neuroprotetor, mas a proteção com tal neurotoxicidade seria aumentada com a l-teanina, já que ela tem um efeito inibitório no sistema glutamatérgico (e receptores AMPA). Ou seja: se houver um excesso de estímulo, a l-teanina irá corrigir isso (https://goo.gl/znSpZp).

      Além disso, não vejo grande potencial para sinergia (mas também não para efeitos deletérios). As doses usuais da l-teanina em estudos científicos geralmente estão entre 100 - 200 mg, mas apenas um médico poderá lhe prescrever.

      Mais sobre tanto o piracetam, quanto a l-teanina, pode ser conferido no "Turbine Seu Cérebro". Confira no link: http://cerebroturbinado.blogspot.com.br/2015/08/compre-ja-o-ebook-turbine-seu-cerebro.html

      Excluir
    5. Eu sempre tive uma memória excelente, mas de uns anos para cá a coisa está péssima. Meu médico diagnosticou traços TDAH. Nootropil só me deixou extremamente irritadiço e insone. Foi receitado Ritalina. Deu uma crise de ansiedade muito forte. Estou resolvendo isso com bupropiona, um "paliativo" para TDAHs. Estou me dando bem. Mas esse foi o meu relato com o nootropil. Já meus amigos acadêmicos ficaram muito bem com o uso. Na verdade ficaram ótimos. Eu só sugeriria a quem tem algum transtorno que vá a um médico. Do resto, tá beleza. P.S : nootropil aumentou minhas ereções

      Excluir
    6. Olá Diego.
      Qual era sua dosagem de nootropil?
      Grato.

      Excluir
    7. Tbem tomei Piracetam é tive muito sono e irritação, será que poderia tomar antes de dormir para aproveitar esse sono e no outro dia conseguir estudar sem esses sintomas?

      Excluir
    8. Precisa tomar colina junto com o piracetan?

      Excluir
    9. Josiane, consulte esse artigo: http://www.cerebroturbinado.com/2017/01/faq-uso-do-piracetam-como-melhorador.html Na pergunta 9, esclareço: "Tenho que usar o piracetam com essa colina? Como?"

      Excluir
  2. Ola Matheus Pereira, muito bom o seu relato abriu a minha mente. Entao passeia fazer o uso do Nootropil hj de 800mg tomei uma x so oque vc acha que tenho que tomar mais x durante o dia e a leticina voubcomprar p tomarvtmb junto quantos comprimidos de leticina e bom tomar. Estou estudando para prestar um concurso e minha assimilação e concentração é péssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Recomendo, primeiramente, que você consulte um médico e não utilize fármacos por conta própria. Isso pode ser arriscado. As informações abaixo são apenas para fins informativos.

      Sobre a dosagem de piracetam, há grandes variações. Poucos estudos se voltam para a questão de "aumentar a inteligência de pessoas saudáveis". A maioria das investigações sobre o piracetam são em pessoas que possuem déficits cognitivos.

      Um estudo científico em voluntários saudáveis que fala em doses tão altas quanto 4800 mg. Nesse estudo, os voluntários que usaram 1600 mg de piracetam 3 vezes ao dia. Eles tiveram um aumento no desempenho mental em uma bateria de testes cognitivos do que aqueles que usaram placebo (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/785952).

      Um artigo bem antigo notou aumentos significativos na memória verbal de indivíduos saudáveis após o uso do Nootropil (piracetam) por 14 dias. A dose usada por esse estudo foi de 1200 mg de piracetam por dia - os pesquisadores administravam 3 doses de 400 mg de piracetam ao dia (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/826948).

      Como você pode notar, há uma variação muito grande na dosagem. Ambas produziram aumentos cognitivos, apesar de uma delas ser 4 vezes maior que a outra.

      Sobre a lecitina de soja, a recomendação de uso que vem gravada na maioria dos suplementos é de 1 cápsula 3 vezes ao dia. Isso já garante - ou chega muito perto - da sua IDR (Ingestão Diária Recomendada) de colina. É o suficiente para evitar deficiências dessa vitamina, que podem ser aumentadas com o piracetam.

      Excluir
  3. Tudo bem? Parabéns pelo Blog! Vc combinaria modafinil+piracetam+ colina? Abs

    ResponderExcluir
  4. Olá Matheus... faço faculdade e tenho dificuldade muito grande em absorver os assuntos, resolvi pesquisar na net algo que pudesse me ajudar... E te encontrei, rsrs. gostei muito de suas informações e pretendo fazer uso do NOOTROPIL...
    Qual a dosagem correta a tomar? Devo tomar 2 comprimidos de 800 mg 3x ao dia junto com 1 de Colina... desde já agradeço, aguardo resposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo - desculpe pela demora. A quem interessar possa, esses questionamentos são respondidos nesse artigo: http://www.cerebroturbinado.com/2017/01/faq-uso-do-piracetam-como-melhorador.html (copie e cole no navegador). Consulte os questionamentos 4, 5 e 9.

      Excluir
  5. Acabei de comprar também e estou com a mesma dúvida do anônimo acima. Rsrs...
    Pode me ajudar? Só comprei o nootopril 800.
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, o ideal é conversar com um médico para ele te auxiliar. Não posso prescrever nada. Portanto, vou apenas expor o que eu sei.

      Mais de um estudo científico concluiu que, em pessoas saudáveis, o piracetam tem efeito ótimo na dose de 4800 mg por dia. Deixo as referências:
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10555876
      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8272204

      A dosagem é muito alta - uma caixa duraria apenas 5 dias. Há um análogo do piracetam que eu descobri, chamado Noopept, que se mostrou muito mais potente e por um preço menor. Discuto ele nesse artigo:

      http://cerebroturbinado.blogspot.com.br/2015/11/noopept.html

      Excluir
  6. Bom dia, essa dosagem não é muito alta?

    "Passei a ingerir doses menores de piracetam (1 a 2 comprimidos de uma vez, no máximo 3 vezes ao dia), junto de 1 cápsula de 1200mg de lecitina de soja."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em pessoas saudáveis, o piracetam tem uma "dosagem ótima" (melhor relação entre dose - efeito) bem alta. Mais de um estudo científico concluiu que, para quem busca ampliar as funções cognitivas, a melhor dose é a de 4800 mg por dia:
      Mais de um estudo científico concluiu que, em pessoas saudáveis, o piracetam tem efeito ótimo na dose de 4800 mg por dia. Deixo as referências:
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10555876
      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8272204

      Isso pode ser ainda maior para quem faz uso terapêutico, principalmente no caso de tratamento de disfunções cognitivas. O piracetam tem um custo/benefício que não é tão atraente. Há um análogo do piracetam chamado Noopept que é vendido por um preço menor no exterior - e tem efeito bem mais potente. Mais sobre isso em:
      http://cerebroturbinado.blogspot.com.br/2015/11/noopept.html

      Excluir
  7. Boa tarde meu caro, muito interessante seu texto, para concurso voce acha melhor usar quando o edital estiver aberto (nas revisoes) ou antecipadamente? tem algum problema com exames toxicologicos posteriormente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudos mostram que o efeito do piracetam na memória é fraco. É algo especialmente maior na memória verbal - então, possivelmente, você conseguirá absorver melhor os conteúdos escritos e falados. O piracetam parece ter um leve efeito na aprendizagem - desde o processamento até o armazenamento das informações. Sobre os exames toxicológicos, você terá que verificar o edital - mas dificilmente o piracetam estaria nessa lista.

      Excluir
    2. Um adendo: vale a pena conversar com um médico. Não se automedique.

      Excluir
    3. Olá boa tarde.
      Estou iniciando meus estudos com o piracetam.. Já tinha ouvido falar e acredito que possa ser realmente muito útil. Estou tomando ele e junto faço a utilização de outro poderoso/benéfico auxiliar, uso microdoses de psilocibina (1 dia sim e 1 dia não). A psilocibina, em pequenas quantidades, tem quase a mesma capacidade de acuidade visual e melhoramento na comunicação..
      Obrigado pela dica da lectina de soja. Você disse ser o mais fácil da época que começou a tomar..
      Tem algo mais eficiente/barato/saudável para indicar?
      Obrigado desde já.

      Excluir
    4. Anônimo, peço desculpas pela excepcional demora em respondê-lo. Devo dizer que a alimentação saudável, atividade física, sono e descanso de qualidade, lazer e distrações são os nootrópicos mais eficientes, baratos e saudáveis que conheço. No campo químico, não indico nada - mas acredito que a Rhodiola rosea possa ser um nootrópico que esteja nas categorias de eficiente, barato e saudável.

      Compartilho outras experiências pessoais nesse artigo: http://www.cerebroturbinado.com/2015/07/usei-meu-cerebro-como-cobaia-para-7.html e também em meu livro, o Turbine Seu Cérebro.

      Excluir
  8. Tomei 1cx mas não sentir efeito algum? Quantas cxs ou por quanto tempo devo tomar o medicamento para sentir efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, converse com seu médico. Lembre-se de que algumas pessoas não respondem ao piracetam. Esse é o caso especialmente em quem faz uso não-terapêutico, ou seja, pessoas saudáveis, sem nenhuma disfunção cognitiva. Mais de um estudo científico concluiu que, em pessoas saudáveis, o piracetam tem efeito ótimo na dose de 4800 mg por dia. Deixo as referências:
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10555876
      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8272204

      Há um análogo do piracetam chamado Noopept que tem efeito 1000 vezes superior. Saiba mais aqui: http://cerebroturbinado.blogspot.com.br/2015/11/noopept.html

      Excluir
  9. Minha experiência com o Piracetam tem sido positiva, embora o efeito não seja tão dinâmico e rápido como o da Ritalina. Recomendo usarem a dosagem indicada pelo Matheus, de fato, 4800mg por dia tem um efeito mais expressivo. Matheus, essa dosagem de 4800mg/dia tem que ser acompanhada por uma de 1200mg/dia de Lecitina de Soja ou deve-se aumentar a dosagem da Lecitina também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, respondo-o muito tardiamente. Mas, antes tarde que nunca, peço que consulte o questionamento 9 desse artigo, que esclarece sua dúvida: http://www.cerebroturbinado.com/2017/01/faq-uso-do-piracetam-como-melhorador.html

      Excluir
  10. Gostei da sua matéria, vou olhar as outras postagens e talvez compre o seu livro. Parabéns pelo empenho.
    Uso ritalina sazonalmente há uns 10 anos (desde os 15) e ela mudou completamente a minha vida. Tenho TDAH e não sei o que seria da minha vida hoje sem ter feito terapia psicológica e sem a ritalina.
    Acontece que além do preço alto da ritalina, pagar caríssimo pela consulta psiquiátrica não tá rolando. Além de que a ritalina tem feito mal pra mim ultimamente, modiquê causando muita ansiedade.
    Imagino que vc tenha tido maior clareza verbal pq o remédio estimula as áreas de Wernick e Broca, responsaveis pela linguagem. Por isso o piracetam é também usado em casos de afasia, que é uma disfunção da linguagem.
    você já usou os outros nootrópicos? qual vc considerou de melhor custo x beneficio?
    valeu, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, fico feliz que tenha gostado da matéria. Obrigado pelo feedback e pelo interesse no livro.

      Para muitos com TDAH, a Ritalina é uma bênção. Mas, como não há almoço grátis, a Ritalina tem também muitos efeitos colaterais. Ansiedade e labilidade emocional certamente estão entre esses.

      E, de fato, excelente observação que você fez. O piracetam é usado com sucesso no tratamento de afasia, uma das possíveis sequelas do AVC (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10338107).

      Já fiz uso de vários nootrópicos. Relato o efeito de 7 deles aqui: http://cerebroturbinado.blogspot.com.br/2015/07/usei-meu-cerebro-como-cobaia-para-7.html

      Quanto ao custo benefício, me sinto dividido em dois. O primeiro é uma combinação de l-teanina e cafeína. Pode até parecer uma combinação nem um pouco promissora - pois são duas substâncias naturais, encontradas no chá verde em pequenas quantidades. No entanto, eu experimentei 200 mg de l-teanina com 100 mg de cafeína. E posso atestar que, na minha experiência, o foco é incrível! Inacreditável para suplementos tão simples. Os efeitos são curtos, mas, em compensação, fico completamente relaxado e muito concentrado nas tarefas que estou cumprindo.

      O segundo seria o Noopept, um nootrópico importado. Ele é como um "piracetam" de primeira geração. Foi criado a partir da molécula do piracetam. É usado numa gama de doenças que prejudicam as funções cognitivas (inclusive pós-AVC) com sucesso clínico bem maior que o piracetam. Para mim, senti aumento na memória, os meus sentidos ficaram mais "aguçados" e também noto um aumento no humor. Dá uma olhada no meu artigo a respeito: http://cerebroturbinado.blogspot.com.br/2015/11/noopept.html

      É claro, peque pela cautela e não faça uso de nenhuma substância sem prescrição ou acompanhamento médico. Abraço!

      Excluir
  11. 0la o que vc acha da associacao de piracetam, lecitina de soja e ritalina? devido as suas experiencias grato pelo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lecitina de soja é, de longe, preocupante. Ela não deve ser usada por mulheres grávidas, por pessoas que estejam fazendo terapia de reposição hormonal e nem por quem tenha alguma alergia à soja (mais comum em crianças). Para quem não faz parte de nenhum desses grupos, a lecitina dificilmente será prejudicial à saúde. A avaliação de um profissional nutricionista é o ideal para determinar a necessidade e a segurança da suplementação com lecitina de soja.

      Entre os usuários de nootrópicos, a lecitina é normalmente suplementada por ser uma fonte razoável de colina - uma vitamina do complexo B. A suplementação assegura que não haverá a deficiência dessa vitamina, que é fundamental para o sistema nervoso e para a memória.

      No entanto, é possível obter a lecitina por meio de outras fontes alimentares. Ovos também são excelentes fontes de lecitina (e, por tabela, fonte de colina e de outros nutrientes presentes na lecitina). Com uma alimentação equilibrada, a suplementação com a lecitina de soja não é necessária.

      Finalmente, mais problemático é a possibilidade de interação entre piracetam e o metilfenidato (Ritalina). Prefiro pecar por precaução - e, por isso, minha opinião leiga é dizer que você não deva utilizar a não ser que receba o aval e o acompanhamento de um médico.

      Dizer se essa combinação é segura ou se ela é arriscada é meramente especulação. Até onde pesquisei, não há nenhum estudo científico que tenha avaliado a segurança do uso concomitante de piracetam e Ritalina.

      Há, porém, um estudo que descobriu que o piracetam intensifica o efeito psicoestimulante da metanfetamina (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22607774). Há um abismo entre o metilfenidato e metanfetamina. No entanto, ambos são drogas anfetamínicas (a Ritalina não é uma anfetamina mas atua, da mesma forma, aumentando a concentração de dopamina e norepinefrina no cérebro - por outros mecanismos). Os autores concluíram que "o piracetam pode potencializar os efeitos estimulantes no comportamento de drogas anfetamínicas". A Ritalina pode muito bem ser considerada uma "droga anfetamínica" se pensarmos que tanto o metilfenidato quando as anfetaminas atingem os mesmos fins por meios diferentes.

      O piracetam aumenta a permeabilidade das membranas dos neurônios. Em termos práticos, isso significaria que os neurônios se tornarão mais "sensíveis" ao receber estímulos químicos - como neurotransmissores como a dopamina e a norepinefrina. Essa teoria (que é apontada no estudo que eu linkei acima) é a que explica a possibilidade da combinação piracetam + Ritalina ser arriscada.

      Excluir
    2. Boa explicação, estava procurando justamente essa resposta comprei o nootropil mas não a lecitina de soja, más como bastante ovos, vou verificar se o ovo da conta da colina, e ver se não irá dar dor de cabeça.

      Excluir
    3. Detalhe amigo, ovos além de fonte de colina, aumentam o colesterol. Cuidado ao ingerir em excesso!

      Excluir
    4. ovos cozidos nao aumentam o colesterol nao..so se for frito..Dr lair ribeiro come 8 ovos cozidos por dia!!!

      Excluir
    5. @savio luiz, ta sabendo legal sobre ovo mesmo

      Excluir
    6. Voltando para responder, o ovo deu conta sim, tomei a dose mínima e comia em media 4 a 5 ovos por dia, o dia que eu não comia eu tinha uma dorzinha de cabeça.

      Excluir
    7. Felipe Rodrigues, quanto ao uso do nootropil surtiu o efeito que esperava?

      Excluir
    8. Matheus, tudo bem?

      Seu blog é muito bom.

      Me deixe te perguntar: você já usou arcalion + piracetam?

      A médica me prescreveu o uso dos dois.

      Eu acabei de tomar uma dose de piracetam, e posso afirmar que surtiu efeito no nível de consciência, detalhe, no primeiro dia.

      Uma outra questão, Matheus, que não logrei êxito em localizar nos seus blogs seria a possibilidade de contrair doenças neurodegenerativas em função do acúmulo de neurotransmissores do glutamato nas células neurais.
      Eu li num site que a esclerose lateral amiotrófica poderia estar ligada a uma toxicidade pelo acúmulo deste neurotransmissor nas células, criando desordem no funcionamento, acarretando a morte delas.

      Você sabe algo sobre os riscos de se usar a longo prazo os nootropicos piracetam e sulbutiamina?

      Desde já, grato pelo blog.

      Excluir
  12. Olá Matheus, parabéns pelo conteúdo, excelente!! Excelente também sua escrita!! Esclareceu muito, estava precisando de informações para orientar um paciente que está cogitando a hipótese de entrar com esta medicação e, é claro, primeiramente o encaminhei para um clínico para uma avaliação mais detalhada, mas para acompanhá-lo e dar conta de sua demanda foi preciso me inteirar de tudo o que encontrei aqui. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara, é uma honra saber que o meu material auxiliou uma profissional da saúde. Minha intenção é justamente produzir conteúdo de qualidade e de confiança. Sou eu quem agradeço ao seu comentário =D

      Excluir
  13. Boa tarde pessoal. Quero deixar meu relato.
    Eu e 3 amigos fizemos uso do Piracetam (Nootropil) durante 6 meses, variando em doses e combinações. O que tenho a dizer é: os efeitos variam por pessoa. Vou relatar os resultados gerais:
    a) Demorou aproximadamente 30 dias para que seus efeitos fossem bem percebidos.
    b) O Piracetam não aumentou a memória ou inteligência, melhorou a atenção e concentração de quem possuía algum déficit. Em pessoas normais provocou efeito negativo (2,4~4,8 g fracionados em 3 vezes ao dia; dificuldade de concentração e desorientação).
    c) Precisa ser usado com colina, senão provoca fortíssima dor de cabeça.
    d) Não recomendo o uso de lecitina de soja por homens: distúrbios hormonais foram percebidos (impotência, inclusive...)
    e) Em pessoas normais, melhor dosagem 0,8~1,2 g fracionados em 2 ou 3 vezes ao dia; efeitos negativos não notados; revigoramento mental; disposição).
    f) Esses efeitos, em pessoas normais, pode ser obtido com produtos naturais.
    g) Apenas 2 de nós continuam tomando o Piracetam (os que sentiam alguma dificuldade de atenção e concentração, melhoria notoria).
    Como disse, varia por pessoa, abraços!
    calmeidalr24@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por ter enriquecido o debate com o seu relato. Abraço

      Excluir
  14. Olá Matheus! Obrigada pelas informações. Gostaria de saber se consigo encontrar noopept no mercado brasileiro, ou se só vou achar o nootropil? Além disto, posso substituir a lecitina de soja por metiocolin sem prejuízos? Qual a dose? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, eu que agradeço pelo seu interesse. O Noopept não é reconhecido pela Anvisa como medicamento, nem como suplemento. Portanto, ele só é disponível por importação. Já o Nootropil é um medicamento.

      Quanto à lecitina de soja, uma substituição mais válida é o consumo de ovos - eles contém lecitina, mas com maior concentração de fosfatidilcolina (fonte de colina). O medicamento Metiocolin contém 25 mg de cloreto de colina, sendo a recomendação diária de colina, segundo a Anvisa, 550 mg.

      Lembre-se de não se automedicar e buscar a orientação do seu médico.

      Excluir
  15. Gostaria de iniciar a tomar o Piracetam, que dose você indicaria e em que horas do dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, recomendo que consulte a pergunta 4 do FAQ: http://www.cerebroturbinado.com/2017/01/faq-uso-do-piracetam-como-melhorador.html

      Excluir
  16. Será que se eu usar o Nootropil sem a lecitina de soja vou ter dores de cabeça sempre ?Porque a grana esta curta e minha memória esta pífia ,não lembro absolutamente nada e olha q tenho 22 ,e a memoria e o raciocínio parece de cem.Será que o nootropil da jeito ?Estou tomando uma vitamina que não esta fazendo efeito algum Vitfort ,muito ruim ,pelo menos pra mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio, desculpe pela grande demora em respondê-lo. Para quem interessar possa, o Nootropil deve ser prescrito por um médico. O consumo maior de ovos já garante um bom aporte da vitamina colina que, segundo algumas teorias, poderia ser depletada com o uso do Nootropil.

      Excluir
  17. Olá boa tarde, há algum problema de tomar o nootropil puro?sem a colina?

    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se prescrito por um médico. O uso de colina não é nem mesmo citada pela bula do Nootropil.

      No entanto, é preciso atentar-se ao seguinte:
      1) Já foi hipotetizado, num artigo científico, de que o piracetam aumenta o consumo de acetilcolina no cérebro (levando, portanto, a um aumento de consumo de colina, por tabela).
      2) Estudos sugerem que, quando drogas induzem um aumento da atividade neuronal (caso do piracetam), a colina dá suporte para a reposição de acetilcolina
      3) Boa parte da população é deficiente em colina, e ela é um nutriente importante

      Ovos, fígado ou gérmen de trigo são fontes ricas em colina. Seja tomando o Nootropil ou não, é ideal garantir uma ingestão adequada de colina na dieta.

      Mais sobre o tema piracetam x colina, aqui: http://cerebroturbinado.blogspot.com.br/2015/08/o-guia-de-colina-para-calouros-ii.html

      Excluir
  18. Eu já tomo Ritalina 10mg há 1 ano, tomo uma dose pequena apenas 1 comprimido por dia antes de estudar, percebi uma leve melhora na minha concentração, e consegui controla minha impulsividade, porém não observei melhoras na minha capacidade cognitiva nem na memória, apenas fiquei mais focado e centrado.

    Quanto tentei aumentar a dosagem para 20mg por dia sofri de forte ansiedade e inquietação.

    Estou curioso para testar o Piracetam porém tenho receio em tomar junto com o metilfenidato, não sei se é seguro. Também pensei em usar o Noopept porém é difícil encontrar no mercado sem contar que ainda tem a Receita Federal para nos encher o saco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atailton, a Ritalina tem um considerável potencial para abuso - então as recomendações médicas de uso devem ser seguidas com rigor.

      Quanto ao piracetam, não há nenhum estudo que tenha analisado seu uso conjunto com a Ritalina. Idealmente, dois remédios psicoativos só devem ser usados sob prescrição - pois há chances de interação negativa.

      À guisa de informação, é sabido que o piracetam potencializa os efeitos de estimulantes no comportamento (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22607774). Isso foi observado com a metanfetamina - que, é claro, tem um efeito muito mais intenso que o metilfenidato. No entanto, os dois modulam os mesmos neurotransmissores (com seus diferentes mecanismos de ação). Então, é muito provável que o piracetam intensifique os efeitos do metilfenidato - exacerbando efeitos colaterais como ansiedade, inclusive.

      Isso está de acordo com o que sabemos do mecanismo de ação do piracetam - já que ele aumenta a eficiência da comunicação sináptica. Com isso, os efeitos dopaminérgicos e noradrenérgicos da Ritalina poderiam ser potencializados por essa maior facilidade de comunicação. Isso pode ser danoso - expondo os neurônios a um excesso desses neurotransmissores.

      Qualquer afirmação sobre o potencial tóxico é especulação (mas com algum fundamento científico). Por haver tamanha carência de literatura científica, vale mais prevenir do que remediar. Literalmente.

      Excluir
  19. Cara me ajuda, estou viciado em Ritalina, cheiro 40 comprimidos por dia. O q tu me sujere, para mim tomar para substituir a RITALINA e diminuir os efeitos da abstinencia. Att Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha recomendação padrão: consulte um médico - preferencialmente, um especialista em Psiquiatria. Eu não sou um médico - e, portanto, não posso fazer sugestões médicas. Ainda que fosse um, seria impossível fazer qualquer sugestão por esse espaço. Dito isso, vamos adiante com algumas informações.

      É difícil acreditar que alguém possa inalar 400 mg de Ritalina por dia - é preciso desenvolver uma grande tolerância para isso. No entanto, a literatura já descreveu casos raros como o abuso intranasal de 200 mg de metilfenidato (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1938793). Ainda são descritos abuso de doses de até 1000 mg de uso intravenoso (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC181133/).

      O abuso de Ritalina pode ser fatal - casos de morte já foram descritos diante de overdose. Além disso, no uso intranasal, as chances de lesões no seio paranasal são consideráveis.

      Em situações como essas, um psiquiatra geralmente deve sugerir um "tapering" da droga - fazendo o desmame do fármaco gradualmente (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3036556/). Em situações de abstinência, é esse o processo que se mostra mais eficaz. A diminuição lenta das dosagens é mais segura, na maioria dos casos, do que a cessação súbita da droga. Esse último cenário pode resultar em depressão severa. Medicamentos que auxiliam a abstinência podem ser prescritos por um profissional habilitado.

      A Ritalina é uma droga que deve ser tomada seguindo rigorosamente as recomendações médicas. Utilizando-a na posologia apropriada e responsavelmente, ela pode ser uma terapia eficiente e moderadamente segura na redução dos sintomas de TDAH (mas, certamente, não é a única).

      Gostaria de poder ajudar mais - porém, estou convicto que apenas um psiquiatra poderá determinar uma terapia individual. Meus melhores votos a você.

      Excluir
  20. Boa tarde Matheus,

    Estou tomando piracetam a 5 dias, vou relatar minha experiência e gostaria que você me orientasse quanto a minha combinação e dosagem.

    2 cps piracetam 800mg 3 vezes ao dia + 400mg colina 3 vezes ao dia sendo que a colina é do suplemento vitamínico chamado detoxslim(https://ofertas.detoxslim360.com).

    Obs: No segundo dia tomei 5,6 g de piracetam para verificar algum efeito colateral e tive a sensação de estar flutuando, ou rodando ou aceso, não sei explicar,juntamente com dores de cabeça.

    Vantagens percebidas: Pode ser psicológico mas tenho uma sensação de ver as coisas e ter pensamentos mais nítidos e leve melhora na comunicação verbal e talvez me sinto um pouco mais alegre.

    Efeitos colaterais: Não tive nenhum efeito colateral a não ser um pouco de cansaço físico e mental ao fim do dia, e dificuldade em durmir depois da dose noturna, na verdade costumava ter dores de cabeça e agora não sinto mais e Vontade de urinar a cada 1 hora, por isso estou tomando no mínimo 2 litros de agua.

    Hoje comecei a tomar targifor+c (Argina 500mg+ acido ascorbico 500mg) e pois isso estou me sentindo um pouco mais disposto, ao chegar em casa verei se estou cansado a ponto de durmir como antes ou nao.


    Quanto a essa combinação gostaria da sua opinião.

    Muito obrigado

    Ate mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DjimLion Style, sinto não tê-lo respondido antes. Seu relato sobre o Nootropil é interessante. No entanto, eu não aconselho seguir um regime de qualquer fármaco de prescrição por conta própria. Converse com um médico. Ele está lá para lhe orientar - então, comente seu uso de piracetam com ele. Siga as recomendações do profissional.

      A arginina pode aumentar o fluxo sanguíneo cerebral. O piracetam aumenta a microcirculação cerebral, e incrementa o metabolismo cerebral (com maior oxigenação e uso de glicose por neurônios). É possível que haja certa interação entre os dois nesse sentido.

      Por outro lado, isso não é de todo positivo. O piracetam afeta propriedades hemorreológicas - dificultando a junção das plaquetas (responsáveis pela coagulação). Também dificulta a adesão dessas plaquetas. Esses efeitos do piracetam podem dificultar a coagulação do sangue. A arginina, do Targifor C, poderia potencializar ainda mais os efeitos. A arginina é matéria-prima para a síntese do óxido nítrico, que é um potente vasodilatador e anti-agregante plaquetário. A combinação, portanto, pode ser perigosa. Por isso o acompanhamento médico é importante, a fim de se determinar riscos.

      Os suplementos de colina podem ser melhor utilizados com as vitaminas B1 e B5. Leia mais aqui: http://cerebroturbinado.blogspot.com.br/2016/01/quando-usar-colina-e-inutil.html

      Abraço

      Excluir
    2. Ola Matheus, tudo bem?
      Vc demorou responde ai achei q nem iria mais, agora voltei aqui e li seu comentario.
      Entao, eu parei de tomar o targifor C, ele estava me dando muito sono a tipo as 19 horas e eu nao podia dormir neste horario.
      Bom, agora estou tomando apenas 1 cp piracetam + 1 cp detoxslim duas vezes ao dia.
      nao tenho efeitos colaterais.

      Resumindo, posso dizer que em quase dois meses tomando essa combinação minha vida esta bem melhor, agora eu tenho mais foco, minha memória esta mais ativa, as ideias fluem mais fácil e minha comunicação melhorou bastante, desta vez, em todo a minha vida, vejo meus objetivos mais claros, e consegui mudar meus hábitos, vejo que eu precisava apenas de um empurrão e o piracetam e colina proporcionou isso.

      Pretendo parar de tomar o piracetam daqui um mes e ver se mantenho a melhora sem ele, por enquanto vou manter pois preciso terminar dois cursos em um mes, so pra garantir. rs

      Depois posto mais da minha experiência.


      No futuro, gostaria de trocar mais ideias com vc pois vou começar a tomar outros suprementos como omega 3, vitamina D3 entre outros para melhorar meu sistema imunologico.


      Obrigado pela resposta e pelas dicas.

      Abraço

      Excluir
    3. Exatamente esta a minha dúvida: O que vem depois ? Será que só há resultados durante o uso ? E se as informações que foram adquiridas com a melhora da memória começarem a esvanecer.

      Execelente relato.

      Excluir
    4. Cara,
      Acredito que a melhora da memória é apenas uma associação melhor, o acesso as informações facilitados, pensamentos mais nítidos, ou seja, se a pessoa não aprender a usar a memória e guardar as coisas da forma correta, ou da melhor forma, não vai adiantar nada tomar medicamentos.

      Para resumir, pra mim os nootropicos são apenas um potencializador, vai aumentar o fluxo cerebral e assim possibilitar uma melhoria, mas o resto depende de nos mesmos, depende da nossa vontade.

      boa noite


      No meu caso, eu precisava de apenas um empurrão,

      Excluir
    5. Você ciclou eles por quanto tempo ? Teve tempo de pausa ?

      Excluir
  21. Olá Matheus!
    Parabéns!
    É realmente um mundo a ser descoberto este dos nootropicos,
    Gostaria de saber quanto tempo dura o efeito do piracetam e se você, de acordo com sua experiencia, indica algum período de tempo mais adequado entre uma dosagem e outra para obter um efeito continuo no decorrer do dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, faço uso do piracetam a 6 meses.. com períodos de algumas semanas de pausa.
      Na bula não apresenta informações sobre a meia vida da droga, porém eu percebí que ela fica ativa em média 3 dias no total. Porém o tempo de pico é 12 horas, depois disso vai decaindo.

      Excluir
    2. Daniel, à guisa de informação:

      1. O tempo de meia-vida médio do piracetam é de 4 a 5 horas. Esse é o tempo para que você excrete 50% do fármaco.
      2. Regime comum em ensaios clínicos, em humanos saudáveis, é de 1,6 gramas 3 vezes ao dia.

      Não posso "prescrever" um tratamento. Siga as orientações do seu médico e da bula. Abraço

      Excluir
  22. Olá, meu nome é Michael Herbert
    Utilizo o Nootropil a 6 meses, e foi minha saída contra o TDAH.
    Fui diagnosticado com TDAH, e recusei o uso da ritalina, pois seus efeitos colaterais são mais altos. E também o custo do tratamento é absurdo. Consultas + Exames + remédio..
    Acabei abandonando minha psiquiatra. E resolví pesquisar um pouco sobre nootrópicos, foi quando descobrir o Nootropil.
    Resolví ir na farmácia e comprar.. me surpreendir com o preço super em conta..
    Dei início ao tratamento e não ví muita diferença nos primeiros dias.. até porque eu tomava apenas 2 comprimidos ao dia. Mais conforme os dias foram passando eu percebí o efeito do remédio; Eu estava motivado, focado, com ideias extraordinárias fluindo a todo momento.. eu realmente goto muito do nootropil..
    Hoje em dia, tomo 1 comprimido dia sim, dia não. porque percebí que em dosos altas ele me deixa muito ansioso e impaciente. OS EFEITOS COLATERAIS EM MIM; Que aliás foi muito desagrádável foi a FOBIA SOCIAL.
    Particulamente em mim percebí que tinha desenvolvido fobia social diante situações que envolvesse avaliação de alguem sobre mim.. Algo que me faz eu tomar um medicamento chamado BUP, para amenizaar em momentos de exposição tensa, como um entrevista, etc.. Mais mesmo assim não deixo de tomar o Nootropil, pois se eu parar não consigo fazer nada praticamente.. me torno desmotivado, sem vontade pra nada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar o seu relato, Michael, recebo-o com muito interesse. O uso do piracetam em pessoas com TDAH não é tão investigado. No entanto, há um estudo feito em crianças que analisou o potencial terapêutico do piracetam. A informação é igualmente curiosa e traduzo grosseiramente o resumo do estudo (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15071842) aqui:

      O TDAH é a causa mais comum de problemas que afetam o comportamento e o aprendizado na infância. A eficiência terapêutica de Nootropil (piracetam) em duas doses diferentes foi avaliada num estudo aberto, com 80 crianças com TDAH - 70 meninos e 10 meninas - com idades entre 6 e 11 anos, divididos em 3 grupos. Dois grupos receberam Nootropil, como monoterapia, por um mês: 1° grupo (30 pacientes) - na dosagem de 70 mg/kg diariamente e 2° grupo (30 pacientes) - 40 mg/kg diariamente, via oral. O grupo controle de 20 pacientes não recebeu nenhum tratamento. Todas as crianças foram examinadas duas vezes, com um intervalo de um mês. O processo de análise incluiu um questionário estruturado aos pais, exames neurológicos com avaliação e pontuação de sinais sutis e testes psicológicos. A terapia com Nootropil em crianças com TDAH resultou numa melhora das características comportamentais, coordenação motora e também atenção divida, contínua e seletiva. A taxa de resposta foi de 60% em pacientes que receberam 70 mg/kg de Nootropil e de 43% em pacientes que receberam Nootropil na dosagem de 40 mg/kg. Os resultados desse estudo sugerem que há consideravelmente mais efeitos terapêuticos do tratamento com Nootropil em doses maiores nos campos de comportamento, capacidade motora e atenção em crianças com TDAH.

      Excluir
  23. Olá, Matheus, ótimo texto!
    Eu tenho alergia à soja e me recomendaram Guaraná em pó para substituir a Lecitina de Soja.
    Você saberia dizer se este seria um substituto eficaz? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No que se refere a suplementação com colina, não é eficaz. Na verdade, pode até mesmo ter um efeito deletério - porque a cafeína contida no guaraná (por vezes chamada de guaranina), aumenta a liberação de acetilcolina. Isso aumenta ainda mais o "gasto" de colina, especialmente em longo prazo.

      A colina pode ser encontrada na alimentação. Gemas de ovos são excelentes fontes, pois contém a colina também na forma de lecitina (uma lecitina animal).

      Excluir
  24. POr quanto tempo eu posso tomar o Piracetam + Leticina de soja + L-carnitina. Pretendo estudar durante 9 meses eu posso usar nesse longo periodo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas o médico pode orientar sobre a duração do tratamento. À guisa de informação, o piracetam já foi utilizado durante um ano em pacientes com Alzheimer e foi bem tolerado (fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8437693)

      Excluir
  25. Até gostei,mas que adianta se não conseguimos comprar sem receita.
    Uma vez anotei uma fórmula do doutor Lair Ribeiro para turbinar a memória, só que não encontrei nenhum médico que me fornecesse uma receita. Ainda pior me chamavam de louca ahah.

    ResponderExcluir
  26. Olá Matheus, o Nootropil, precisa de receita medica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ícaro, na embalagem do Nootropil vem a inscrição: 'Venda sob prescrição médica'. Portanto, a apresentação da receita é necessária. É uma receita comum, que não fica retida (o medicamento não é controlado).

      Na prática, há muitas farmácias que desrespeitam a determinação de exigir a apresentação do receituário - colocando em risco a saúde do consumidor.

      Excluir
    2. Controle desnecessário. Há muito coisas mais danosas que estão livremente à venda. Digo não ao monopólio da saúde que é entregue aos médicos.

      Excluir
  27. Vou começar o tratamento com Nootropil na quinta feira dia 11/02 após uma semana posto aqui as vantagens e desvantagens, irei fazer a prova da OAB em abril, vamos ver o resultado e a verdade sobre este medicamento será exposto aqui, sem lenga lenga, a verdade nua e crua. Boa sorte para nós.

    ResponderExcluir
  28. PARABENS PELO MATERIAL E PELO DEBATE MUITO ENRIQUECEDOR

    Quanto ao custo benefício, me sinto dividido em dois. O primeiro é uma combinação de l-teanina e cafeína. Pode até parecer uma combinação nem um pouco promissora - pois são duas substâncias naturais, encontradas no chá verde em pequenas quantidades. No entanto, eu experimentei 200 mg de l-teanina com 100 mg de cafeína. E posso atestar que, na minha experiência, o foco é incrível! Inacreditável para suplementos tão simples. Os efeitos são curtos, mas, em compensação, fico completamente relaxado e muito concentrado nas tarefas que estou cumprindo.

    ESSA QUANTIDADE SERIA APENAS UMA VEZ AO DIA PELA MANHA ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ladilson, quando eu utilizava a combinação de l-teanina e de cafeína, fazia-o pela manhã ou, quando muito, repetia a dosagem à tarde. Evitei o uso durante a noite porque a cafeína pode atrapalhar o sono. A posologia deve ser orientada por um médico.

      Excluir
  29. Caro Matheus Pereira.
    Primeiramente, quero te parabenizar pelo blog, tais informações foram muito úteis pra mim e pra muitas pessoas.

    Quero tirar uma dúvida.
    Comecei mais um ano de uma intensa jornada de estudos, em busca da aprovação em Medicina na federal.
    Fiquei muito interessado em fazer o uso do Nootropil, uma vez que percebi que ele é mais acessível e menos "invasivo" e viciante do que o Ritalina ( o qual eu estava pensando em tomar ).
    A minha prova é só mais pro final do ano.
    Será que tem problema tomá-lo durante um longo período de tempo ? Durante o ano todo, por exemplo ?
    Ou você acha mais recomendável começar a tomar pelo menos no segundo semestre ?
    Há alguma contra indicação acerca do grande período de uso ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa pergunta. tb gostaria de saber

      Excluir
    2. Samuel, espero que tenha sido aprovado! Antes tarde do que nunca, peço que consulte esse FAQ. Eu esclareço sobre o uso prolongado do piracetam na pergunta 7: http://www.cerebroturbinado.com/2017/01/faq-uso-do-piracetam-como-melhorador.html. Abraços!

      Excluir
  30. tu aconselha o uso de tal substancia para sintomas ligados a ansiedade como o sintoma da desrealizaçao ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, recomendo que consulte seu médico para que ele avalie a prescrição. Eu não posso indicar ou aconselhar o uso de nenhum medicamento.

      Excluir
  31. Só gostaria de entender se os resultados adquiridos na memória se mantem ou as pessoas acabam tendo perda da informação adquirida após parar o uso.

    Existe algum estudo que defina o tempo de uso "tolerável" ou que não apresente muitos riscos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morenão, peço desculpas pela demora. Quando informações são armazenadas no cérebro (vamos supor, referentes a um tópico de História do Brasil, como a Inconfidência Mineira), elas podem ser, mais tarde, enfraquecidas se o tema não é revisitado. Há uma depressão das sinapses se você não revê as informações. Não há motivo, na literatura e nem mesmo relato anedótico que eu conheça, que permita mesmo supor que o piracetam amplie esse tipo de esquecimento (isto é, que cause abstinência com amnésia retrógrada quando é interrompido).

      Excluir
  32. Bom dia faço uso de idebenona 300mg 3x dia por orientação médica devido doença genética por prevenção. Gostaria de saber se não irá influenciar no meu tratamento o uso de nootropil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tereza, assim como a idebenona, o piracetam parece otimizar o funcionamento das mitocôndrias. Um estudo (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1615864/) determinou que, frente ao estresse oxidativo, o piracetam promoveu a estabilização e a proteção mitocondrial, além de melhorar a produção de ATP (energia celular). Os autores hipotetizaram que o piracetam melhora a fluidez das membranas mitocondriais.

      A idebenona, por outros mecanismos, também causa uma melhora na bioenergética. Poderia ser o caso que o piracetam seja sinérgico com a idebenona, ou seja, que, juntos, eles tenham efeitos mais benéficos que se usados separadamente. Isso, apenas especulando! Como sempre, cabe ao médico que prescreveu a idebenona avaliar a interação dela com o piracetam e o custo/benefício dessa associação.

      Excluir
  33. Boa tarde Matheus vejo aqui que as pessoas relatam insônia, irritabilidade. Tomo Nootropil há 6 meses na dosagem de 2 comprimidos ao acordar 2 após o almoço e 2 após o jantar e nunca tive dor de cabeça (afinal não sei nem o que é ter isso nunca tive dor de cabeça nem de ressaca kkk) e nem sinto insônia acho que a insônia, dor cabeça e a irritabilidade para as pessoas aqui já são de natureza delas mesmas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo relato, Alexandre. As respostas individuais variam, mas há vários efeitos colaterais possíveis (comuns e incomuns) com o uso do piracetam.

      Excluir
  34. Matheus e o Memoriol B6 teria uma potencia tbm pra memória? ? pedi pra minha mãe ver na farmácia se compra sem receita rsrs preciso urgente de algo pra memória pois se não jamais sairei da faculdade meu Deus kkk

    ResponderExcluir
  35. Olá, o Piracetam vendido no Brasil é de 800mg segundo vejo, contrariamente ao que se vende, por exemplo, em Portugal (1200mg, sob prescrição médica. O Piracetam 1200mg deve ser tomada 3 x ao dia, às refeições em conjunto com vinpocetina. A sua acção caracteriza-se fundamentalmente por uma intensificação da irrigação cerebral, com a consequente melhoria dos processos metabólicos do tecido nervoso. Apresenta igualmente um efeito inibidor da agregação plaquetária, uma redução sobre aviscosidade sanguínea e uma tendência para melhorar a deformabilidade dos eritrócitos, o
    que contribui para uma maior eficácia em múltiplas situações centrais, degenerativas ou não, em que a deficiência circulatória constitui o factor comum de maior relevo. Toma-se igualmente 3 x ao dia às refeições com água. A combinação de um e de outro é excelente. para mais informações: www.infarmed.pt.

    ResponderExcluir
  36. Paguei o ebook já faz meses e nunca chegou nada pra mim.
    Paguei com boleto. Assim fica sem crédito está página!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Washington, tudo bem?
      A sua compra foi iniciada no dia 26/01. O sistema Hotmart indica que a compra foi liberada no dia 28/01. Isso significa que o arquivo do Turbine Seu Cérebro foi automaticamente enviado ao email que você cadastrou para a compra.

      É possível que esse e-mail tenha sido indevidamente enviado à pasta "lixo". No entanto, você pode solicitar no próprio site www.hotmart.com uma outra cópia - sem pagar nada por isso.

      Se você tiver qualquer problema em recuperar o arquivo, por favor, entre em contato comigo por matheuscdcp@gmail.com. Eu lhe envio através do meu próprio e-mail pessoal uma cópia licenciada para você.

      Excluir
  37. Paguei o ebook já faz meses e nunca chegou nada pra mim.
    Paguei com boleto. Assim fica sem crédito está página!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Washington, reitero que a sua compra foi concluída - e, portanto, automaticamente enviada ao e-mail que você cadastrou no site. Verifique sua caixa de lixeira e spam.

      Você pode acessar o produto a qualquer momento pelo próprio site onde comprou. Clique aqui para saber mais: https://atendimento.hotmart.com.br/hc/pt-br/articles/212467848-Como-acessar-o-produto-que-comprei-

      Eu lhe enviei um e-mail com maiores esclarecimentos.

      Excluir
  38. Olá Matheus, tudo bem? A combinação de Piracetam (800mg) + L-teanina (100mg) + Cafeína (50mg) + 120mg de Ginkgo Biloba + 1,2g de Leticina de Soja (separado) + 500mg de Taurina, seria uma boa combinação? E também gostaria de saber se elas interagem com o escitalopram...

    ResponderExcluir
  39. Mais uma pergunta Matheus, você já leu sobre o "sono polifásico"?

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde Matheus, combinação de Piracitam (800mg) + HuperzineA (1mg) + Memoriol B6 (glutamina 200 mg, glutamato de cálcio 250 mg,
    fosfato de ditetraetilamônio 6 mg, cloridrato de
    piridoxina 20 mg) pode ser uma ótima combinação?

    ResponderExcluir
  41. Estou tomando o Piracetam 800mg 3x ao dia com 1000mg de leticina de soja uma vez por dia, já faz duas semanas. Não sinto uma mudança muito forte, acredito que seja devido a dosagem que não é tão alta. Mas os efeitos para mim já são o suficiente. Sinto uma melhora na atenção, energia, estou mais comunicativo, em reuniões que preciso falar bastante o efeito é ótimo. Eu senti dor de cabeça só no segundo dia, mas não foi algo fora do normal. Obs: quando tomei umas latinhas de cerveja no final de um dos dias, tive uma ressaca super potente no dia seguinte. Vou continuar com essa dosagem e em breve volto aqui para postar mais informações.

    ResponderExcluir
  42. O Piracetam é vendido somente com receita nas farmácias? Como eu poderia comprar ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo e a quem interessar possa, recomendo consultar a questão 4 desse FAQ para esclarecimentos: http://www.cerebroturbinado.com/2017/01/faq-uso-do-piracetam-como-melhorador.html

      Excluir
  43. Gostei da informação sobre o piracetan, mas o uso dele digamos, para ativar a memória para estudar pra concurso, que seria e médio prazo, por exemplo 3 meses... Como faria o uso dele?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo e a quem interessar possa, recomendo consultar a questão 4 desse FAQ para esclarecimentos: http://www.cerebroturbinado.com/2017/01/faq-uso-do-piracetam-como-melhorador.html

      Excluir
  44. "São potencializados quando sua alimentação fornece todos os nutrientes que seu cérebro precisa."
    E quais seriam esses nutrientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc comprar um polivitamínico de A a Z vc vai ver, principalmente o complexo B. Experimente se quiser, eu acho ótimo um polivitamínico ( tbm chamado de

      Excluir
  45. Olá, gostaria de saber se esse medicamento deve ser usado somente em dias especiais para estudo ou devo tomar todos os dias para manter efeito??????
    No meu caso vou estudar para concurso, mas não serão todos os dias.

    ResponderExcluir
  46. Tomo Piracetam 3 comprimidos 800 mg de uma vez pela manhã, isso a duas semanas e nunca tive dor de cabeça estranho vc ter sentido dor de cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado quase todo mundo relata dor de cabeça, tomei 6 comprimidos não sentir nada e nem dor de cabeça muito estranho

      Excluir
    2. talvez você tenha uma alimentação rica em colina

      Excluir
  47. Olá,
    Tive um AVC isquemico que afetou somente os movimentos do lado esquerdo. Memória não! VC indica esse medicamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, gostaria de ajudá-la, mas desconheço. Recomendo consultar um neurologista. Abraço!

      Excluir
  48. Ola amigo! Olha tenho algumas duvidas quanto a eficácia do Piracetam, se voce pudesse me dar uma força eu agradeceria. Eu gostaria de saber qual o tempo para o ápice (Efeito máximo) desse remedio? Vi voce comentando algo a respeito do tempo e do uso do piracetam antes dos concurso, voce deixa para usa-lo quanto tempo antes de um concurso para uma melhor eficácia? Tenho uma prova dia 31/07/2016 voce acha que para eu ter um melhor rendimento eu deveria começa-lo a usar logo? Já estou estudando a algum tempo e estou tendo muita dificuldade quanto a memorização dos assuntos e foco nos estudos, estou muito disperso sabe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estevao, sua prova, é claro, já passou há muito tempo. Mas que fique registrado: esse estudo https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/826948 observou que o piracetam não produziu efeito algum na memória após 7 dias de terapia. Contudo, após 14 dias de uso, os voluntários que usavam piracetam tinham uma memória verbal maior. Então, há certo retardo na resposta terapêutica.

      Excluir
    2. Ainda, é muito importante que você converse com um médico sobre as dificuldades de memorização que relatou. Também, apenas o médico pode prescrever o piracetam, orientar sobre a posologia e a duração do tratamento. A intenção com o blog é apenas informar e não consultar. Abraço!

      Excluir
  49. Olá, comprei hoje o PIRACETAM , gostaria de informações como devo fazer o uso dele, se tenho que tomar todos os dias ,mesmo qdo não estiver estudando???E quantos devo tomar por dia?? O que eu comprei é de 800 gramas, agradeceria mto se alguém pudesse me ajudar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelica, não sou médico, e portanto, não posso prescrevê-la/orientá-la sobre o uso de medicamentos. Para fins informativos, estudos científicos aplicaram um regime de piracetam, a 4,8 gramas por dia, distribuído ao longo do dia. Esse regime foi diário, com duração variável (conforme cada estudo). Consulte um médico para que ele avalie a prescrição, posologia e duração do tratamento.

      Excluir
  50. Preciso tomar esse remédio todo dia?
    Vou começar tomar agora o quanto devo inserir?
    email: naylton2006@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, não sou médico, e portanto, não posso prescrevê-lo/orientá-lo sobre o uso de medicamentos. Para fins informativos, estudos científicos aplicaram um regime de piracetam, a 4,8 gramas por dia, distribuído ao longo do dia. Consulte um médico para que ele avalie a prescrição, posologia e duração do tratamento.

      Excluir
  51. Boa Tarde mateus, queria relatar minha experiencia, tomei a dose de ataque os 4,8 gramas - 6 comprimidos literalmente não sentir nada que vc relatou, tomei pela manhã nem dor de cabeça eu sentir queria que me ajudasse!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, obrigado por compartilhar o relato. Há pessoas que não sentem qualquer efeito com o piracetam. Consagrou-se até o termo, em inglês, "piracetam non-responders". Recomendo que não automedique-se e consulte um médico para a indicação da melhor terapia para suas necessidades.

      Excluir
  52. Boa Noite, comprei o piracetam de 800mg, gostaria de saber se posso tomar 2 comprimidos 1 vez por dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a posologia deve ser recomendada pelo médico. Para fins informativos, a literatura descreve efeitos nootrópicos numa dosagem de 4,8g/dia, fracionadas ao longo do dia.

      Excluir
  53. Boa noite Matheus!

    A minha maior duvida é se os resultados são apenas sobre o efeito do remedio ou ele vai "curando" o mal aos poucos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erick, em minha experiência, o piracetam produziu alguns efeitos imediatos - mas alguns ganhos foram só perceptíveis com o tempo. Coerentemente, os estudos apontam que o piracetam não produz nenhum benefício à memória de indivíduos saudáveis após uma semana de uso - mas os benefícios são evidenciados após duas. Então, há um característico retardo na resposta ao piracetam. Abraço.

      Excluir
  54. Boa Tarde!

    Estou tomando o Nootropril 800mg desde o dia 30/07/16, ingerindo 2 comprimidos 3x ao dia. Com relação aos efeitos benéficos do Piracetam (que é a parte que realmente me interessa) estou sentindo mudanças, porém muito sutis ainda. Não tive efeitos colaterais preocupantes, a não ser um dia desses que eu tive uma sonolência estranha, mas fora isso, estou gostando de tomar ele. Não é tão caro e pra mim está sendo o melhor no momento, porque não aceitei tomar Ritalina (devido aos efeitos colaterais fortes e também pq ela causa queda de cabelo :( ! Mas espero que minha memória e desempenho cognitivo sejam potencializados com esse medicamento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de atestar que L-teanina deu muito certo e piracetam tbm. Era usuário de Ritalina desde os 8 anos de idade e agora estou com 19. Como vcs podem saber, é bem difícil parar com um remédio como a ritalina com 11 anos de uso. Portanto eu tive mta dificuldade, e o uso de piracetam ciclado com L-TEANINA foi mto benéfico para a retirada da rita. Agora eu uso 1 caixa de piracetam 800mg 2 cp por dia de 4 em 4 horas só nos dias q estudo( junto com 1 capsula de colina 200mg q mandei manipular. Quando a caixa acaba eu passo para a L-TEANINA 2 cps ao dia de 200mg de 4/4 horas junto com um copo de chimarrão ( contém cafeína, teobromina e teofilina, que são estimulantes). e assim hoje eu não tomo mais ritalina e tenho a cognição mto boa.

      Excluir
  55. Matheus.
    Sou enfermeira e estudante de medicina do primeiro ano e estive pesquisando sobre o piracetam e seu post é excelente, me tirouuitas dúvidas.
    Show. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jennifer, muito feliz que o post lhe esclareceu as dúvidas. Obrigado!

      Excluir
  56. Matheus.
    Sou enfermeira e estudante de medicina do primeiro ano e estive pesquisando sobre o piracetam e seu post é excelente, me tirouuitas dúvidas.
    Show. Parabéns

    ResponderExcluir
  57. O parabenizo pela excelente explanação acerca do tema e, sobretudo, pela didática de fácil compreensão - com conteúdo sólido, à luz da ciência - que alcança a todos interessados.

    Ciente da individualidade humana, bem como o correto acompanhamento médico, exalto a equiparação da dose da leticina da soja x xantinon, a exemplo (cloridato de colina: 250mg).

    O equilíbrio de Nootropril 800mg, 2x ao dia, com outra fonte de coline, exceto leticina da soja.

    Abraço, meu broder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, irei brevemente fazer um post sobre as opções de fonte de colina. Elas não possuem a mesma biodisponibilidade. Abraço!

      Excluir
  58. minha experiencia com piracetam e que tomei durante uns 6 meses e conseguir absorver bem as materias do INSS e passei na prova!!!

    ResponderExcluir
  59. OIII COMPREI HOJE O NOOTROPIL , FARMACEUTICA ME INDICO PARA QUE EU TOMASSE 1 COMPRIMIDO POR DIA .
    TOMANDO APENAS 1 EU VOU TER RESULTADO ? DEISDE JÁ OBRIGADA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos estudos utilizou um regime de 4,8 gramas por dia, em doses fracionadas. A prescrição deve ser feita pelo médico, que orientará a posologia mais indicada no seu caso específico.

      Excluir
  60. Matheus, comecei a tomar o nootropil com a lecitina de soja, de manha 1600mg mais 1 g de lecitina e o mesmo a tarde. tem algum outro nootropico que eu posso tomar junto ( que nao necessite de receita) Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima, as vitaminas do complexo B são necessárias para a síntese de acetilcolina, que acredita-se, está envolvida no mecanismo de ação do piracetam. Ainda, o ômega 3 e antioxidantes (como os encontrados no chá-verde, por exemplo) contribuem para a higidez das membranas plasmáticas - outro ponto de ação da farmacodinâmica do piracetam. Isso apenas em campos teóricos e não práticos (não há estudos sobre o uso dessas substâncias junto ao piracetam, até onde eu saiba). De qualquer forma, cabe ao seu médico avaliar e prescrever essas associações.

      Excluir
  61. Eu gostaria de saber se você já experimentou Vimpocentina (Vicog) e, caso afirmativa, já comparou com Piracetam (Nootropil)? Parece que Vimpocentina é mais potente e gera melhor resultado que o Piracetam (além de mais barato).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xdrap, já experimentei a vimpocetina (veja: http://www.cerebroturbinado.com/2015/07/usei-meu-cerebro-como-cobaia-para-7.html). Minha experiência não foi tão boa - mas há relatos positivos a seu respeito. Cientificamente, ela é menos estudada que o piracetam - esse último tem mais estudos demonstrando sua eficiência como nootrópico. Abraço.

      Excluir
  62. Eu estou a usar o Piracetam, 3 comprimidos 400mg três vezes aos dia juntamente com Lecitina de soja,um comprimido 1.000 mg três vezes ao dia,sinto um interesse maior pelos estudos e uma compreensão maior no raciocínio lógico.
    Adelson da Costa Lopes

    ResponderExcluir
  63. Eu estou a usar o Piracetam, 3 comprimidos 400mg três vezes aos dia juntamente com Lecitina de soja,um comprimido 1.000 mg três vezes ao dia,sinto um interesse maior pelos estudos e uma compreensão maior no raciocínio lógico.
    Adelson da Costa Lopes

    ResponderExcluir
  64. Alguém pode explicar por que os medicamentos para aumento da performance mental ou melhoria da memória estão ligados a libido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma teoria: apesar de a libido ter um significado principalmente sexual hoje em dia, para Freud, libido "representa toda a energia psíquica, não apenas a energia sexual". Nootrópicos, muitas vezes, aumentam a energia psíquica (muitos, mas não todos, são estimulantes). Naturalmente, nesses casos, a energia sexual também é aumentada. Isso é especialmente verdade para nootrópicos dopaminérgicos.

      Excluir
  65. eu estou tomando mais me da muita ansiedade e não consigo parar. E quando tomo passo em torno de 3 dias cansada porem sem sono algum .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, comunique ao seu médico a respeito dos efeitos adversos. Não automedique-se. Abraço.

      Excluir
  66. estou tomando o nootropil mais notei muita ansiedade e não consigo dormir a dias e só tomei 1 comprimido de 800 mg por dia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, comunique ao seu médico a respeito dos efeitos adversos. Não automedique-se. Abraço.

      Excluir
  67. OLÁ MATHEUS!!! POSSO TOMAR NOOTROPIL ASSOCIADO COM O BUPROPIONA????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, apenas seu médico pode prescrever essa combinação. Há um estudo que descobriu que o piracetam intensifica o efeito psicoestimulante da metanfetamina. Apesar de ser inegavelmente mais fraco do que a metanfetamina (obviamente), a bupropiona também atua aumentando as concentrações de dopamina e, em menor proporção, noradrenalina no cérebro. Desse modo, seus efeitos estimulantes, talvez, possam ser aumentados pelo piracetam - com, podemos especular, efeitos colaterais como agitação psicomotora, ansiedade e insônia. Cabe ao médico avaliar a interação medicamentosa e se o custo/benefício dessa combinação é favorável. Abraço.

      Excluir
  68. ""Riscos do consumo em excesso
    Carne vermelha é fonte de colina - Foto: Getty Images
    Carne vermelha é fonte de colina
    A quantidade máxima que pode ser ingerida de colina ao dia é 4 gramas e o excesso só ocorre por meio da suplementação. Ingerir colina em excesso pode causar enjoo, náuseas, dores de cabeça e vômitos""

    fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18341-colina-e-aliada-do-cerebro-e-do-figado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ileusis, como tudo na vida, o equilíbrio é importante. A colina não foge a regra. Nem excessivamente, nem deficitariamente. Contudo, a dieta do brasileiro médio não fornece a quantidade de colina necessária para a saúde do corpo (em especial, de órgãos mais dependentes da colina, como o fígado e o cérebro). É uma das deficiências vitamínicas mais comuns (90% dos americanos não consomem a quantidade de colina necessária num dia) e, nesse caso, a suplementação - prescrita e feita sob medida - é recomendada. Mais sobre o tema em: http://www.cerebroturbinado.com/2015/08/o-guia-de-colina-para-calouros-i.html Obrigado por compartilhar.

      Excluir
  69. Gostaria de atestar que L-teanina deu muito certo e piracetam tbm. Era usuário de Ritalina desde os 8 anos de idade e agora estou com 19. Como vcs podem saber, é bem difícil parar com um remédio como a ritalina com 11 anos de uso. Portanto eu tive mta dificuldade, e o uso de piracetam ciclado com L-TEANINA foi mto benéfico para a retirada da rita. Agora eu uso 1 caixa de piracetam 800mg 2 cp por dia de 4 em 4 horas só nos dias q estudo( junto com 1 capsula de colina 200mg q mandei manipular. Quando a caixa acaba eu passo para a L-TEANINA 2 cps ao dia de 200mg de 4/4 horas junto com um copo de chimarrão ( contém cafeína, teobromina e teofilina, que são estimulantes). e assim hoje eu não tomo mais ritalina e tenho a cognição mto boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.H.G.Olivier, muito obrigado por compartilhar a sua história conosco. Fico feliz em saber que foi bem-sucedida a interrupção da Ritalina (metilfenidato). Lembre-se de consultar sempre o médico - o acompanhamento desse profissional é importante. Abraço.

      Excluir
  70. OLA MATHEUS.....TANTAS PERGUNTAS SEM RESPOSTAS, POR FAVOR RESPONDA, SÃO MUITAS PERGUNTAS QUE GOSTARIAMOS DE SABER. SEI QUE VOCÊ NÃO É MEDICO, MAS SABE AS RESPOSTAS ...MUITO OBRIGADA..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, sinto muito pela demora! O curso de Medicina é extremamente puxado e, por conta disso, sobra pouco tempo para cuidar do blog - que é um dos meus grandes prazeres. Mas, antes tarde do que nunca, irei responder aos comentários! Não sei de tudo, mas, até onde eu puder esclarecer, o farei. Grande abraço!

      Excluir
  71. Parabéns pelo excelente texto. 1) Pelo que entendi, se tenho uma prova em 20 dias, melhor começar logo no primeiro dia, tomando 1 comprimido de 800 mg de Piracetam 3 vezes ao dia (ou seja, 3 comprimidos ao dia). É isso mesmo? 2) Uso por quanto e suspende por quanto tempo? 3) Outra coisa: durante esses dias, quanto de Colina tomar por dia? Obrigada se puder me responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Eu não posso fazer orientações pessoais sobre o uso do piracetam. Para fins informativos: 1) há uma publicação que notou benefícios na memória verbal de indivíduos saudáveis que ingeriam piracetam 1,6 gramas, 3 vezes ao dia, após 14 dias de uso. Essa melhoria na memória não foi notada após 7 dias de uso - apontando para uma resposta mais tardia da droga. Mais sobre isso nesse post: http://www.cerebroturbinado.com/2017/01/faq-uso-do-piracetam-como-melhorador.html

      2) Apenas um médico pode orientar acerca da duração do tratamento. Em minha experiência, não usei o piracetam prolongadamente (meses a fio). Há ensaios clínicos, porém, em que a droga foi administrada por até dezoito meses sem toxicidade. Isso sugere a segurança do uso do piracetam em longo-prazo, mas, como eu disse, cabe ao médico avaliar a necessidade/conveniência de uma terapia prolongada

      3) A necessidade diária de colina é 550 mg - alguns autores sugerem que, na verdade, seja em torno de 800 mg por dia. Isso, independente do piracetam. Essa quantidade pode ser obtida pela alimentação. Há especulações de que o piracetam aumente a exigência. A National Academy of Sciences estabelece um limite máximo de tolerância 3500 mg de colina por dia.

      Excluir
  72. Olá pessoal, uso piracetam a mais de 20 anos. Nao uso de forma continua, mas alguns meses por ano. Ele ajuda a melhorar atencao, foco, memoria e ate a disposicao. O bom eh ter junto boa alimentacao, fazer exercicios fisicos aerobicos regularmente. Tambem ajuda tomar junto multivitaminicos, pois eh simples, qdo se acelera o carro ele gasta mais gasolina, com o cerebro, igual, ao acelerar e usar mais, tem que ter mais nutrientes bons para ficar tudo ok.

    Parabens ao post e a todos que escrevem.

    Abs,
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu relato, Leandro. Fiquei impressionado com o seu uso prolongado. Lembre-se de seguir as orientações do seu médico. Caso queira contar mais sobre sua história com o piracetam, converse comigo por: matheuscdcp@gmail.com
      Atenciosamente, Matheus

      Excluir
  73. Comecei com o piracetam ha poucos dias. Meu primeiro uso com nootrópicos. Estou tomando 3 comprimidos por dia (800 mg cada) em um intervalo de 8 horas, 2 ovos com gema por dia e a noite antes de dormir um comprimido de lectina de soja de 1200 mg. Percebi por enquanto, um aumente leve na concentração durante as aula e uma aumento de interesse pelo assuntos. Acho que ainda é pouco pelo que eu espero ao me iniciar nos nootrópicos, porém vou continuar até acabar as 4 caixas que comprei. Espero que os efeitos aumentem nos proximos dias.
    Ate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu relato. Lembre-se de seguir as orientações do seu médico e de não se automedicar. Aguardo mais notícias e desejo sucesso no uso. Atenciosamente, Matheus

      Excluir
  74. Amei esse blog.Muito esclarecedor.Já usei ritalina. Nossa, no meu caso DDA foi horrível, minha ansiedade aumentou muito e fiquei muito nervosa, sem paciência pra nada.Usei o venvance muito bom...Para o meu caso,tive menos ansiedade e fiquei muito social, mas,o valor do produto é muito caro.Uso o nootropil a anos,gosto muito,melhorou minha concentração e um pouco da memória, porém uso apenas 1 comprimido ao dia,talvez eu tenha que a aumentar a dosagem para sentir um efeito mais eficiente.Vou consultar o meu médico e pegar as orientações necessárias. Parabéns pelo blog Mateus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, fico feliz que tenha gostado do blog e também feliz em ler o seu relato. Eu acredito que o Nootropil seja mais seguro do que a Ritalina e o Venvanse - o fator de não ser controlado já diz muito. É interessante saber que, em seu caso, foi eficaz. A propósito, um estudo encontrou que o piracetam, em crianças com TDAH produziu uma melhora dos sintomas em 60% dos pacientes numa dosagem de 70 mg/kg- e, em 43% dos pacientes que usavam 40 mg/kg. Aqui, o estudo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15071842

      Parabéns pela prudência de discutir a questão com seu médico. Depois, conte como foi. Atenciosamente,
      Matheus

      Excluir
  75. Olá Mateus, fiz duas formulas. 500mg de Piracetam + 400mg de Colina - tomei um só dia para observar os efeitos, e senti somente uma pontada na testa em determinada hora (pode ter sido por causa da pratica da yoga e o calor demasiado). Tomei duas capsulas no dia.
    Hj tomei duas capsulas (horas diferentes) de 200mg Teanina + 500mg Rosea + 150mg de Cafeina = senti uma pressão grande na cabeça o dia todo, leves espasmos no olho e pressão no ouvido (que incomodou) e decidi não vou tomar pelos proximos 30 dias.
    Vou dar continuidade no Piracetam + Colina (essa formula está associada).
    De acordo com seus conhecimentos de nootropicos, qual a dosagem aconselhada por dia? Não compreendi se vc faz o uso de 1600mg + 1200mg de (lecitina de soja) por vez ou por dia. 1200mg de lecitina de soja pode ser equivalente a 600mg de Colina (li sobre isso em outro blog)?
    Acho que a dosagem da colina está alta, mas enfim... é o que tem pra hoje.
    Desde já, agradeço a enriquecedora colaboração. E parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscilla, alguns comentários sobre essas associações.

      Primeiro, essa dosagem de piracetam é considerada baixa (a julgar pela bula e os ensaios clínicos, que costumam utilizar no mínimo 2,4 gramas de piracetam por dia). Então, é bem provável que trata-se de uma dosagem segura para um indivíduo médio. Contudo, deve-se observar interações medicamentosas, contraindicações e outras situações personalíssimas que poderiam causar prejuízos com o uso do piracetam. Apenas um médico pode fazer isso.

      Já quanto a colina, a recomendação diária é de 550 mg por dia. Contudo, deve-se analisar qual é a fonte de colina utilizada. Seria mesmo "400 mg de colina" ou seria "400 mg de uma fonte X de colina". Explico: o medicamento Epocler, por exemplo, é uma solução que contém 1 grama de citrato de colina. O citrato de colina fornece cerca de 62% de colina por peso (parte é colina, parte é citrato, percebe?). Então, num flaconete de Epocler, obtém-se a dosagem de 620 mg de colina. Caso seja mesmo 400 mg de clina, então entendo que você utilizou 800 mg de colina num dia. Talvez a dosagem seja um pouco excessiva, somando-se ainda com a colina consumida na dieta. Ainda assim, a National Academy of Sciences estabelece um limite máximo de tolerância 3500 mg de colina por dia.

      Recomendo que não utilize essa combinação sem a avaliação de um médico.

      Quanto à segunda associação que você descreveu, a Rhodiola rosea pode ter atividade estimulante. Associada com a cafeína, clássico estimulante do sistema nervoso central (especialmente para quem tem pouca tolerância), pode causar agitação e outros efeitos colaterais. Os espasmos no olho que você descreve são, provavelmente, "tiques" na pálpebra ou, em termo técnico, blefaroespasmo - que pode ser causado, inclusive, por dopamina em excesso. É plausível de se esperar com tal associação.

      Novamente, recomendo que consulte com um médico, para que ele oriente sobre o uso, levando em contas questões personalíssimas.

      Já sobre a lecitina de soja, não é a fonte de colina com a qual eu suplemento hoje. Eu utilizava 3 cápsulas ao dia (1 cápsula, 3 vezes ao dia). A lecitina contém entre 20 a 22% de fosfatidilcolina. Então numa cápsula de 1000 mg, podemos esperar encontrar mais ou menos 220 mg de fosfatidilcolina. Porém, a colina compõe apenas 15% do peso da fosfatidilcolina. Daí, ao final das contas, teríamos cerca de 33 mg de colina por cápsula - ou 99 mg de colina ao dia. Até contribui para atingirmos a necessidade diária de colina, mas não é muita coisa, não é mesmo?

      Hoje em dia, não uso suplementos de colina - prefiro obtê-la direto da alimentação, especialmente no ovo (a gema do ovo contém lecitina - mas com cerca de 70% de fosfatidilcolina). Isso, independente do uso do piracetam.

      Agradeço o comentário e por enaltecer meu trabalho.
      Atenciosamente,
      Matheus

      Excluir
  76. Estou fazendo uso do Nootropil, só não entendo pq ele me dá tanto sono. Uso 2x ao dia, 3 cápsula de Leticina de soja, alguma sugestão, Matheus?
    Parabéns pelo conteúdo de alto nível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. Agradeço pelos seus parabéns. A respeito do Nootropil + lecitina de soja, eu não posso, infelizmente, fazer sugestões pessoais (isso cabe exclusivamente ao médico). A única sugestão que posso mesmo fazer é que não se automedique e consulte seu médico para obter orientações específicas. Contudo, posso informá-lo de algumas coisas que poderão lhe ajudar. Vamos lá:

      1) Há alguns trabalhos que já notaram que o piracetam é capaz de reduzir a ansiedade. Comparado a um benzodiazepínico (o clorodiazepóxido, da mesma classe do clonazepam, por exemplo), o piracetam teve um "perfil ansiolítico similar", como reporta esse artigo científico:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/95599 . Mas, apesar disso, os autores do mesmo estudo frisaram que o píracetam não produziu sinal algum de sedação (nesse caso, o termo se refere, provavelmente, à diminuição da resposta à estímulos externos ou uma diminuição da consciência). Uma revisão de literatura - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1794001 - também reporta que o piracetam, mesmo em altas doses, não possui atividade sedativa - mas também não possui efeito estimulante. "A droga não possui efeitos sedativo ou estimulante e aparentemente não influencia o comportamento em pessoas normais", reporta uma revisão mais antiga: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3946121.

      2) A hipnose - ou seja, a indução do sono - é obtida quando há uma depressão do sistema nervoso central mais profunda que a sedação. Como o piracetam não é considerado um sedativo, então também não pode ser uma droga hipnótica.

      3) Apesar disso, o piracetam produz mais sonolência que o placebo, embora esse efeito colateral seja descrito como incomum. A bula informa que, num ensaio comparativo, o piracetam produziu sonolência em 0,96% dos casos; contra 0,25% no grupo placebo.

      4) Observe que a lecitina de soja tem efeito estrogênico e alguns estudos sugerem que ela pode interferir com hormônios tireoidianos. Atualmente, eu prefiro obter a minha lecitina direto do consumo de ovos - a gema é mais rica em fosfatidilcolina (fonte de colina) do que a soja ;). A lecitina de soja em excesso (como tudo em excesso) pode fazer mal.

      Em resumo: muitos trabalhos negam que o piracetam seja sedativo (e, de sedativo para hipnótico, é um salto bem grande). Contudo, a bula do Nootropil afirma que o piracetam pode causar sonolência, embora esse efeito colateral seja incomum. No final das contas, o importante é consultar um médico e não se automedicar.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  77. Muito obrigada! Você é top!

    ResponderExcluir
  78. Gostaria da opinião de alguém que tenha TDAH ou saiba algo sobre o assunto de deficit de atenção. A troca da Ritalina por Nootropil para quem tem TDAH é válida? Isso daria algum resultado na parte da concentração para aquelas pessoas que ficam "voando" em sala de aula.Existe problemas futuros para quem usa Ritalina? Alguém me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  79. Matheus,

    Qual a quantidade diária de gema de ovo é suficiente para suprir a necessidade de colina causada pela ingestão do piracetam?
    Outra dúvida, o piracetam pode ser tomado com o stavigille e bacopa?
    Agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
  80. No meu caso se eu quiser aumentar a minha performance somente durante a semana, preciso fazer uso contínuo inclusive nos finais de semana ou posso dar essa parada e tomar somente de segunda à sexta?

    ResponderExcluir
  81. Nossa estou chocada!!!
    Existe um mundo a parte onde pessoas comuns nem imaginam os benefícios que um simples remédio Nootropil pode causar...
    Estou muito cansada ultimamente, sem energia, sem foco, desmotivada e a procrastinação tem dominado meu ser...
    Já tomo Welbuttin e Lamitor diariamente (depressão ��) a anos...minha psiquiatra já mudou medicamentos, doses e a baixa energia e desconcentração me irrita, mais não consigo me sentir assim para baixo e sem motivação, essa não sou eu...
    Ontem comprei Cognitus e Arcalion...
    Mais depois de ler esse Blog, a vida clareou...
    Vou comprar Nootropil e vou verificar com minha psiquiatra sobre a troca dos medicamentos...
    Pois tudo o que relato na depressão são as mesmas causas do qual os nootropicos tratam...
    E também fiquei muito interessada em comprar Rhodiola Rósea, pois a bula fala em bem estar, energia física e mental...

    Se não morrer com a inclusão de Nootropil + Rhodiola Rósea + Arcalion e Cognutos...volto para contar minha experiência...rsrsr...
    Qquer coisa se existir Matheus, outra indicação de nootropicos para meu caso me fale...
    Ainda bem que está fazendo medicina pq esses médicos não querem prescrever medicamentos assim e com uma visão moderna vc fará a diferença como já faz...
    Obrigada...
    Vc é a luz no fundo do túnel para muitas pessoas...
    Orgulhosa de vc!!!



    ResponderExcluir
  82. Muito bacana o blog, como existem vários relatos de dosagens diferentes de piracetam+colina, vou começar a tomar 1600mg de piracetam e 600mg de colina dia (800mg de piracetam com 300mg de colina pela manha e a mesma dosagem a noite, ¨to estudando pra concurso¨ depois de 15 dias eu posto o resultado.
    03/03/2017

    ResponderExcluir
  83. Matheus, parabéns pelo melhor blog sobre nootropicos do Brasil. Realmente, seus posts ajudam muita gente.
    Queria tirar uma dúvida: L-teanina interage com o piracetam? Tem problema em fazer o uso conciliado dos dois (l-teanina para dormir e piracetam durante o dia)??
    Obrigada

    ResponderExcluir
  84. Ola Matheus e amigos , minha experiência é a seguinte.
    Tenho 51 anos de tempos para cá estive notando uma falha medonha em me concentrar , ler um livro inteiro , lembrar o nome das pessoas que acabava de conhecer entre tantas outras.
    Na minha opinião tenho quase certo que tenho TDAH , tudo me leva a isso ,uma mosca me tirava de um assunto sério, não terminava nada que começava , desatento com coisas banais, esquecia onde estavam as coisas, não deixava ninguem terminar sua fala, enfim um zé ruela.
    Faço faculdade de história EAD , e requer um pouco mais de disciplina , foi ai que me vi na berlinda em por onde levar isso á serio ?
    Resumindo , minha psiquiatra me receitou Escitalopran (deve ser isso ) , 20 mg para ansiedade mas nada de resolver o FOCO.
    Pois bem tentando resolver sozinho essa parada fui lendo o que caia nas mãos e encontrei seu blog que esta me ajudando.
    Vamos lá , nunca escrevi tanto na vida ( como esse texto que voçe lê) , mas escrevo com coerência ( eu acho ) , e mais fluidez .
    Meu dia esta mais produtivo , vi que a disposição muda também com Piracetam pois o que é prioridade passa a ser prioridade , e o resto vem depois além de sentir mais calma porém acelerado sem ansiedade , é estranho isso mas ta rolando uma sintonia legal.
    Leio melhor assimilo o que vejo , converso melhor e SHAZAM !!!!! não decoro , estou podendo usar o senso crítico !!!!!!!!!!
    Chega né.Tomei dois Piracetam de 800 depois do café e um depois das tres da tarde , fiquei muuuiiiiito bem , mas com dor de cabeça, resolvi tomar tres logo de manhã , ai o bicho pegou.
    Minha pergunta é se no proximo lote posso tomar tres regularmente pois em matéria de estudar e foco acho que estou chegando no objetivo.
    Tomo todos os dias , não tenho insonia , durmo igual criança e no mais so a ansiedade é incomoda um pouco.
    Desculpe pelo texto longo , efeito colateral.
    Abraços e obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  85. Conheci Piracetam por causa de labirintite aos 38 anos. Confesso, que além de me curar do mal (a longo prazo, 8 meses de tratamento), tive sim, melhoras de memória e clareza de pensamento. Porém não associei ao medicamento. Meu médico, além de acertar em cheio, me garantiu que não ficaria dependente como muitos, no caso de labirintite. Recomendo para quem tem esse mal, haja vista não ser ocasionado por outros males, lógico.

    ResponderExcluir
  86. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  87. ola boa noite eu comprei nootropil faz alguns dias
    queria saber se funciona essa mistura de piracetam + colina?
    estudo para concurso e preciso aprimorar mais meus conhecimentos.
    E queria saber se colina consigo compra sem receita medica?
    obrigado fico no aguardo de informações.

    ResponderExcluir
  88. Olá minha filha está tomando Nootron de 400mg duas vezes ao dia,o médico dela receitou por 2 meses mas gostaria de saber será que ela vai ter que tomar sempre,não gostaria que ela ficasse dependente desse remédio,ela é muito nova tem 11 anos e 9 meses quase 12,ela é boa aluna mas como mudou de etapa de escola está com muita dificuldade por isso levei ela no médico e ai ele receitou esse medicamento,vai começar as provas em breve vamos ver se vai dar resultado estou bem confiante, mas não quero ela dependente essa é minha única preocupação.

    ResponderExcluir
  89. Olá minha filha está tomando Nootron de 400mg duas vezes ao dia,o médico dela receitou por 2 meses mas gostaria de saber será que ela vai ter que tomar sempre,não gostaria que ela ficasse dependente desse remédio,ela é muito nova tem 11 anos e 9 meses quase 12,ela é boa aluna mas como mudou de etapa de escola está com muita dificuldade por isso levei ela no médico e ai ele receitou esse medicamento,vai começar as provas em breve vamos ver se vai dar resultado estou bem confiante, mas não quero ela dependente essa é minha única preocupação.

    ResponderExcluir
  90. Onde posso encontrar pra comprar o Noopept, e devo utilizado com algum outro composto?

    ResponderExcluir
  91. Boa noite, Matheus!!
    Muito boa a sua explicação. Tenho compartilhado essa sua página com várias pessoas.
    Sei que vc não pode receitar mas queria que me tirasse uma duvida.
    Tenho um filho autista de 8 anos. Ele não tem comprometimento cognitivo- acompanha a turma no colégio relativamente bem - mas tem comprometimento na fala e é bastante agitado ( não tem Tdah). Ele faz uso de Fluoxetina e há um mês iniciei o Nootropil ( 1 comprimido de 800, 1 vez ao dia)
    Hoje soube que o ideal seria 2 comprimidos ao dia- um pela manhã e outro à noite)
    Você tem experiências com crianças autistas usando Nootropil? O que vc acha de aumentar a dose?
    Parabéns pelo site!!
    Obrigada!!!
    Livia.

    ResponderExcluir
  92. E depois da prova pode se parar de toma-lo abruptamente? não há nenhum efeito de abstinencia se parar de tomar de repente ? obrigada

    ResponderExcluir
  93. olá! Estou tomando piracetam 3 vezes ao dia de 800 mg. Comecei com 1 comprimido de 800mg e fui aumentando até chegar os 4,8g(juntamente com fonte de colina, ovos). A princípio, nesses duas semanas não notei nenhuma mudança em relação ao aumento de concentração e memória e clareza mental, apenas uma sonolência diurna muito grande.Será que a sonolência é devido ao uso conjunto de oxalato de escilatopram( que já tomava antes) e o piracetam?
    Desde já agradeço a clareza das informações do blog e sua atenção.

    ResponderExcluir
  94. Olá, Matheus. Quando da sua pesquisa, vc chegou a ler isto? Qual sua opinião?
    https://selfhacked.com/blog/why-i-dont-supplement-with-piracetam/

    ResponderExcluir
  95. Teste, só testando se os comentários não são totalmente forjados....

    ResponderExcluir
  96. Já uso piracetam desde a década de 80
    Podem tomar várias cxs de pirecetam que ele não tem nenhuma toxidade. Para o mal de azhmeir é necessário tomar 15 comprimidos por dia tornando a medicação muito cara, mas faz efeito.Obrigado

    ResponderExcluir
  97. Se vc quiser ser aprovado em todas as entrevistas de emprego eis o pulo do gato: tome nootropil com cinarizina ou dois comprimidos 25 mg de stugeron.o entrevistador vai ficar impressionado com a sua fluência verbal. O emprego é seu. Não tem erro.Obrigado.

    ResponderExcluir